Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904: O QUE TRAZ DI MARÍA AO BENFICA DE ROGER SCHMIDT? CHEGADA DO ARGENTINO AUMENTA CONCORRÊNCIA NO CAMPEÃO NACIONAL

Em declarações ao nosso Jornal, comentadores abordam a provável transferência do astro albiceleste

Glorioso 1904
Glorioso 1904

04 Jul 2023 | 11:05 |

Icon Comentário0

Um regresso ao passado


Ángel Di María – avaliado em 8 milhões de euros – chegou ao Benfica em 2007/08, com o intuito de substituir Simão Sabrosa, que acabara de deixar o clube para atuar pelo Atlético de Madrid. Conquistou a titularidade no Benfica em pouco tempo e viu o seu contrato melhorado, com um aumento substancial de seu salário.


Mas apenas na temporada 2009–10 é que o jovem extremo conseguiu demonstrar todo seu potencial com a camisola das águias. No Clube da Luz, esteve perto da marca dos 100 jogos (disputou 97) e conseguiu marcar 17 vezes até maio de 2010. Na temporada 2009–10, foi líder de assistências, oferecendo diversos passes para golo aos seus companheiros, sendo também considerado o melhor jogador da Liga Portuguesa nessa época. 


 

Um dos seus melhores jogos ao serviço do Benfica foi no dia 22 de outubro de 2009, contra o Everton, pela Liga Europa da UEFA, em que Di María deu três assistências, contribuindo para o resultado final de 5-0 e a maior derrota da equipa inglesa em competições europeias até à data.


Bernardo Alegra, diretor do Glorioso 1904, não esconde a admiração e a saudade dos tempos de 'Di Magia' com as cores do Benfica: “Sou um fã confesso do Di Maria. Os primeiros dois anos não foram fáceis. Vinha com o rótulo de campeão olímpico e com a responsabilidade de substituir o Simão Sabrosa. Dessa época lembro-me sobretudo da sua capacidade de drible incrivel, capaz de tirar os adversários da frente em qualquer situação em que se encontrasse. Mas para ser justo a maior parte das vezes era inconsequente, o que é normal naquela idade”, começou por dizer em declarações ao nosso Jornal. 

“Felizmente, teve o tempo que outros - antes e depois - não tiveram e destacou-se como um dos melhores jogadores a vestir a camisola do Benfica nos últimos 20 anos! Depois de se afirmar na primeira equipa e o tempo - ainda que escasso - que por cá ficou, só me trazem boas e frescas recordações, de alguém que guardou e manteve, bem vivo, o Benfica no seu coração e na sua memória”.

“Em 2009/10 amadureceu e aí já vimos um pouco do enorme jogador que viria a ser e ainda é. O hat-trick ao Leixões ou o golo de letra ao AEK foram apenas dois grandes momentos de um jogador especial”.

Por sua vez, Nuno Campilho prefere destacar o percurso hercúleo até ao sucesso que o futuro camisola 11 atravessou na sua primeira estadia: “O caso do Di María é paradigmático, mas, nem assim, alguns adeptos parecem aprender a lição. Acabado de vencer o mundial de sub-20, mchega carregado de jogos, sem rotina de jogo com os novos companheiros e inserido numa realidade que lhe era totalmente desconhecida. Daí que os primeiros tempos tenham sido de algum temor e de muitas dúvidas em relação ao seu potencial”, relembrou. 

Antes de sair de Portugal, Di María agradeceu a Jorge Jesus por toda a confiança que depositou nele, referindo que até então tinha sido o único treinador que tinha acreditado nas suas potencialidades como jogador profissional e disse ainda que deve ao Benfica tudo o que é hoje. Encerrou sua passagem nos encarnados com 124 jogos, marcou 15 gols e distribuiu 26 assistências.

O que traz o veterano ‘El Fideo’ ao Benfica de Roger Schmidt? 

