Futebol
Trubin, Araújo, Silva e Sudakov com futuro incerto; Saiba ponto de situação dos craques do Benfica
14 Jun 2026 | 15:55
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jan 2026 | 15:28 |
Os dados estão lançados e José Mourinho fez a antevisão do encontro entre o Benfica e o Real Madrid, a contar para a oitava jornada da Liga dos Campeões. Presente na sala de conferência de imprensa, o Special One falou das dificuldades da partida, de Davide Massa e deixou elogios a Álvaro Arbeloa. Confira tudo o que foi dito.
Como treinador do Benfica, é um jogo especial. Olhando para o jogo, o que acha que pode acontecer? O jogo poderá partir muitas vezes? Como é que olha para as equipas? "É difícil prever. Acho que por muitos nomes que existam a falar de futebol, há uma coisa que continua a ser inegável e fantástica, a imprevisibilidade do jogo, nunca se sabe o que pode acontecer, é difícil prever. Analisas o adversário, desenvolves o teu próprio plano, mas existe uma dose grande de imprevisibilidade. O que nos resta fazer é preparar a equipa o melhor possível e jogar o jogo com respeito por um adversário que sabemos quem é, mas também sabemos quem somos. Temos de jogar o jogo com o único objetivo que temos. Não temos de pensar nos outros resultados, só ganhando podemos constatar se foram favoráveis ou não. Objetivo é tentar tudo para ganhar mesmo sabendo quem está do outro lado".
Passaram muitos anos desde que saiu do Real Madrid. Depois dos jogos com o Barcelona perguntava muitas vezes porquê. Está a decorrer uma investigação em Espanha sobre as questões da arbitragem: "Não me interessa. Vivo a minha carreira no dia a dia, penso em hoje e amanhã. Passado é passado"
Árbitro já lhe deu alguns dissabores... Ainda espera mais alguém no plantel? "Plantel? Nunca gosto muito de dizer que a porta está fechada porque há sempre essa imprevisibilidade enquanto o mercado está aberto. Se me perguntar se os dois jogadores que entraram são jogadores com qualidades para ajudar, sim. São dois jogadores importantes para nos ajudarem a serem melhores. Se me perguntar se estou desesperado a pensar que algum jogador vai sair, não. Estou tranquilo. Árbitro? Há umas semanas disse que antes dos jogos nunca me preocupo com quem é o árbitro, não gosto de comentar antes porque gosto de pensar que vai para fazer o seu trabalho. Depois dos jogos falo de árbitros, no último acabei por não falar, mas foi fantástico. Gosto muito de o dizer quando perco porque muitas vezes se perde e os árbitros são bons".
Falou em treinadores inexperientes a treinar grandes clubes. Juventude de Arbeloa chama a atenção? "É uma qualidade que respeito muito, levar as coisas na direção que vos interessa. A pergunta que me fizeram foi se era uma surpresa o Spaletti treinar a Juventus, a resposta foi sobre isso. A resposta é, em defesa de Spaletti, não me surpreende que treine a Juve. O que me surpreende é que quando um treinador sem história treine um grande clube. Em 2000, o Benfica chamou um treinador que não treinou ninguém, esse treinador respondeu que não queria ser assistente. Pensava que queriam que fosse assistente. Passou-se comigo. Foi uma grande surpresa. Em Espanha deu-vos para falar de Arbeloa. Em Itália, de Chivu. São meus meninos, são ex-jogadores meus e ex-jogadores especiais. Arbeloa é dos jogadores que, do ponto de vista humano e da empatia pessoal, é dos meus preferidos. Foi um dos melhores homens que jogaram no Real. Era o último a quem poderia pressionar. Vocês são muito inteligentes na forma como fazem o vosso trabalho. Só espero que tudo corra bem e que tenha uma carreira fantástica".
Benfica não pode perder a matriz que tem tendo em conta as estrelas do Real Madrid: "O Benfica tem de jogar com as caraterísticas que tem. Se me perguntar se gostaria de jogar como vamos jogar, diria não. Temos de jogar de acordo com as qualidades que temos e não com as qualidades que não temos. Não me querendo alargar muito, para ganhar temos de marcar mais um golo do que o adversário. Se temos de marcar temos de jogar para marcar e não podemos sofrer muitos. Repetir o jogo que fizemos em Turim onde pisámos a área com bola 34 vezes e não fizemos um golo. Nas vezes que pisarmos temos de fazer golo."
