Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa não perdoa época do Benfica; título do Porto acelera mudanças
17 Jun 2026 | 15:20
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
09 Set 2023 | 21:51 |
O equipa feminina de basquetebol do Benfica defrontou as espanholas do DM Ensino Lugo e perdeu, por 38-68, este sábado, dia 9 de setembro. A partida em causa foi a apresentação das nuestras hermanas aos seus sócios, com as encarnadas a serem escolhidas.
A desvantagem na partida foi sublinha desde o apito inical, com as águias a cairem para trás no marcador logo desde início. O DM Ensino Lugo percebeu a sua superioridade frente ao Benfica e não mostrou qualquer pena do Clube da Luz nos quartos que se seguiram.
Á medida que a partida foi-se desenvolvendo o fosso no marcador foi apenas aumentando, com as águias a nunca conseguirem estar na vantagem do marcador. A equipa de Valencia acabou por fechar o marcador com 68-38, no excelente jogo de apresentação.
Com esta derrota, o Benfica continua sem conseguir ganhar na pré-temporada, tendo perdido frente aos islandeses do Thor Akureyri (78-79), aos espanhóis do Perfumerias Avenida (72-71), somando agora a terceira derrota consecutiva.
A equipa do Benfica volta a entrar em campo amanhã, domingo, dia 9 de setembro, onde vai defrontrar as espanholas do Baxi Ferrol, numa partida válida para o Torneio da Ciudad de Ferrol. O encontro tem arranque agendado para as 11h00.
https://twitter.com/modalidadesslb/status/1700586156029558863
Clube encarnado confirmou uma mudança importante após vários anos de sucesso e muitos títulos conquistados, encerrando um ciclo marcante
24 Jun 2026 | 12:54 |
O Benfica oficializou a saída de Eugénio Rodrigues do comando técnico da equipa feminina de basquetebol. O treinador termina contrato no próximo dia 30 de junho e não continuará ligado ao Clube, encerrando uma passagem de seis anos repleta de conquistas e momentos históricos.
A despedida acontece poucas semanas depois de mais um título nacional conquistado pelas encarnadas. Ao longo da sua estadia na Luz, Eugénio Rodrigues transformou o Benfica numa das maiores potências do basquetebol feminino português, acumulando um impressionante palmarés.
Desde 2020, o técnico conquistou um total de 17 troféus ao serviço das águias, entre os quais cinco Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, duas Supertaças, três Taças Federação e três Taças Vítor Hugo, números que refletem o domínio encarnado na modalidade.
Além do sucesso interno, Eugénio Rodrigues liderou também a equipa nas competições europeias, garantindo a presença do Benfica na EuroCup e contribuindo para a afirmação internacional do projeto feminino de basquetebol do Clube.
Com a saída já oficializada, o Benfica prepara agora uma nova era. O escolhido para suceder a Eugénio Rodrigues deverá ser Ricardo Vasconcelos - saída anunciada por rival - , atual selecionador nacional feminino, que se encontra muito próximo de assumir o comando técnico das tricampeãs nacionais.
Assista a despedida do Benfica:
Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações
23 Jun 2026 | 14:00 |
Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.
Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."
“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.
O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.
Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.
Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.
Veja as declarações de Norberto Alves:
Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época
23 Jun 2026 | 12:26 |
O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.
Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.
Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.
A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.
Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa não perdoa época do Benfica; título do Porto acelera mudanças
17 Jun 2026 | 15:20
Extremo do Benfica pede desculpa aos adeptos: "Peço sinceramente o vosso perdão"
16 Jun 2026 | 10:33
Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”
15 Jun 2026 | 10:52