Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Set 2023 | 07:02 |
Encarnados apostam em Campeão do Mundo
Mesmo com a janela de transferências fechada, alguns dossiês continuam a merecer a atenção da SAD do Benfica. Nomeadamente, Di María, crónico titular de Roger Schmidt em todos os jogos oficiais disputados até ao momento, terá o seu vínculo com o Benfica caducado no final da temporada. Contudo, Rui Costa já fez saber que pretende estender o contrato do jogador até 2025, algo que agrada bastante a Nuno Campilho, conhecido adepto do Clube.
“Se mantiver o nível exibicional que tem demonstrado e não for muito exigente financeiramente, será sempre uma boa opção. Com a saída, por empréstimo, do Schjelderup, este ano, a questão não se coloca e como o empréstimo do Guedes só é válido esta época, os únicos jogadores, digamos, ‘tapados’, seriam o Neres e o Gouveia. O Neres tem jogado, não conflituando com o Di María e o Gouveia há de ter as suas oportunidades, certamente”, defendeu o comentador do Glorioso 1904.
O Campeão do Mundo, de 35 anos, chegou à Luz em começos de julho, com o compromisso de ficar apenas uma época nos encarnados. Ainda assim, o presidente das águias não esconde o desejo de ver o antigo companheiro de equipa envergar o Manto Sagrado por mais um ano.
No entanto, o craque argentino também não descarta a possibilidade de regressar ao Rosario Central em 2024, depois da participação na Copa América. Aliás, é importante recordar que, em julho deste ano, a experiente estrela confirmou que contempla o regresso ao clube onde se formou para pendurar as chuteiras.
Por outro lado, durante a reta final do contrato de Di María com a Juventus, os responsáveis do emblema sul-americano ofereceram ao extremo um contrato, mas o jogador fez saber que pretende continuar mais uma temporada na Europa, com um vínculo de curta duração, e, então sim, voltar ao Rosario Central, clube onde se formou e de onde saiu para os encarnados, em 2007, como um jovem promissor.
Já o presidente Belloso também reiterou o seu interesse em contar com o talentoso jogador argentino. O clube está disposto a esperar pelo cumprimento dos objetivos profissionais de Di María, demonstrando assim o seu apoio e desejo de vê-lo de volta.
Importante destacar que Ángel Di María - avaliado em 8 milhões de euros - nunca teve um arranque de temporada tão eficaz como aquele que está a fazer ao serviço do Benfica esta época. Em apenas cinco partidas disputadas, El Fideo já conta com quatro tiros certeiros, sendo isto um marco nunca antes atingido pelo extremo argentino, que regressou ao Glorioso neste defeso de verão, passados 13 anos.
Comparativamente à época transata, o jogador albiceleste precisou de 21 encontros para somar o mesmo número de golos com que conta já até aqui, de águia ao peito. Assim sendo, até à data, o melhor arranque do Campeão do Mundo, a seguir ao somado agora, foi pelo PSG, quando somou quatro tentos em seis partidas.
Apesar da sua veterania, Nuno Campilho considera que o craque argentino ainda tem capacidade para fazer a diferença no futebol europeu: “ Por mais dois anos (este e o próximo), estou certo que sim. Sem lesões e com um adequado plano de treino e de recuperação, não tenho dúvida que sim”, começou por dizer, prosseguindo.
Oferece experiência, maturidade, capacidade de finalização, segurança na posse de bola, verticalidade e qualidade técnica. Não significa, necessariamente, que outros jogadores não reunam, de entre eles, estas mesmas características, mas ele consegue tê-las por si próprio”, completou.
SAD tenta novo ‘forcing’ por estrela da companhia
Além do Di María, o Benfica também prepara nova tentativa para chegar a um acordo de renovação com Rafa, que termina contrato com os encarnados no final da temporada. Rui Costa ainda não deu o jogador como perdido e vai diligenciar no sentido de conceder um novo impulso ao dossiê do atleta e retomar os contactos com o representante do futebolista.