O campeão do mundo estará em vias de, 13 anos após a transferência para o Real Madrid, voltar à Luz. Depois de brilhar em Espanha, no PSG ou na seleção argentina, todos os Benfiquistas esperam um jogador que conserva a magia e veneno nas botas de sempre, oferecendo virtudes diferentes dos mais habituais ocupantes dos três quartos ofensivos utilizados por Schmidt.

Nunca é demais recordar que em dezembro, no jogo que, a cada quatro anos, coloca o mundo de olhos postos num campo de futebol, houve um anjo feito diabo à solta no Catar. Foi Ángel Di María que começou a inclinar a final do Mundial 2022 para a Argentina,  com um penálti conquistado, um golo marcado e um primeiro tempo digno de um dos melhores jogadores do mundo da sua geração.

Depois de ter feito os golos que deram o triunfo nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e na final da Copa América 2021, no Maracanã, lá estava novamente ‘El Fideo’ para resolver. Contudo, será essa a versão do astro albiceleste que os adeptos encarnados vão presenciar no Estádio da Luz?

Para Nuno Campilho, as qualidades que o argentino traz no seu regresso a terras lusitanas transcendem o mero domínio físico: “Acima de tudo, traz mística, experiência, maturidade e pode ser uma excelente solução, em complementaridade com as já existentes. Não penso que venha fazer a diferença, mas, sim, ser mais um a ajudar, com qualidades reconhecidas e ainda com capacidade para poder dar o seu melhor, em função das circunstâncias e da idade. Não regressa no auge da carreira, mas ainda pode ser francamente útil, numa equipa que está envolvida em várias provas, nacionais e internacionais, por um período longo, muito intenso e extraordinariamente competitivo”.

Di María é um jogador muito diferente daquele que chegou à Luz em 2007. Aos 35 anos, nem podia ser de outra forma. Não deixou de ter habilidade no drible, mas já não depende desse 1x1 para ser produtivo.

Em sentido contrário, o extremo argentino tornou-se mais cerebral, capaz de jogar em espaços curtos e definir o último passe. Como tal, e podendo ocupar as três posições de apoio ao avançado, Roger Schmidt sabe que pode ganhar pausa e criatividade se o utilizar como 10 - comparando com Rafa, que é um acelerador nato.

Esta acaba por ser uma perspetiva com a qual Bernardo Alegra acaba por concordar: “Di Maria pode oferecer ainda muito. Em primeiro lugar, as qualidades ainda lá estão e mais refinadas. Mesmo que não tenha a mesma velocidade, ganhou muito em visão de jogo e capacidade de decisão. É imprevisível e capaz de "inventar" oportunidades, algo cada vez mais raro no futebol robotizado de hoje. Tanto pode jogar atrás do 9 como numa das alas pelo que será mais uma excelente opção para Schmidt ao longo de uma época que se prevê difícil”.

O técnico alemão também já fez isso com Neres em vários momentos da última época, o que pode antecipar essa intenção. O próprio argentino jogou, essencialmente, como segundo avançado ao serviço da Juve, caindo na meia direita para desequilibrar. É provável que o filme se repita.

A chegada de Di María ao plantel de Roger Schmidt é vista como aposta muito forte nas ambições para 2023/2024, principalmente a nível europeu, com os encarnados a mostrarem o propósito de tentarem ir mais longe que os quartos de final da última época na Liga dos Campeões, algo que Nuno Campilho reforça veementemente.

“A época é longa, são necessárias alternativas à altura, com qualidade e capacidade para entrar na equipa a qualquer altura e, como tal, bons jogadores nunca são demais”.

De recordar que, na última temporada, ao serviço da Juventus, onde enfrentou diversos problemas físicos, o craque da Seleção das ‘Pampas’ somou 40 jogos e oito golos e sete assistências.

