Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Tudo o que disse José Mourinho na antevisão para o Benfica - Estoril

Treinador dos encarnados fez o lançamento do primeiro encontro de 2026, onde falou sobre os objetivos traçados para a temporada e outros temas importantes

Na primeira conferência de imprensa de 2026, José Mourinho deixou tudo em pratos limpos para o encontro entre o Benfica e o Estoril
Na primeira conferência de imprensa de 2026, José Mourinho deixou tudo em pratos limpos para o encontro entre o Benfica e o Estoril

02 Jan 2026 | 14:14 |

Icon Comentário0

O primeiro jogo de 2026 está à porta e José Mourinho está confiante para o duelo frente ao Estoril. No Seixal, o treinador do Benfica respondeu às perguntas dos jornalistas, esclarecendo o seu ponto de vista sobre a corrida ao título, a presença de Sidny Cabral e outros temas importantes. Confira tudo o que foi dito.


É o primeiro jogo de 2026: que adversário estão a contar receber?


"A importância deste jogo é a de sempre. O objetivo é ganhar todos os jogos e quando isso não acontece é negativo. O Estoril é uma boa equipa e é uma equipa difícil. Joga um futebol muito interessante, para não elogiar ainda mais, mas podia fazê-lo. Dentro das equipas que não joga na Europa, o que significa uma semana de trabalho e de evolução com um bom treinador como é o Ian Cathro. É uma equipa que está tranquila na tabela e que quererá fazer um bom resultado".


Como prevê o que aí vem?

"As equipas que jogam contra nós têm vantagens porque têm semanas completas para trabalhar e não acumulam tanta fadiga. Das equipas que estão na Europa também somos a que está em situação mais difícil com o maravilhoso calendário que nos calhou, depois de Newcastle, agora vem Real Madrid e Juventus. No nosso caso muito honestamente, muitas alterações significam um decréscimo no nosso jogo. Se me perguntares se vou fazer um pré-Braga frente ao Estoril, não, não o posso fazer, tenho de ir na máxima força frente ao Estoril e pensar jogo a jogo".


Hipóteses do título:

"Se calhar as pessoas não pensam como eu, mas para mim a transição do calendário não me diz absolutamente nada. O reveillon, as passas, a roupa interior isso não me diz nada. Em relação ao campeonato agarro-me à matemática, porque ainda estão muitos pontos em disputa. E agarro-me ao facto de sermos a única equipa que ainda não perdeu em competições portuguesas. Não somos uma equipa do outro mundo, mas somos uma equipa difícil de bater, com as nossas forças e debilidades. Depois, só perdido um jogo em 14, com o Bayer, num jogo em que massacrámos o adversário também me dá força para continuar. Não podemos esquecer que o teu sucesso também depende dos outros. O Porto está a fazer uma primeira volta extraordinária que não dá oportunidade mesmo a quem está a fazer bem. Se este Porto fosse o do ano passado teríamos outras hipóteses".

Medo das arbitragens?

"Eu nunca tenho medo das arbitragens. Honestamente nem sei quem é o árbitro para o Estoril. Nunca tenho problemas com os árbitros antes dos jogos. É claro que depois dos jogos há análises a fazer e coisas que posso dizer. Eu pessoalmente nunca vetaria um árbitro. Acredito que o que venha para o nosso jogo venha para fazer o bem. Se me perguntares para o Sporting-Gil Vicente já não posso dizer porque não jogo".

Lopes Cabral vai ser opção frente ao Estoril:

"Vai estar no banco. Não está em condições para jogar de início porque já não treina com a equipa há algum tempo. Mas é uma opção, pode jogar em várias posições. Está feliz, é um bom menino e penso que acabará por jogar".

Rivais têm sido mais fortes?

"Se o Porto tivesse empatado dois jogos era normal, mas o que está a fazer é anormal. Se o Sporting não tivesse a sorte de se enganarem ocasionalmente na marcação de um canto que dava um empate, também estaria mais perto de nós. O Benfica em condições normais também teria ganho ao Braga - hoje já afasto o humor negro - e teria ganho com o Casa Pia - acho que o árbitro será o mesmo Sporting-Gil Vicente. Autoavaliação? Acho que é positiva, perdemos pontos com o Casa Pia e com o Braga da maneira que foi e empatámos com o Sporting o que é normal, por isso estamos bem".

O Benfica lida melhor com equipas que jogam mais abertas como o Estoril?

"Se fizerem o que fizeram ao Sporting não será fácil porque não sei o que é mais fácil, enfrentar equipas que pressionam alto ou que jogam em bloco baixo".

Esperava já ter um extremo?

"Lido com esta altura com tranquilidade e sei bem do que precisamos. A estrutura está a trabalhar e o Simão e o Mário Branco estão a trabalhar e chegará um jogador com essas características".

