Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Modalidades

HISTÓRICO: CRAQUE DO BENFICA VOLTA A BRILHAR NO PANORAMA INTERNACIONAL

Atleta imparável ao mais alto nível

Glorioso 1904
Glorioso 1904

23 Jul 2023 | 15:01 |

Icon Comentário0

O nadador português Diogo Ribeiro, de 18 anos, alcançou este domingo a final dos 50 metros mariposa do campeonato do Mundo de Fukuoka, no Japão, com o sétimo melhor tempo nas meias-finais da distância.


O atleta tornou-se, assim, no terceiro português de sempre a alcançar uma final individual num Campeonato do Mundo de natação.


O  sprinter do Benfica, que surgia em 8.º da start list, alcançou este feito histórico com um tempo de 23,04 segundos, melhor do que nas eliminatórias anteriores.


Por sua vez, o francês Maxime Grousset, vice-campeão da Europa, voltou a dominar, como tinha feito nas eliminatórias, e marcou 22,72 segundos, o melhor tempo das semi-finais.

A prova, que decorreu às 12h27 de Portugal, marcou a estreia de Diogo Ribeiro num Mundial da categoria sénior, isto após em setembro de 2022 ter brilhado no Campeonato do Mundo júnior de Lima com três medalhas de ouro (50 livres, 100 mariposa).


No Peru, o atleta também venceu  a prova de 50 metros mariposa, na qual se tornou recordista do escalão com 22,96s. Marca que se mantém como recorde nacional absoluto.

Agora, o atleta do Glorioso estreou-se em Mundiais sénior e consegue logo um feito histórico, uma rara presença numa final de Mundial, depois de já ter conseguido outro nos Europeus de Roma em 2022.

A final está marcada para amanhã, dia 24 de julho, às 12h46 de Portugal Continental.

  • Confira aqui a publicação:

https://twitter.com/CabineSport/status/1683082549763997696?s=20


Modalidades

Oficial! Rui Costa renova com um dos maiores prodígios do Benfica até 2030

Clube vermelho e branco voltou a apostar forte e garantiu a continuidade de um dos jovens talentos que mais tem dado nas vistas

Miguel Mendes, jovem andebolista da equipa masculina do Benfica, renovou o seu contrato com o Glorioso até 2030; Rui Costa sela acordo
Miguel Mendes, jovem andebolista da equipa masculina do Benfica, renovou o seu contrato com o Glorioso até 2030; Rui Costa sela acordo

25 Jun 2026 | 17:34 |

Icon Comentário0

O Benfica recorreu às redes sociais para anunciar a extensão da ligação com Miguel Mendes, lateral esquerdo da equipa de andebol do Benfica. A oficialização aconteceu nesta quarta-feira, com o atleta a prolongar o seu vínculo com o Clube até 2030.


M. Mendes: "É um sentimento único"


"É um sentimento único. Desde jovem que sonhei ser jogador deste clube, e hoje atingi este nível. Estou preparado e muito feliz. Vai ser a época em que vou mostrar a toda a gente o porquê de terem acreditado em mim. Acho que é isso o mais importante", começou por dizer, citado pelos meios do Clube da Luz.


O jovem atleta de 18 anos garantiu que está disposto e a jogar em qualquer posição. "Posso atuar como lateral ou central, mas estou disponível para ajudar onde for necessário. O mais importante para mim é estar em campo. Seja numa dessas posições, na ponta ou até na baliza, se for para representar o Benfica, estarei sempre feliz", acrescentou.

Chegado à Luz na época 2022/23 oriundo do Almada AC, o internacional jovem português conquistou o Campeonato Nacional Sub-18 no seu ano desportivo de estreia pela formação vermelha e branca, bem como os Campeonatos Distritais Sub-16 e Sub-20.


Apesar de se encontrar numa fase inicial da carreira, Miguel Mendes tem convivido de forma regular com a equipa principal do Benfica, por quem realizou a estreia a nível sénior em 2023/2024 (27 jogos em todas as competições). Evoluiu com insistência e fará parte do plantel em 2026/2027, agora orientado por Anders Hallberg - substituindo Jota González.

Veja o anúncio das águias:


Modalidades

Homem-forte do Benfica garante: "Clube não será um cemitério de treinadores comigo"

Figura respeitada do universo encarnado abordou recentes mudanças, explicando as decisões tomadas nos bastidores e deixou uma mensagem clara

Tomás Barroso, vice-presidente do Benfica para as modalidades e antigo jogador de basquetebol do Clube, garante que, com ele, águias não serão um "cemitério"
Tomás Barroso, vice-presidente do Benfica para as modalidades e antigo jogador de basquetebol do Clube, garante que, com ele, águias não serão um "cemitério"

25 Jun 2026 | 15:28 |

Icon Comentário0

O vice-presidente do Benfica para as modalidades, Tomás Barroso, fez um balanço da temporada 2025/26 e aproveitou para explicar as mudanças promovidas em várias equipas do clube, nomeadamente as saídas de treinadores como Marcel Matz, Jota González e Paulinho Roxo. O antigo capitão da equipa de basquetebol das águias deixou uma declaração que rapidamente chamou a atenção dos adeptos encarnados.