Concorrência de peso

Não obstante, Roger Schmidt enfrenta agora um problema de excesso de jogadores para as três posições de apoio direto ao ponta-de-lança, o que exigirá uma análise cuidadosa e possivelmente uma redução no número de opções. De realçar que o Campeão do Mundo é extremo, tanto direito como esquerdo (leva 357 jogos na carreira como extremo direito e 97 no lado oposto), é médio ofensivo (56 jogos), é médio esquerdo (43 jogos), segundo avançado (29 jogos) ou até ponta de lança (seis jogos).

Ou seja, no plantel encarnado, Di María irá competir por um alrgado número de posições na frente de ataque das águias, setor este que já dispõe de várias alternativas para as diversas competições em que o Glorioso vai participar.

Ainda assim, o Diretor do Glorioso 1904 não tem dúvidas de que a contratação de uma referência como Di María vai ajudar bastante o plantel, até mesmo para os jovens que ainda procuram uma oportunidade para se afirmarem nas escolhas de Schmidt.

“Um jogador como Di María é sempre acertado. O Schjelderup e o Tiago Gouveia têm muito a ganhar e aprender com o craque argentino. No limite, é sempre melhor ter competição do que não ter e se isso significar que algum deles terá de rodar um ano noutro clube para chegar mais forte no próximo ano, então que seja”.

Para a próxima temporada, Schmidt conta com a continuidade de João Mário, David Neres, Rafa e Schjelderup, aos quais se deve acrescentar Aursnes. O norueguês atuou em grande parte da última temporada como extremo pela esquerda, e é improvável, dada sua performance, que seja deslocado para o meio-campo, a sua posição de origem. Além disso, chegou o reforço Kokçu para essa posição.

Além desse grupo de jogadores, o treinador alemão pretende avaliar o desenvolvimento de Tiago Gouveia, jovem que atuou por empréstimo no Estoril. Ainda falta também definir o futuro de Gonçalo Guedes, internacional português que vai permanecer cedido pelo Wolverhampton. 

O jogador assinou pelo Glorioso em janeiro, mas uma lesão grave no final da temporada resultou numa operação e uma pausa que pode se estender até setembro. Apesar deste contratempo, a renovação do empréstimo já foi concretizada, aumentando o número de opções para sete jogadores.

Posto isto, Bernardo Alegra matém-se entusiasmado com o futuro dos encarnados e tem a certeza que a chegada do atleta albiceleste não vai obrigar a saídas inesperadas: “Antecipo mais competição e momentos de puro espetáculo. Estou muito entusiasmado porque o Di María é um dos meus jogadores favoritos que passou pelo Glorioso nos últimos 15 anos e, mesmo que já não o vejamos no seu prime, estou certo que ainda nos vai proporcionar momentos inesquecíveis com o manto sagrado”.

Já Nuno Campilho não antecipa a venda forçada de quaisquer ativos do conjunto encarando com a vinda de Di María: “Não vejo porque se terá de forçar qualquer saída, a esta altura, não estando ainda confirmada esta contratação e não tendo, ainda, a equipa regressado ao trabalho. Para mais e como é público, decorre o processo negocial conducente à renovação (ou não) do Rafa e, a qualquer altura, poderá surgir uma proposta irrecusável pelo Gonçalo Ramos. Daí não me parecer adequado, pelo menos, para já, falar em qualquer saída forçada”.


Futebol

Benfica está desagradado com Roberto Martínez por causa de António Silva

Clube entende que as palavras do selecionador foram um ataque direto ao defesa, que ficou de fora dos convocados de Portugal para o Mundial 2026

Palavras de Roberto Martínez trazem incomodo no Benfica, por ver desvalorização de António Silva, que acabou por não ser convocado para o Mundial 2026
Palavras de Roberto Martínez trazem incomodo no Benfica, por ver desvalorização de António Silva, que acabou por não ser convocado para o Mundial 2026

19 Jun 2026 | 17:36 |

Icon Comentário0

Os dirigentes do Benfica terão ficado ainda mais desagradados com as recentes declarações de Roberto Martínez, na antecâmara do jogo de Portugal frente à República Democrática do Congo no Mundial. Em causa estão palavras do selecionador nacional quando questionado sobre a possibilidade de ter convocado mais um central, face às limitações físicas de Rúben Dias.