Que jogador faz mais falta: Wesley, Rafa Silva ou André Luiz?

"Não vou comentar esses rumores porque estaria a falar de jogadores que não são nossos. Deixo esse trabalho para os agentes, para os clubes que querem ser vendedores e de alguns comentadores, que vivem de falar de mercado. Sobre esses três nomes a única coisa que posso dizer é que os conheço. Porque agora tem saído o nome de um jogador que é o Batagov que nem sequer conhecia, por isso obrigaram-me a ir à procura do Batagov. Eu percebo como é que as coisas funcionam, mas pelo menos tentem ser mais equilibrados, como você foi, falando de três nomes que eu conheço".

Qual o papel de Obrador na equipa? Espera saídas?

"Um dos jogadores que cresceu muito na equipa comigo foi o Dahl. Só me lembro de dois erros - no Bayern e o 'penaltinho' contra o Braga. Depois lembro-me grandes jogos, sempre sólido defensivamente. Fez assistências importantes, marcou golos importantes. Marcou o golo da vitória em Braga, agora sim, voltando ao humor negro. É muito forte na recuperação e de facto não tem dado muitas hipóteses. Depois, na hora de lançar alguém optei pelo José Neto, que merecia depois do que fez no Mundial. Se me perguntar se o Obrador é bom jogador, eu digo que é. Tem potencial, tem coisas a melhorar, mas o Dahl não dá hipótese. Quanto ao Henrique Araújo, a equipa está muito adaptada ao Pavlidis e depois sofre com a situação do Ivanovic, que chegou com o comboio em andamento. É um jogador que envolveu um grande investimento e o treinador tem de ajudar a mostrar a qualidade que ele tem, e que a espaços tem aparecido. Quanto a empréstimos em andamento, Mário Branco está em cima disso e de certeza que há jogadores que irão sair até ao final de janeiro, até para o bem dos jogadores que precisam de minutos".


Futebol

António Silva está na Croácia e partilha fotografia que não deixa adeptos do Benfica indiferentes

Central não deixou que momento de conversas contratuais atrapalhassem seu descanso conquistado após trabalho em campo e faz viagem internacional

António Silva chama a atenção de adeptos ao publicar foto na Croácia em meio a negociações com o Benfica
António Silva chama a atenção de adeptos ao publicar foto na Croácia em meio a negociações com o Benfica

14 Jun 2026 | 17:36 |

Icon Comentário0

António Silva continua a aproveitar os últimos dias de férias antes do arranque da pré-temporada do Benfica, mas nem longe de Lisboa deixa de dar sinais da sua ligação ao universo encarnado. O defesa-central encontra-se na Croácia e partilhou nas redes sociais uma imagem que não passou despercebida aos adeptos.


Numa fotografia divulgada originalmente pelo irmão, Armando Silva, é possível ver um mural da Torcida Split, principal claque do Hajduk Split, juntamente com o emblema do histórico clube croata. A publicação ganhou particular simbolismo devido à antiga relação de amizade entre a Torcida e os No Name Boys.


A ligação entre os dois grupos remonta a 14 de setembro de 1994, quando Benfica e Hajduk Split se defrontaram na Liga dos Campeões. Após esse encontro, uma carrinha que transportava adeptos encarnados sofreu um acidente em Espanha durante a viagem de regresso a Portugal, provocando a morte de três elementos dos No Name Boys: Rita, Tino e 'Gullit'. Desde então, a memória dos adeptos continua a ser homenageada pelas claques dos dois emblemas.


Antes da passagem pela Croácia, António Silva já tinha mostrado outros momentos de descontração durante as férias. O internacional português reuniu vários colegas ligados ao Benfica para uma sessão de paintball, partilhando posteriormente algumas imagens nas redes sociais.

Entre os participantes estiveram Samuel Soares, Henrique Araújo, Diogo Prioste, João Rego, Gonçalo Oliveira, Diogo Ferreira, Manu Silva e Tomás Araújo, num encontro marcado pelo convívio antes do regresso aos trabalhos sob as ordens de Marco Silva. O central prepara-se agora para regressar ao Seixal, onde espera iniciar mais uma temporada ao serviço das águias, numa altura em que continua a ser visto como uma das principais referências do presente e do futuro da formação encarnada.


