Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Mudança de planos afasta símbolo do Benfica da estrutura
11 Jun 2026 | 15:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
14 Fev 2026 | 20:51 |
O Clássico é vermelho e branco. Na noite deste sábado, as portas do Dragão Arena abriram para mais um duelo entre o Porto e o Benfica. Num ambiente eletrizante, a equipa encarnada levou a melhor sobre o rival do norte, por 3-2, e segue em frente na Taça de Portugal de hóquei em patins.
Conti Acevedo, Zé Miranda, Roberto Di Benedetto, Nil Roca e João Rodrigues foram as apostas iniciais no Clássico da Taça de Portugal. No banco de suplentes, Edu Castro contou ainda com os nomes de Pedro Henriques, Diogo Rafael, Viti, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto.
A jogar no Dragão Arena, o Benfica entrou a todo o gás, criando várias dificuldades aos portistas. À passagem do minuto 4, numa combinação entre Di Benedetto e João Rodrigues, com o avançado a fazer o 1-0. Três minutos mais tarde, Zé Miranda ampliou a vantagem e fez o 2-0. Porém, o Porto respondeu e, no mesmo minuto, Gonçalo Alves fez o 2-1. Antes do intervalo, aos 22 minutos de jogo, Nil Roca fez o 3-1 para as águias.
No segundo tempo, os dragões entraram com perigo, com um remate que bateu no poste da baliza de Conti Acevedo, mas Zé Miranda repetiu na mesma moeda. À passagem do minuto 28, o Benfica cometeu a 10.ª falta e Carlo Di Benedetto não perdoou e fez o 3-2 para a equipa da casa. Até ao minuto final, a formação encarnada foi segurando o resultado, enquanto os azuis e brancos procuravam o empate.
Com este resultado, o Clube da Luz continua a sorrir na temporada, continuando invicto em todas as frentes competitivas. Na partida anterior, as águias golearam o Valongo, por cinco bolas a uma. Triunfante no Clássico contra o Porto, o Benfica assegurou presença nos quartos de final da Taça de Portugal.
Águias venceram os leões em Alvalade de forma bastante convincente e estão agora com 'uma mão' no tão desejado campeonato nacional
18 Jun 2026 | 14:05 |
O Benfica ficou a uma vitória do título nacional após vencer o dérbi frente ao Sporting por 5-2, no Pavilhão João Rocha, num jogo em que Zé Miranda foi a grande figura ao assinar um hat-trick decisivo. O encontro contou com a presença de Frederico Varandas na tribuna presidencial e confirmou a superioridade encarnada na final do playoff, depois do triunfo já alcançado no jogo anterior disputado na Luz.
Apesar de o Sporting ter entrado melhor na partida e assumir a iniciativa ofensiva, foi o Benfica quem abriu o marcador aos 5 minutos. Num lance individual pela direita, Zé Miranda isolou-se e, frente a Xano Edo, finalizou com um remate em picadinha, inaugurando o marcador.
A resposta leonina surgiu de imediato, com Verona a criar perigo e a ficar perto da igualdade. Ainda assim, voltou a ser Zé Miranda a desequilibrar, bisando aos 9 minutos após uma jogada bem trabalhada com Nil Roca, aumentando a vantagem encarnada.
O segundo golo deixou o Sporting em dificuldades, com a equipa a sentir problemas em contrariar a organização defensiva do Benfica e a ter pouca eficácia na finalização durante o primeiro tempo. Do outro lado, a formação encarnada mostrou-se mais eficaz e controlada nos momentos-chave do encontro. Ainda antes do intervalo, os lões conseguiram introduzir a bola na baliza, mas o lance viria a ser invalidado devido a infração na jogada de Rafael Bessa, após uma ação individual de Verona.
Na segunda parte, Zé Miranda voltou a assumir protagonismo ao completar o hat-trick, confirmando uma exibição de grande nível e selando praticamente o resultado a favor do Benfica. Sem o espanhol Paul Bargalló, que continuou ausente por problemas físicos, o Sporting voltou a sentir dificuldades para acompanhar o ritmo do adversário. Com este triunfo por 5-2, o Benfica coloca-se a uma vitória de conquistar o título nacional, depois de uma exibição marcada pela eficácia ofensiva e pela inspiração individual de Zé Miranda.
