Futebol
Rui Duarte faz revelação surpreendente sobre central do Benfica: "Pensava que ia para o Nápoles"
20 Jun 2026 | 12:45
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
11 Ago 2023 | 10:08 |
Pouca serenidade em duelo de titãs
O Benfica venceu o Porto por 2-0 na passada quarta-feira, dia 9 de agosto, conquistando a Supertaça Cândido de Oliveira e permitindo assim ao Clube da Luz igualar o registo do Sporting com nove troféus conquistados nesta prova. Contudo, foi Luís Godinho a figura principal de um encontro, que teve 12 cartões amarelos e terminou com imagens pouco abonatórias ao futebol em Portugal.
Ainda assim, Tiago Godinho, comentador do Glorioso 1904, não tem receios em admitr que, perante as alternativas disponíveis, a nomeação do árbitro foi a decisão mais acertada: “Entre Luis Godinho ou Artur Soares Dias / Fabio Verissimo, Luís Godinho foi a melhor opção”.
O juiz da Associação de Futebol de Évora arbitrou pela segunda vez um encontro da Supertaça, tendo em 2018 dirigido o embate entre o Porto e o Desportivo das Aves, que os portistas venceram por 3-1, também em Aveiro.
De realçar que, o juiz de 37 anos, internacional desde 2017, dirigiu pela terceira vez na carreira um jogo entre águias e dragões, depois de ter arbitrado dois Clássicos para a Liga. Em 2020/21, dirigiu um embate no Estádio do Dragão, que terminou com um empate 1-1, seguindo-se o triunfo do Porto por 1-0 no Estádio da Luz, em 2021/22.
Cartões condicionaram o jogo
Desta feita, com sete cartões amarelos mostrados em apenas 45 minutos, o critério disciplinar adotado pelo árbitro acabou por ser demasiado apertado, não contribuiundo para um jogo sereno. Aliás, aos 14 e 28 minutos, mal aconselhado pelo auxiliar Paulo Soares, Luís Godinho mostrou amarelos injustos a Ristić e Namaso.
“Foi relativamente excessivo, depois sentiu dificuldades em manter o mesmo criterio”, fez questão de frisar o conhecido Benfiquista.
De facto, chegou a demonstrar alguma insegurança e prejudicou de forma clara a gestão do jogo. Luís Godinho acabaria por apostar num abordagem mais larga relativamente à marcação de faltas, procurando aumentar o tempo útil de jogo na segunda-parte da partida.
Ainda assim, somaram-se os problemas para o juiz do encontro, que teve Paulo Soares e Pedro Ribeiro como assistentes e Fábio Veríssimo no papel de quarto árbitro. Por exemplo, aos 81 minutos, verificou-se uma entrada antidesportiva de Pepe sobre Rafa, merecedora de cartão amarelo, que seria o segundo e expulsão, acirrando ainda mais o clima.
Para Tiago Gofinho, este foi um dos momentos mais cruciais do jogo e que podia ter influenciado significativamente o resultado. “Nessa situação é evidente pela perigosidade da jogada e pela pouca intenção de Pepe jogar a bola. Pepe começou, a partir do segundo golo, a perder a cabeça”, refere o comentador do Glorioso 1904.
Por outro lado, o videoárbitro (VAR) João Pinheiro e os assistentes (AVAR) Fábio Melo e Luciano Maia tiveram uma prestação interessante num embate de elevado grau de dificuldade, impedindo uma exibição ainda mais polémica de Luís Godinho, aspeto que Tiago Godinho faz questão de destacar.
“Mais que a ação disciplinar, existem dois lances que Luis Godinho deve ao VAR não ter tido influência no resultado, primeiro ao não expulsar Pepe na evidente agressão a Jurásek e depois ao validar o golo do Porto”, assinala o adepto encarnado.
Foi graças à intervenção imediata do video árbitro que Pepe acabaria por ser expulso aos 88 minutos, quando propositadamente, com o joelho, atingiu Jurásek nas costas.
Posteriormente, Galeno teve um espantoso remate aos 92 minutos, colocando a bola no ângulo superior da baliza de Vlachodimos. No entanto, Gonçalo Borges dominou a bola com o braço direito no início da jogada, sendo o golo corretamente anulado com boa intervenção do video árbitro.
Sérgio Conceição
Por fim, a Supertaça Cândido de Oliveira disputada entre encarnados e dragões teve um momento inédito em Portugal. Sérgio Conceição viu o cartão vermelho após protestos, mas recusou-se a sair do banco. Linguagem e comportamentos incorretos justificaram a expulsão do treinador que, ao não acatar de imediato a expulsão, agravou a situação e os possíveis castigos.
“É uma situação lamentável. Sérgio Conceição, que é bom treinador, perde todo o seu valor com estes episódios recorrentes, que infelizmente são também comuns em alguns dos jogadores por si treinados, entre os quais Pepe. Mais grave ainda, estas situações ocorrem com o beneplácito dos órgãos disciplinares da Liga e FPF”, rematou Tiago Godinho.
No final, para infelicidade dos Benfiquistas, retirou-se a importância devida à vitória dos encarnados frente ao emblema portuense, naquela que foi apenas a segunda vez que os Campeões Nacionais superaram os dragões na finalíssima. Desde 1985, há 38 anos, que as águias não venciam o Porto em decisões da Supertaça.
Jovem defesa português tem sido associado ao clube merengue, agora orientado por José Mourinho, e Rui Costa já tomou uma posição
21 Jun 2026 | 03:00 |
Apesar do interesse do Real Madrid, o Benfica não vai abdicar de Tomás Araújo, sabe o Glorioso 1904. O clube espanhol está atento ao jovem central, mas Rui Costa não quer dizer adeus a uma das maiores figuras do plantel encarnado.
José Mourinho conhece bem o internacional português dos tempos em que orientou o Benfica e continua a ser um admirador das qualidades do central encarnado. No entanto, de acordo com o nosso Jornal, a estrutura da Luz não equaciona abrir mão do central, que é visto como uma das principais referências do presente e do futuro do Clube.
Outra razão para esta tomada de posição é o facto de o Benfica estar fragilizado no eixo da defesa. Com as saídas de Nicolás Otamendi e Gonçalo Oliveira, e a imaturidade de Joshua Wynder, Rui Costa e Marco Silva querem reforçar a defesa em vez de ficarem mais desfalcados.
Aos 24 anos, Tomás Araújo atravessa um dos melhores momentos da carreira e encontra-se atualmente nos Estados Unidos, onde representa Portugal no Mundial. A competição poderá servir para consolidar o seu estatuto dentro e fora das águias.
Na última temporada, ao serviço do Benfica, Tomás Araújo — avaliado em 30 milhões de euros — realizou 39 partidas oficiais: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Liga Portugal Meu Super. Nos 2.795 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa registou um golo e duas assistências.
Antigo lateral das águias está muito perto de dar novo passo na carreira, depois de avançar decisivamente nas negociações com um emblema europeu
20 Jun 2026 | 16:24 |
Álex Grimaldo deu um passo importante rumo a uma nova mudança na carreira. O lateral-esquerdo chegou a acordo total com o Atlético de Madrid, no que toca aos termos pessoais, avançando assim para uma fase decisiva do processo de transferência.
Segundo Fabrizio Romano, o internacional espanhol já deu luz verde ao projeto do clube colchonero, ficando agora apenas a faltar entendimento entre o Atlético de Madrid e o Bayer Leverkusen, onde o jogador tem sido uma das principais figuras desde a sua chegada a custo zero.
O emblema espanhol está neste momento em negociações diretas com o clube alemão, tentando chegar a um acordo final para assegurar o regresso do lateral à La Liga. A operação ainda não está fechada, mas o cenário é considerado muito positivo pelos envolvidos.
A vontade do jogador pode ser determinante para desbloquear o negócio, especialmente tendo em conta o projeto desportivo apresentado pelo Atlético de Madrid, que agrada ao internacional espanhol e acelera o processo de decisão. Vale lembrar que o lateral foi associado ao Barcelona, Juventus e Milan.
Recorde-se que Grimaldo representou o Benfica entre 2016 e 2023, deixando uma marca importante na Luz antes de se transferir para o Bayer Leverkusen. No Atlético de Madrid já brilhou outro ex Benfica de referência, o guarda-redes Jan Oblak, que se tornou uma das figuras do clube espanhol.
Depois de garantir ex futebolista das águias, clube turco continua a movimentar-se no mercado e pode voltar a recorrer ao talento com passagem pela Luz
20 Jun 2026 | 15:23 |
O Galatasaray continua muito ativo no mercado e, depois de oficializar a chegada de Jéssica Silva, o clube turco não quer abrandar o ritmo e já aponta a mais um reforço com ligação ao Benfica, e trata-se de mais uma opção de ataque.
Segundo informações avançadas pelo jornalista Can Bedel, o emblema de Istambul está em conversações para garantir a contratação de Cristina Martín-Prieto, avançada espanhola de 33 anos que terminou a última temporada ao serviço do Benfica.
A internacional espanhola soma experiência no futebol europeu e surge agora como uma das opções em cima da mesa para reforçar o ataque do Galatasaray, que pretende aumentar a competitividade do plantel para a próxima época.
Depois da chegada de Jéssica Silva, o projeto do clube turco parece ganhar nova dimensão, com a direção a olhar para jogadoras experientes e com provas dadas em grandes palcos, como forma de elevar o nível da equipa.
As negociações ainda decorrem e não há acordo fechado, mas o interesse é concreto e a avançada do Benfica está bem posicionada no radar do clube, que continua ativo na construção do plantel para a nova temporada. A contratação pode também acontecer pelo facto de Martín-Prieto não ter sido opção recorrente de Ivan Baptista. Em 2025/2026, a avançada marcou apenas cinco golos em 28 jogos.
Veja a publicação:
Rui Duarte faz revelação surpreendente sobre central do Benfica: "Pensava que ia para o Nápoles"
20 Jun 2026 | 12:45
Lateral do Benfica continua a fazer mexer em Itália e há negociações em curso
20 Jun 2026 | 13:21
Técnico que passou pelo Braga encantado com reforço do Benfica: "Gabriel Índio é um bicho"
20 Jun 2026 | 11:56