“Temos jogadores que conseguem jogar nas posições de centrais. A polivalência do nosso grupo é maior do que tentar trazer um jogador novo que não tem experiência ao nível de seleções e que não tem clareza daquilo que estamos a trabalhar”, afirmou o técnico.


De acordo com o Correio da Manhã, Para a estrutura encarnada, a interpretação dessas declarações acabou por ser vista como desvalorização de António Silva, defesa do Benfica, que conta já com 20 internacionalizações e foi presença regular nos seis jogos da fase de qualificação para o Mundial. Ainda assim, o central apenas somou três minutos de utilização num encontro realizado em setembro, o que reforça o contexto de menor aposta por parte da equipa técnica da seleção.


O Benfica entende que, ao sublinhar a necessidade de recorrer a soluções alternativas, Roberto Martínez acabou por passar a ideia de falta de confiança em jogadores já integrados no grupo de trabalho, nomeadamente António Silva. A situação surge num momento em que a relação entre o clube e o selecionador já vinha sendo acompanhada com atenção pela estrutura encarnada.

Esta não é a primeira vez que surgem pontos de fricção entre o Benfica e Roberto Martínez. O clube já teria ficado desagradado com a ausência de António Silva na lista final do Mundial, bem como com declarações anteriores do selecionador sobre episódios disciplinares do jogador. Em causa esteve também a situação ocorrida na final four da Liga das Nações, em junho de 2025, quando António Silva divulgou um onze da seleção, episódio que foi posteriormente comentado pelo técnico espanhol. 



Futebol

Marco Silva traz reforços do Fulham para o Benfica; Saiba tudo

Treinador português terá caras conhecidas do seu lado para esta aventura como figura principal da equipa do Clube da Luz

Conheça os profissionais que vão formar a equipa técnica do Benfica ao lado de Marco Silva, que vieram do Fulham, para a próxima época na Luz
Conheça os profissionais que vão formar a equipa técnica do Benfica ao lado de Marco Silva, que vieram do Fulham, para a próxima época na Luz

19 Jun 2026 | 17:18 |

Icon Comentário0

Marco Silva já tem definida a estrutura técnica que o acompanhará na primeira temporada ao comando do Benfica. O Clube encarnado oficializou a composição da equipa de trabalho para 2026/27, confirmando o regresso de elementos que acompanharam o treinador durante a passagem pelo Fulham e a continuidade de algumas figuras já presentes na Luz.


Entre os nomes escolhidos destacam-se Fernando Ferreira e Bruno Mendes, ambos de regresso ao universo benfiquista após trabalharem com Marco Silva em Inglaterra. Ricardo Rocha mantém-se igualmente na estrutura técnica. As informações foram avançadas pelo Record.


Na nova organização técnica, Gonçalo Santos e Ricardo Rocha assumirão funções como treinadores adjuntos. Já Gonçalo Pedro será o responsável pela preparação física da equipa principal. Francisco Costa integra igualmente a estrutura encarnada, acumulando as funções de treinador-adjunto e analista. O técnico chega ao Benfica depois de três temporadas ao serviço do Fortuna Sittard, contando ainda com uma passagem pelo FC Porto no seu percurso profissional.


Bruno Mendes ficará encarregado da área de performance, regressando a uma casa que bem conhece, depois de ter trabalhado no Benfica durante mais de uma década, entre as épocas de 2005/06 e 2017/18. Por sua vez, Fernando Ferreira assumirá a responsabilidade pelo treino dos guarda-redes, reforçando uma equipa técnica que procura combinar conhecimento interno com experiência adquirida em contextos internacionais.