Conforme avançado por nosso Jornal, jogador deixa o emblema encarnado após praticamente toda a carreira a honrar a camisola das águias
14 Jun 2026 | 11:38 |
Está prestes a chegar ao fim uma das mais longas e marcantes ligações da história recente do hóquei em patins do Benfica. Diogo Rafael prepara-se para deixar a Luz no final da temporada, cenário que ganhou ainda mais força este sábado, quando o experiente jogador foi homenageado após o primeiro encontro da final do Campeonato Nacional frente ao Sporting.
A distinção prestada pelo Clube da Luz surge precisamente na sequência da saída já antecipada pelo Glorioso 1904 e acaba por representar um reconhecimento pelo percurso de uma das maiores referências da modalidade do emblema encarnado.
Apesar de ter em cima da mesa a possibilidade de continuar ligado ao clube em funções fora das quatro linhas, Diogo Rafael pretende prolongar a carreira enquanto jogador. Nesse sentido, o internacional português conta com uma proposta para permanecer no hóquei nacional, podendo representar o Barcelos na próxima temporada.
A ligação de Diogo Rafael ao Benfica começou em 2004 e prolongou-se ao longo de mais de duas décadas, período durante o qual se transformou numa das figuras mais emblemáticas da equipa. Capitão durante várias épocas, o hoquista de 36 anos desempenhou um papel determinante em inúmeras conquistas nacionais e internacionais, tornando-se uma referência dentro e fora de pista.
Um dos momentos mais marcantes da sua carreira aconteceu em 2013, quando assinou o golo de ouro frente ao Porto, na final da Liga Europeia disputada na Dragão Arena. O remate decisivo no prolongamento garantiu o triunfo encarnado por 6-5 e ficou para sempre gravado na memória dos adeptos benfiquistas.
Equipa da Luz sai em vantagem após o primeiro jogo da decisão frente aos leões e precisa apenas de mais duas vitórias para garantir Campeonato
13 Jun 2026 | 17:02 |
A equipa de hóquei em patins do Benfica recebeu e venceu o Sporting, por 3-2, neste sábado, 13 de junho, no Pavilhão Fidelidade, em encontro relativo ao primeiro jogo da final do play-off do Campeonato Nacional. As águias - que eliminaram o Barcelos - adiantaram-se por João Rodrigues, viram os leões empatarem ainda na primeira parte, mas acabaram por garantir a vantagem na eliminatória graças aos golos de Viti e Roberto Di Benedetto.
A partida começou equilibrada, com os dois conjuntos a procurarem assumir o controlo do encontro. Apesar das oportunidades repartidas nos instantes iniciais, o marcador apenas sofreu alterações aos 16 minutos. Na sequência de uma grande penalidade favorável aos encarnados, João Rodrigues viu Xano Edo defender a primeira tentativa, mas, na recarga, o internacional português não desperdiçou e fez o 1-0 para o Benfica.
A resposta do Sporting surgiu já na reta final da primeira parte. Aos 21 minutos, Nolito Romero tentou a sua sorte de meia distância e contou com um desvio de Danilo Rampulla para restabelecer a igualdade no marcador. Contudo, a reação leonina durou pouco tempo. Apenas dois minutos depois, Viti protagonizou um dos momentos do encontro ao desferir um remate de grande qualidade que recolocou as águias na frente da partida, fixando o resultado em 2-1 antes do intervalo.
No regresso dos balneários, o Benfica entrou determinado em ampliar a vantagem e conseguiu-o logo aos 26 minutos. Após um lance de insistência na área adversária, Roberto Di Benedetto apareceu no sítio certo para fazer o terceiro golo dos encarnados e dar maior tranquilidade à equipa orientada por Edu Castro. A partir daí, as águias controlaram largos períodos do desafio, embora sem conseguirem sentenciar definitivamente o encontro.
Já perto do final, aos 45 minutos, o Benfica atingiu a décima falta coletiva, permitindo ao Sporting beneficiar de um livre direto. Chamado à conversão, Nolito Romero não desperdiçou a oportunidade e reduziu para 3-2, relançando a incerteza nos instantes finais. Ainda assim, os encarnados conseguiram segurar a vantagem até ao apito final e colocaram-se em posição favorável na luta pelo título nacional. O próximo jogo é na quarta feira, dia 17.