T. Barroso: "O Benfica não será um cemitério de treinadores comigo"


"O Benfica não será um cemitério de treinadores comigo. Quando decidimos e quando preparamos uma época, preparamo-la em conjunto e as decisões são partilhadas. Portanto, a responsabilidade também tem de ser partilhada", afirmou, em entrevista à BTV.


O dirigente fez questão de sublinhar que os resultados não podem recair exclusivamente sobre os treinadores, defendendo uma cultura de responsabilidade coletiva dentro das modalidades do Clube. "Um treinador é responsável, sim. Eu sou o responsável máximo e assumirei sempre essa responsabilidade. Mas a estrutura também. E isto é um alerta para todas as estruturas das modalidades: a estrutura também será responsabilizada", garantiu.

T. Barroso: "Pude partilhar com ele as minhas preocupações relativamente às modalidades"


O responsável pelas modalidades revelou ainda que esta reflexão já vinha de trás, recordando as conversas mantidas com Rui Costa quando aceitou assumir o cargo após as eleições de outubro de 2025.  "Quando recebi o convite do presidente Rui Costa para assumir estas funções, deixei muito claro e pude partilhar com ele as minhas preocupações relativamente às modalidades, nomeadamente aquilo que alguns ciclos, não só de treinadores, mas também de atletas e de equipas, poderiam impactar de forma negativa nos resultados das fases finais de época", recordou.

Tomás Barroso foi atleta do basquetebol do Benfica durante 13 temporadas (2010-11, nesta esteve emprestado ao Ginásio Figueirense, até 2022/2023). Com a águia ao peito, o antigo base conquistou sete Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e cinco Supertaças.


Modalidades

Com conquistas e derrotas à mistura, Rui Costa faz razia nos treinadores do Benfica

Presidente do Clube encarnado está a encerrar vários ciclos na Luz e quer trazer novas energias para as equipas das águias com o objetivo de vencer mais

Rui Costa já se despediu de sete treinadores das modalidades do Benfica e vai fazer revolução no Clube
Rui Costa já se despediu de sete treinadores das modalidades do Benfica e vai fazer revolução no Clube

25 Jun 2026 | 13:42 |

Icon Comentário0

Rui Costa está a promover uma autêntica razia nas modalidades do Benfica. São poucos os treinadores que continuam nos seus cargos. O objetivo é tornar o Clube encarnado a equipa portuguesa mais bem-sucedida nas modalidades e almejar conquistas europeias e internacionais.


As continuidades são reduzidas. No setor masculino, Edu Castro (Hóquei em patins) e Cassiano Klein (Futsal) deverão manter-se à frente dos respetivos plantéis, fruto da boa época que têm feito, pois o primeiro foi campeão nacional e o segundo está na final do playoff.


Em contrapartida, registam-se as saídas de Norberto Alves (Basquetebol), Jota González (Andebol) e Marcel Matz (Voleibol). Deste trio apenas Norberto conquistou um título - a Supertaça. O Benfica já anunciou as chegadas do sueco Anders Hallberg para o andebol e do grego Sakis Psarras para o voleibol.


No setor feminino, as saídas são mais paradoxais, dado que muitos dos técnicos tiveram época de sucesso, mas não terão continuidade, como são os casos dos campeões nacionais Eugénio Rodrigues (Basquetebol) e Paulinho Roxo (Futsal). 

Henrique Furtado (Voleibol), que ganhou a Supertaça, já saiu, e Luís Monteiro (Andebol), que foi campeão, venceu a Taça de Portugal e a Supertaça, também não deverá continuar por razões que têm a ver com a vida pessoal. Apenas Paulo Almeida (Hóquei em patins), que tem vencido tudo o que há para ganhar ao nível interno e foi finalista da Champions, deverá manter-se à frente da equipa em 2026/27.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Craque despede-se do Benfica e mensagem emociona adeptos: "Não consegui dar mais"
Modalidades

Oficial! Craque despede-se do Benfica e mensagem emociona adeptos: "Não consegui dar mais"

25 Jun 2026 | 11:40

Icon Comentário0
Benfica vence Porto em final de loucos e sagra-se campeão nacional no último minuto
Modalidades

Benfica vence Porto em final de loucos e sagra-se campeão nacional no último minuto

25 Jun 2026 | 13:08

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa prepara limpeza no Benfica; Ex Sporting de saída
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa prepara limpeza no Benfica; Ex Sporting de saída

24 Jun 2026 | 15:25

Icon Comentário0