Modalidades
Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"
16 Jun 2026 | 10:33
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
11 Set 2023 | 16:55 |
O atleta da equipa de basquetebol do Benfica, Maik Zirbes, está de saída do Clube da Luz, tendo os alemães dos Gladiators Trier como destino, segundo avançou a conta de Twitter Information Glourios - SL Benfica, esta segunda-feira, dia 11 de setembro.
O germânico, de 33 anos, chegou à equipa de Norberto Alves na temporada passada, para alinhar enquanto poste, medindo 207cm, mas nunca conseguiu afirmar-se verdadeiramente ao serviço dos encarnados, apesar da inegável qualidade que possui.
Posto isto, o atleta viu na mudança para Alemanha o melhor para a sua carreira, regressando à sua Terra Natal, de onde tinha saído na temporada 2017/2018, quando representava o Bayern Munique. Depois disso o atleta contou com passagens pela Sérvia, pela Eslóveio e por Portugal.
Posto isto, Norberto Alves conta agora com Terrel Carter e Daniel Relvão para a posição de posto, sendo que o norte-americano deverá ser a escolha principal do técnico português, sendo que tem foi a escolha primária na época transata e nesta pré-época.
Na última temporada, Maik Zirbes realizou 38 partidas, ao serviço do Benfica, onde registou uma média de 5,8 pontos, 0,5 assistências e 3,2 recuperações, sendo que disputou 596,35 minutos. Esta época, o alemão ainda não realizou nenhuma partida.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1701182884684435509
Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações
23 Jun 2026 | 14:00 |
Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.
Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."
“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.
O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.
Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.
Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.
Veja as declarações de Norberto Alves:
Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época
23 Jun 2026 | 12:26 |
O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.
Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.
Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.
A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.
Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.
Final do Campeonato Nacional com o triunfo dos dragões faz com que a estrutura encarnada exija rápidas e drásticas alterações no plantel
18 Jun 2026 | 03:00 |
O facto de o Benfica ter perdido o Campeonato Nacional de basquetebol frente ao Porto caiu muito mal na estrutura encarnada. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, Rui Costa ficou particularmente desagradado com a forma como a temporada terminou na modalidade, vendo o rival azul e branco celebrar a conquista do título nacional pela primeira vez em 10 anos, fechando a final com um agregado de 3-1.
Ao que o nosso Jornal apurou, a insatisfação do Presidente do Benfica não está relacionada apenas com a perda do campeonato. A época das águias ficou bastante aquém das expectativas traçadas no início da temporada, sobretudo tendo em conta o investimento realizado e a ambição assumida pela estrutura. Apesar da conquista da Supertaça, os encarnados acabaram por ver os restantes troféus nacionais escaparem para os principais rivais, cenário que aumentou o descontentamento dentro da Luz.
A Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos acabaram nas mãos do Sporting, enquanto o Porto recuperou o estatuto de campeão nacional. Este panorama deixou os responsáveis benfiquistas preocupados com o rumo da modalidade, uma vez que o objetivo passava por manter o domínio interno e continuar a afirmar o Benfica como principal referência do basquetebol português.
Nesse sentido, Rui Costa já terá dado indicações para que seja realizada uma avaliação profunda à estrutura da modalidade. Segundo conseguiu apurar o Glorioso 1904, as mudanças não deverão limitar-se ao plantel, estando também em cima da mesa alterações nas equipas técnicas e em alguns cargos ligados ao funcionamento do basquetebol encarnado.
As primeiras decisões começam, inclusive, a ser preparadas nos bastidores. A continuidade de vários elementos encontra-se sob avaliação e os próximos dias prometem trazer desenvolvimentos importantes relativamente ao futuro da secção. Certo é que a derrota frente ao Porto aumentou a pressão sobre os responsáveis da modalidade e acelerou um processo de reflexão que poderá resultar numa verdadeira revolução no basquetebol do Benfica para 2026/27.
Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"
16 Jun 2026 | 10:33
Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”
15 Jun 2026 | 10:52
Benfica perde título para o Porto e adeptos ficam furiosos: "Que vergonha. Não jogam nada"
15 Jun 2026 | 10:34