Veja a publicação:


Futebol

Por culpa de Pavlidis, jogadores do Benfica têm de ir à Grécia

Avançado organizou evento que juntou parte do plantel encarnado no seu país natal; Vida será diferente para o ponta de lança das águias

Por conta de Pavlidis, membros do plantel do Benfica tem de ir para a Grécia para acompanhar o casamento do avançado
Por conta de Pavlidis, membros do plantel do Benfica tem de ir para a Grécia para acompanhar o casamento do avançado

14 Jun 2026 | 17:32 |

Icon Comentário0

Vangelis Pavlidis vive este domingo um dos dias mais especiais da sua vida pessoal. O avançado do Benfica vai casar-se com Marianna Solkidou, numa cerimónia realizada em Halkidiki, no norte da Grécia. O casamento contará também com a presença de vários colegas do grego no Benfica. Leandro Barreiro, Franjo Ivanovic e Samuel Dahl já se encontram em solo grego para assistir à cerimónia e participar nas celebrações.


Segundo a imprensa helénica, estão previstos cerca de 350 convidados para a cerimónia religiosa, seguindo-se depois o copo de água num espaço junto ao mar, num ambiente marcado pela celebração e pela forte ligação do jogador ao seu país natal.


Os três jogadores surgem inclusivamente numa fotografia de grupo partilhada por Vasilis Pavlidis, irmão do avançado encarnado, na véspera do casamento. A imagem junta ainda Christos Tzolis, jogador do Club Brugge e internacional grego, que também marcou presença no evento.


Recorde-se que, no passado dia 14 de julho, Pavlidis tinha partilhado nas redes sociais o momento do pedido de casamento. Mais recentemente, a despedida de solteiro do internacional grego decorreu em Mykonos, prolongando um período de celebrações antes do enlace.

As férias dos jogadores do Benfica têm sido particularmente movimentadas. Antes do regresso aos trabalhos sob orientação de Marco Silva, vários elementos do plantel têm aproveitado para momentos de convívio, incluindo uma sessão de paintball que juntou diversos jogadores encarnados, num ambiente descontraído antes do início da nova época.




Futebol

Oficial! Irmão de Mário Branco ruma a clube italiano; Familiar do diretor do Benfica abraça projeto

Parente de diretor desportivo do Clube encarnado vai iniciar novo passo na sua carreira num histórico clube transalpino que encontra-se na segunda divisão

Américo Branco, irmão de Mário Branco, vai ser o novo diretor desportivo da Sampdoria, histórico clube italiano
Américo Branco, irmão de Mário Branco, vai ser o novo diretor desportivo da Sampdoria, histórico clube italiano

14 Jun 2026 | 17:24 |

Icon Comentário0

A histórica Sampdoria, da Serie B italiana, anunciou, esta sexta-feira, que o português Américo Branco - irmão de Mário Branco, diretor desportivo do Benfica, é o seu novo diretor desportivo. O clube italiano revelou ainda que o dirigente de 35 anos assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas, até ao verão de 2028.


O dirigente vai ter um grande desafio em reerguer um histórico italiano, que está na segunda divisão e esteve muito perto de cair (novamente esta temporada) para o terceiro escalão. O clube italiano chegou a disputar a final da Liga dos Campeões de 1991/92.


Américo Branco segue para nova etapa na carreira, depois de ter passado os últimos anos como diretor desportivo dos neerlandeses do Fortuna Sittard. O clube dos Países Baixos, esta temporada, terminou no 11º lugar da Eredivise com 39 pontos.


Antes de uma passagem de quatro anos nos Países Baixos, Américo Branco representou o Olhanense, a Académica e o Tondela. Referir ainda que o compatriota José Manuel Barbosa Alves, de 35 anos, será o coordenador de scouting.esta nomeação, Américo Branco torna-se no terceiro português a desempenhar funções de diretor desportivo no futebol italiano, depois de Tiago Pinto - que falou sobre o Benfica - , na Roma, e Carlos Freitas, na Fiorentina.

O CEO Jesper Fredberg realçou a sua contratação. "Trabalhámos sem descanso para reorganizar a gestão desportiva com vista à nova época... Com estas nomeações, estamos a trazer novas competências para garantir que estamos no caminho certo para o sucesso. Juntos, iremos lançar as bases para os próximos anos, a começar pela nomeação de um novo treinador e por uma ambiciosa janela de transferências de verão", falou.


Veja o anúncio:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Trubin, Araújo, Silva e Sudakov com futuro incerto; Saiba ponto de situação dos craques do Benfica
Futebol

Trubin, Araújo, Silva e Sudakov com futuro incerto; Saiba ponto de situação dos craques do Benfica

14 Jun 2026 | 15:55

Icon Comentário0
Longe do Benfica, Sudakov aproveita férias em destino paradisíaco
Futebol

Longe do Benfica, Sudakov aproveita férias em destino paradisíaco

14 Jun 2026 | 15:26

Icon Comentário0
Rafael Soares manda boca: "Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Mourinho"
Futebol

Rafael Soares manda boca: "Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Mourinho"

14 Jun 2026 | 13:08

Icon Comentário0