Surpreendeu-o que Xabi Alonso tivesse ficado pouco tempo? "Xabi é outro dos meus meninos. Só tenho boas recordações, joguei contra Xabi e emocionei-me antes e depois do jogo. Uma alegria muito grande pelo que fez no Leverkusen e que tenha chegado ao Real Madrid. O que se passou é algo que não me interessa. No futebol é muito difícil que alguma coisa me surpreenda. Tudo pode acontecer. Tenho a certeza de que a sua carreira será muito feliz porque demonstrou o nível a que pode chegar".
Ficar fora do playoff é um falhanço? A qualificação faz condicionar o mercado? "Não penso que tenha alguma coisa a ver com o mercado. O Benfica fez um mercado no verão, agora tenta melhorar a equipa para o que resta da época com equilíbrio e não me parece, estou convencido de que não tem nada a ver. A hipotética não qualificação pode ser vista de perspetivas diferentes. Acho que o grande problema desta fase passa pela derrota inicial em casa num jogo obrigatório ganhar que nos deixaria a 1 ponto de nos qualificarmos. Passa por jogos que acabámos por perder. A derrota injusta em casa com o Leverkusen marca a qualificação".
Guardiola aconselhava a Xabi Alonso que apostasse nas suas ideias. Que conselho pode dar a Arbeloa? "Pensei imediatamente que vai correr tudo bem, que é o que quero. Arbeloa pode treinar qualquer clube que quero que esteja bem, quero bem ao Real Madrid. Só amanhã quero que corra mal ao Real Madrid. Estar a dizer que é um fenómeno, não posso dizer... não segui com os meus olhos a sua trajetória com os jovens. Posso dizer que há uma dimensão humana. Não tenho conselhos, está feliz, ser treinador é uma missão difícil, há sempre muita gente que sabe mais do que tu e que fala de ti todos os dias, que critica, há os influencers. É muito difícil. Para gente que iniciou agora é importante que goste deste trabalho. Se amanhã me disser que gosta fico tranquilo".
O que se diz a uma equipa? "O mesmo que disse com a Juve. Pode-me dizer que não funcionou, mas acho que fomos bem sucedidos no approach. Quando não tens nada a perder tens de ir com tudo. Ou matas ou morres de pé. É o que vamos tentar amanhã com equilíbrio. É uma equipa que castiga, estes jogadores metem 3 pés e fazem 3 golos. É gente que castiga. São de um nível tão alto que estão à espera do erro."
Falou com Arbeloa? Vai ser uma questão mental? "Não falei com Arbeloa. O meu número de telefone é muito complexo porque o único que está sempre é o do clube, o outro só a família o tem, o outro muda, muda, muda... Perco os contactos de muita gente. Não é necessária uma chamada para lhe desejar sorte, ele sabe. Quer ganhar ao Benfica e depois quer que o Benfica ganhe sempre. Para nós é simples. Se perdermos estamos fora, se ganharmos vamos para o balneário esperar para saber se nos vamos qualificar. Temos de jogar com isto no pensamento de que temos de ganhar".
Central não deixou que momento de conversas contratuais atrapalhassem seu descanso conquistado após trabalho em campo e faz viagem internacional
14 Jun 2026 | 17:36 |
António Silva continua a aproveitar os últimos dias de férias antes do arranque da pré-temporada do Benfica, mas nem longe de Lisboa deixa de dar sinais da sua ligação ao universo encarnado. O defesa-central encontra-se na Croácia e partilhou nas redes sociais uma imagem que não passou despercebida aos adeptos.
Numa fotografia divulgada originalmente pelo irmão, Armando Silva, é possível ver um mural da Torcida Split, principal claque do Hajduk Split, juntamente com o emblema do histórico clube croata. A publicação ganhou particular simbolismo devido à antiga relação de amizade entre a Torcida e os No Name Boys.
A ligação entre os dois grupos remonta a 14 de setembro de 1994, quando Benfica e Hajduk Split se defrontaram na Liga dos Campeões. Após esse encontro, uma carrinha que transportava adeptos encarnados sofreu um acidente em Espanha durante a viagem de regresso a Portugal, provocando a morte de três elementos dos No Name Boys: Rita, Tino e 'Gullit'. Desde então, a memória dos adeptos continua a ser homenageada pelas claques dos dois emblemas.