Como tal, os responsáveis encarnados estão dispostos a aproximar-se do seu teto salarial para garantir a prolongação do vínculo ao jogador. Neste sentido, o atacante luso exige um salário anual de 3,5 milhões de euros, existindo fortes possibilidades das águias cederem às exigências do atleta, de modo a evitarem uma nova saída a custo zero do plantel, tal como aconteceu com Grimaldo, quando saiu para o Bayer Leverkusen no final da época transata.
Ao mesmo tempo, o atacante luso é um elemento considerado fundamental para a estrutura encarnada, assim como para Roger Schmidt. Relembre-se que o técnico germânico terá pedido à SAD dos encarnados para segurar o jogador durante o último defeso, isto perante o interesse de clubes do Médio Oriente.
De recordar, também, que o camisola 27 vai na oitava campanha de águia ao peito e tem vindo a resistir à renovação. A sua continuidade no Clube da Luz esteve até em risco este verão e Rui Costa, apesar de garantir a sua permanência, não esclareceu em que ponto estão as negociações com o jogador.
Mesmo com esta polémica, o jogador tem estado em destaque neste início de época, tornando-se no atleta que mais faltas sofre na Liga Portugal Betclic, com uma média de quatro cometidas por jogo. Na última partida, diante do Vitória de Guimarães, o avançado português sofreu cinco faltas, resultando em três cartões amarelos para os vimaranenses.
“Sei que o Rafa continua a ser um jogador diferenciado e que, neste início de época, mais uma vez, tem demonstrado a sua enorme importância para a equipa e para o modelo de jogo”, vincou o comentador do Glorioso 1904, destacando ainda a falta de oportunidades que jogadores como Schjelderup poderão enfrentar com a permanência do craque português.
“Se se pretender manter um jogador rápido e repentista na equipa, para suportar o modelo de jogo, nesse caso, creio que não haverá outra alternativa que não o recurso ao mercado, sem prejuízo daquilo que de bom o Schjelderup e outros poderão dar e trazer à equipa”, rematou.
Rafa Silva – avaliado em 22 milhões – está no último ano de contrato com as águias. Na temporada passada participou em 47 jogos, marcando 14 golos e assistindo por nove ocasiões. Esta época, o antigo internacional português já leva três golos e três assistências em cinco jogos.
Jogador prepara-se para fazer parte do Clube da Luz e vai colhendo vários elogios desde que o seu nome foi associado às águias
22 Jun 2026 | 17:34 |
Gabriel Índio prepara-se para ser o primeiro reforço do Benfica na nova era liderada por Marco Silva. O jovem defesa-central, que se destacou ao serviço do Athletic Club, no Brasil, terá convencido a estrutura encarnada, que terá avançado rapidamente para garantir a sua contratação, afastando a concorrência de vários clubes europeus. Aos 20 anos, o central surge como uma aposta de futuro para o eixo defensivo das águias, num momento em que o clube continua a ajustar o plantel para a nova temporada.
Quem melhor conhece o jogador é Rui Duarte, treinador que o lançou no Athletic Club de Minas Gerais, e que sublinha a maturidade precoce do defesa como um dos fatores decisivos para a sua ascensão. Em declarações ao Desporto ao Minuto, o técnico português destacou não só a evolução competitiva do atleta, como também as suas qualidades físicas e técnicas.
Rui Duarte: "É um menino ainda, apesar de estar muito preparado”
“O que me levou a estreá-lo no Athletic Club foi a maturidade que ele revelou desde muito cedo, primeiro no contexto dos sub-17, onde se destacava muito. Rapidamente percebemos que o contexto competitivo dele não podia ser aquele. É um menino ainda, apesar de estar muito preparado”, referiu.
Rui Duarte: "Vocês olham para ele e é um homem, é um verdadeiro homem, é um cavalo"
O treinador deixou ainda elogios à dimensão física do jovem central, sublinhando o impacto que este poderá ter no futebol europeu. “Fisicamente vocês vão ver que ele é um monstro. Vocês olham para ele e é um homem, é um verdadeiro homem, é um cavalo”, acrescentou.
A chegada de Gabriel Índio insere-se no processo de renovação do plantel do Benfica para 2026/27, com Marco Silva a preparar a sua primeira época ao comando das águias. O Clube pretende reforçar o setor defensivo com soluções de presente e futuro, e o jovem brasileiro surge como uma aposta estratégica nesse contexto de reestruturação.
Seleção das Quinas tem encontro no Mundial 2026 frente ao Uzbequistão, agendado para esta terça-feira, às 18h00, em Houston, no Texas
22 Jun 2026 | 16:37 |
Tomás Araújo não será opção para Portugal no encontro frente ao Uzbequistão, agendado para esta terça-feira, às 18h00, em Houston, no Texas, referente à segunda jornada do Grupo K do Mundial de 2026, onde busca sua primeira vitória na competição.
O defesa-central do Benfica e da Seleção Nacional continua a lidar com problemas físicos e voltou a falhar o último treino da equipa orientada por Roberto Martínez antes da partida decisiva da fase de grupos. Depois de ter sido titular no empate frente à República Democrática do Congo (1-1), na ronda inaugural da competição, Tomás Araújo não voltou a trabalhar sem limitações com os restantes companheiros de equipa.
A ausência nos últimos treinos acabou por confirmar a indisponibilidade do jogador de 24 anos, que não integrará as opções do selecionador nacional para o duelo com os uzbeques. Em sentido contrário, Rúben Dias deu sinais positivos e treinou sem limitações durante os 15 minutos da sessão abertos à comunicação social.
O central do Manchester City falhou o encontro de estreia diante da República Democrática do Congo, mas poderá agora regressar às escolhas de Roberto Martínez para uma partida considerada fundamental nas contas do apuramento. Também Nuno Mendes participou normalmente nos trabalhos, embora exista a possibilidade de o lateral ser gerido pela equipa técnica e até poupado no encontro desta terça-feira.
A sessão de trabalho contou ainda com a presença de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que acompanhou de perto a preparação da equipa nacional. A comitiva portuguesa tem prevista a viagem para Houston às 19h30, hora de Portugal continental, onde concluirá os preparativos para o embate com o Uzbequistão, encontro que poderá revelar-se decisivo para as aspirações lusas no Mundial de 2026.
Esta segunda-feira, 22 de junho, encarnados deram a conhecer todas as informações sobre a próxima temporada desportiva no Estádio da Luz
22 Jun 2026 | 16:12 |
O Benfica dá início esta quarta-feira ao processo de renovação dos Red Pass para a temporada 2026/27, colocando à disposição dos associados cerca de 50 mil lugares anuais no Estádio da Luz. A principal novidade da campanha passa pela introdução de um modelo que recompensa a assiduidade dos sócios, permitindo condições mais vantajosas para quem esteve mais presente nos jogos da equipa ao longo da última época.
Sob o lema “quem mais apoia, menos paga”, o Clube encarnado decidiu associar o valor da renovação à presença registada nos encontros das competições nacionais durante a temporada 2025/26. Desta forma, os detentores de Red Pass que marcaram presença em pelo menos 80% dos jogos realizados na Luz beneficiarão de um preço de renovação mais reduzido. Já os associados que não atingiram esse nível de assiduidade terão de suportar um valor superior para manter o respetivo lugar.
Os atuais titulares de Red Pass poderão renovar o seu lugar até ao próximo dia 8 de julho, garantindo a continuidade na mesma localização para acompanhar os jogos do Benfica ao longo da nova época. O clube pretende, assim, assegurar estabilidade aos sócios mais fiéis, ao mesmo tempo que reforça a ligação entre a presença regular no estádio e os benefícios associados ao cartão de época.
O aumento da lotação do Estádio da Luz obrigará a alguns ajustes na organização das bancadas, nomeadamente ao nível da numeração e designação de determinadas filas. Ainda assim, o Benfica garante que os atuais detentores manterão os respetivos lugares, exceto nos casos em que seja solicitada uma alteração por iniciativa do próprio associado.
Concluídas as fases de renovação e de eventual troca de lugares, os lugares que permanecerem disponíveis serão colocados à disposição dos sócios que integram a lista de espera. A data para esse processo será anunciada posteriormente pelo clube, que espera voltar a registar uma forte procura pelos lugares anuais no Estádio da Luz durante a temporada 2026/27.