A nova equipa técnica terá pouco tempo para preparar o arranque da temporada. O regresso aos trabalhos está marcado para 25 de junho, data em que os jogadores voltarão ao Benfica Campus para iniciar oficialmente a pré-temporada. Será o primeiro contacto de Marco Silva com o grupo de trabalho encarnado, numa fase decisiva para implementar as suas ideias e preparar os desafios que aguardam o Benfica em 2026/27.



Futebol

Após dificuldades do jogador do Benfica, craque do City deixa conselho a Tomás Araújo

Jogador do emblema da Luz foi titular na partida entre Portugal e RD Congo e acabou por levar com algumas culpas do golo sofrido pelas Quinas

Rúben Dias fez questão de transmitir confiança a Tomás Araújo, do Benfica, e Renato Veiga após estreia da Seleção
Rúben Dias fez questão de transmitir confiança a Tomás Araújo, do Benfica, e Renato Veiga após estreia da Seleção

19 Jun 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

Rúben Dias deixou uma mensagem de confiança para Tomás Araújo e Renato Veiga após a estreia de Portugal no Mundial, frente à República Democrática do Congo. O central do Manchester City garantiu que a comunicação entre os defesas da Seleção Nacional é constante e destacou a importância de transmitir segurança aos companheiros mais jovens.


Rúben Dias revela conselhos a Tomás Araújo, do Benfica, e Renato Veiga: "Serem eles próprios e não terem timidez nenhuma..."


“Naturalmente a comunicação acontece. Não porque eles iriam jogar este jogo, mas desde o princípio do estágio e noutras ocasiões. Levamos uma relação na qual os quatro temos a missão de transmitir o máximo de confiança aos que estão à nossa frente”, afirmou o internacional português.


O antigo jogador do Benfica sublinhou ainda que Tomás Araújo e Renato Veiga devem atuar sem qualquer receio de assumir responsabilidades dentro de campo, independentemente da experiência ou estatuto dos colegas que os rodeiam: “Não me focaria em nada específico, a não ser ter-lhes dito para serem eles próprios e não terem timidez nenhuma em fazer tudo o que tivessem de fazer e dizer tudo o que tiverem de dizer”, explicou.

“Apesar de, às vezes, dizer uma palavra mais dura a um companheiro que já tem um estatuto ou muitos anos de seleção, não devem ter vergonha nenhuma de o fazer, porque faz parte de serem eficientes naquilo que têm de fazer”, acrescentou.


As declarações surgem depois de Tomás Araújo ter assumido responsabilidades no golo sofrido por Portugal no empate frente à República Democrática do Congo, resultado que marcou a estreia da equipa orientada por Roberto Martínez no Mundial.

O defesa-central do Benfica reconheceu que a Seleção Nacional não conseguiu criar oportunidades suficientes para garantir a vitória e lamentou a forma como surgiu o golo adversário: “Houve muito passe lateral e para trás. Não conseguimos criar muito perigo. A segunda parte mudou um bocadinho e criámos algumas ocasiões, mas foi insuficiente. E depois sofremos um golo de bola parada que não pode acontecer”, admitiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Weghorst continua na mira do Benfica, mas há uma mudança que pode alterar tudo
Futebol

Weghorst continua na mira do Benfica, mas há uma mudança que pode alterar tudo

19 Jun 2026 | 16:05

Icon Comentário0
Gabriel Índio a caminho do Benfica! Fabrizio Romano confirma negócio praticamente fechado
Futebol

Gabriel Índio a caminho do Benfica! Fabrizio Romano confirma negócio praticamente fechado

19 Jun 2026 | 15:41

Icon Comentário0
Apontado ao Benfica, Icardi vive processo judicial na Turquia
Futebol

Apontado ao Benfica, Icardi vive processo judicial na Turquia

19 Jun 2026 | 15:05

Icon Comentário0