Antes da passagem pela Croácia, António Silva já tinha mostrado outros momentos de descontração durante as férias. O internacional português reuniu vários colegas ligados ao Benfica para uma sessão de paintball, partilhando posteriormente algumas imagens nas redes sociais.
Entre os participantes estiveram Samuel Soares, Henrique Araújo, Diogo Prioste, João Rego, Gonçalo Oliveira, Diogo Ferreira, Manu Silva e Tomás Araújo, num encontro marcado pelo convívio antes do regresso aos trabalhos sob as ordens de Marco Silva. O central prepara-se agora para regressar ao Seixal, onde espera iniciar mais uma temporada ao serviço das águias, numa altura em que continua a ser visto como uma das principais referências do presente e do futuro da formação encarnada.
Veja a publicação:
Avançado organizou evento que juntou parte do plantel encarnado no seu país natal; Vida será diferente para o ponta de lança das águias
14 Jun 2026 | 17:32 |
Vangelis Pavlidis vive este domingo um dos dias mais especiais da sua vida pessoal. O avançado do Benfica vai casar-se com Marianna Solkidou, numa cerimónia realizada em Halkidiki, no norte da Grécia. O casamento contará também com a presença de vários colegas do grego no Benfica. Leandro Barreiro, Franjo Ivanovic e Samuel Dahl já se encontram em solo grego para assistir à cerimónia e participar nas celebrações.
Segundo a imprensa helénica, estão previstos cerca de 350 convidados para a cerimónia religiosa, seguindo-se depois o copo de água num espaço junto ao mar, num ambiente marcado pela celebração e pela forte ligação do jogador ao seu país natal.
Os três jogadores surgem inclusivamente numa fotografia de grupo partilhada por Vasilis Pavlidis, irmão do avançado encarnado, na véspera do casamento. A imagem junta ainda Christos Tzolis, jogador do Club Brugge e internacional grego, que também marcou presença no evento.
Recorde-se que, no passado dia 14 de julho, Pavlidis tinha partilhado nas redes sociais o momento do pedido de casamento. Mais recentemente, a despedida de solteiro do internacional grego decorreu em Mykonos, prolongando um período de celebrações antes do enlace.
As férias dos jogadores do Benfica têm sido particularmente movimentadas. Antes do regresso aos trabalhos sob orientação de Marco Silva, vários elementos do plantel têm aproveitado para momentos de convívio, incluindo uma sessão de paintball que juntou diversos jogadores encarnados, num ambiente descontraído antes do início da nova época.
Parente de diretor desportivo do Clube encarnado vai iniciar novo passo na sua carreira num histórico clube transalpino que encontra-se na segunda divisão
14 Jun 2026 | 17:24 |
A histórica Sampdoria, da Serie B italiana, anunciou, esta sexta-feira, que o português Américo Branco - irmão de Mário Branco, diretor desportivo do Benfica, é o seu novo diretor desportivo. O clube italiano revelou ainda que o dirigente de 35 anos assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas, até ao verão de 2028.
O dirigente vai ter um grande desafio em reerguer um histórico italiano, que está na segunda divisão e esteve muito perto de cair (novamente esta temporada) para o terceiro escalão. O clube italiano chegou a disputar a final da Liga dos Campeões de 1991/92.
Américo Branco segue para nova etapa na carreira, depois de ter passado os últimos anos como diretor desportivo dos neerlandeses do Fortuna Sittard. O clube dos Países Baixos, esta temporada, terminou no 11º lugar da Eredivise com 39 pontos.
Antes de uma passagem de quatro anos nos Países Baixos, Américo Branco representou o Olhanense, a Académica e o Tondela. Referir ainda que o compatriota José Manuel Barbosa Alves, de 35 anos, será o coordenador de scouting.esta nomeação, Américo Branco torna-se no terceiro português a desempenhar funções de diretor desportivo no futebol italiano, depois de Tiago Pinto - que falou sobre o Benfica - , na Roma, e Carlos Freitas, na Fiorentina.
O CEO Jesper Fredberg realçou a sua contratação. "Trabalhámos sem descanso para reorganizar a gestão desportiva com vista à nova época... Com estas nomeações, estamos a trazer novas competências para garantir que estamos no caminho certo para o sucesso. Juntos, iremos lançar as bases para os próximos anos, a começar pela nomeação de um novo treinador e por uma ambiciosa janela de transferências de verão", falou.
Veja o anúncio: