Futebol
Oficial! Mourinho 'ignora' Benfica e leva Bernardo Silva para o Real Madrid
17 Jun 2026 | 12:43
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jun 2023 | 12:29 |
E se na próxima época o Benfica voltasse a ter dois campeões do mundo no seu plantel? A possibilidade, embora remota, é real.
Além de Nico Otamendi, os encarnados ainda não perderam a esperança de poder juntar-lhe a presença de Angel Di María, um dos jogadores que no Mundial do Catar foi determinante para o sucesso da Argentina. Seria o regresso à Luz de um jogador querido pelos adeptos e que deixou boas recordações, depois de três épocas (2007 a 2010) com o manto sagrado.
O extremo argentino confirmou recentemente que está de saída da Juventus e, apesar dos 35 anos de idade, ofertas não lhe faltam. Desde logo do Médio Oriente, futebol que ainda assim não o seduz, mas também dos EUA, nomeadamente do Inter Miami, o novo emblema de Leo Messi.
Mas o Glorioso tem alguns pontos que jogam a seu favor. Primeiramente, o facto do jogador pretender continuar a atuar na Europa.
Outro pormenor favorável às águias é a boa relação que Rui Costa mantém com o atleta. Foi público, por exemplo, que na temporada passada, antes de Di María se comprometer com os italianos, o presidente do Benfica informou-se sobre a situação do argentino, algo que agora se repetiu.
No Cube da Luz, "El Fideo" preencheria um dos setores que Schmidt pretende ver reforçado - médio ofensivo - entrando para a concorrência com João Mário, Neres ou até Rafa. Mas para isso, Di María sabe que tem de baixar consideravelmente a folha salarial, uma vez que o Campeão Nacional não conseguirá acompanhar ofertas de emblemas mais poderosos financeiramente.
Di María – avaliado em 8 milhões de euros – contou com 40 jogos, oito golos e sete assistências, esta temporada pelos italianos. Pelo Glorioso alinhou em 124 jogos, apontando 15 tentos de águia ao peito.
Jogador das águias está na lista de possíveis contratações do Milan após chegada do português para o cargo de treinador principal
17 Jun 2026 | 17:36 |
António Silva continua a despertar interesse além-fronteiras e surge agora associado ao AC Milan, que estará a preparar uma profunda remodelação do plantel para a temporada 2026/27 sob o comando de Ruben Amorim, recém contratado pela equipa italiana.
Segundo avança o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o treinador português já terá identificado vários alvos para reforçar a equipa rossonera e o nome do defesa-central do Benfica integra a lista de jogadores que merecem especial atenção por parte da estrutura milanesa.
Ainda assim, António Silva não surge como a principal prioridade para o eixo defensivo. A mesma publicação refere que Gonçalo Inácio, do Sporting, é atualmente o alvo preferencial de Ruben Amorim para reforçar o centro da defesa, fruto do conhecimento profundo que o técnico tem das qualidades do internacional português.
Apesar disso, o central encarnado continua a ser visto como uma alternativa de elevado nível. António Silva mantém contrato com o Benfica até junho de 2027 e continua protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros. Paralelamente, os responsáveis encarnados permanecem empenhados em prolongar o vínculo do jogador, embora ainda não exista um acordo definitivo entre as partes.
A eventual investida do AC Milan surge numa altura em que o futuro do internacional português continua a ser um dos temas mais acompanhados no mercado. Aos 22 anos, António Silva mantém estatuto de uma das principais referências da formação benfiquista e continua a ser visto como um dos ativos mais valiosos do plantel.
Além do defesa do Benfica, Ruben Amorim também terá sinalizado outros jogadores portugueses para reforçar os rossoneri. Entre eles encontram-se Gonçalo Inácio e Francisco Trincão, ambos do Sporting, bem como Gonçalo Ramos, avançado formado no Benfica que atualmente representa o PSG. Enquanto isso, António Silva continua focado na preparação da nova temporada ao serviço do Benfica, aguardando também desenvolvimentos relativamente à proposta de renovação que lhe foi apresentada pela SAD encarnada.
Clube suíço ficou na segunda posição do campeonato local e está no caminho das águias para alcançar a fase final da competição
17 Jun 2026 | 16:25 |
O Benfica já conhece o adversário que irá defrontar na segunda pré-eliminatória da Liga Europa. O sorteio realizado esta quarta-feira ditou um duelo frente ao St. Gallen, da Suíça, com a primeira mão agendada para 23 de julho, em solo helvético, e a segunda marcada para 30 de julho, no Estádio da Luz.
Vice-campeão suíço na última temporada, o St. Gallen terminou o campeonato a 14 pontos do campeão FC Thun. Apesar de não ser um dos emblemas mais mediáticos do futebol europeu, trata-se de um clube histórico, fundado a 19 de abril de 1879, sendo o mais antigo ainda em atividade na Suíça e um dos mais antigos de toda a Europa. No seu palmarés constam dois títulos de campeão suíço, conquistados nas épocas 1902/03 e 1999/2000, além de duas Taças da Suíça, uma Taça da Liga e quatro conquistas da segunda divisão do país.
A equipa é orientada pelo treinador alemão Enrico Maaben, que assumiu funções no verão de 2024. O plantel apresenta um perfil internacional e conta com alguns nomes em destaque, entre os quais o guarda-redes ganês Lawrence Ati Zigi, o médio espanhol Jordi Quintillà e o jovem avançado suíço Alessandro Vogt, de 21 anos, que terminou o último campeonato como segundo melhor marcador da prova, com 15 golos.
Nas competições europeias, o momento mais marcante da história do St. Gallen aconteceu na Taça UEFA de 2000/01. Depois de perder por 1-0 em Inglaterra, a formação suíça surpreendeu ao eliminar o Chelsea graças a uma vitória por 2-0 na segunda mão, protagonizando uma das maiores façanhas do clube a nível continental.
No que diz respeito a confrontos com equipas portuguesas, existe apenas um antecedente. Em dezembro de 2024, o St. Gallen recebeu o Vitória de Guimarães na fase de liga da UEFA Conference League e acabou derrotado por 4-1. O clube suíço disputa os seus encontros no Kybunpark, também conhecido como AFG Arena, recinto com capacidade para 20.660 espectadores.
Veja a celebração do St. Gallen pelo título da Taça da temporada 2025/26:
Jogador terá oportunidade de mostrar ao treinador durante a pré-época que tem condições de brigar por uma vaga no plantel encarnado
17 Jun 2026 | 14:03 |
Tiago Gouveia quer aproveitar a pré-temporada para se afirmar no plantel do Benfica e garantir um lugar na equipa principal. A mudança no comando técnico, com a saída de José Mourinho e a chegada de Marco Silva, reabriu a porta ao extremo de 24 anos, que também pode atuar como lateral-direito.
O jogador, que numa fase inicial não contava para os planos de José Mourinho, entra agora numa nova avaliação por parte da estrutura técnica. Marco Silva pretende analisar todo o grupo durante o estágio no Seixal, e Tiago Gouveia será um dos jogadores sob observação direta.
O novo treinador conhece bem o perfil do extremo, tendo chegado a ponderar a sua contratação para o Fulham, cenário que acabou por não se concretizar. Esse fator alimenta a esperança do jogador em relançar a carreira na Luz. Recorde-se que Tiago Gouveia foi uma das peças utilizadas com maior regularidade na época 2023/24, sob o comando de Roger Schmidt, somando 26 jogos e assumindo um papel relevante no plantel. Esta poderá mesmo ser uma oportunidade decisiva, tendo em conta que tem contrato válido até 2028.
Na última temporada, o empréstimo ao Nice ficou aquém das expectativas. O extremo participou em 25 encontros, apenas 11 como titular, e marcou dois golos, ambos diante do Go Ahead Eagles, na Liga Europa. O clube francês acabou por não acionar a cláusula de compra fixada nos oito milhões de euros.
A concorrência no plantel encarnado é elevada. Gianluca Prestianni e Dodi Lukébakio partem na frente para o lado direito do ataque, embora a eventual saída do internacional belga não esteja descartada. Já na lateral-direita, Tiago Gouveia terá de competir com Amar Dedić, Alexander Bah e Daniel Banjaqui, sendo que nem todos deverão permanecer no plantel para a nova época.
Veja lindo golo de Tiago Gouveia pelo Nice: