Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Treinador está de saída do Benfica e solução pode ser... o adjunto
01 Jun 2026 | 16:25
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Voleibol
07 Out 2023 | 13:03 |
A equipa de voleibol do Benfica vai iniciar neste sábado, dia 7 de outubro, a defesa do título nacional, procurando conquistar o pentacampeonato, um estatuto que nunca antes conseguiu. Aliás, são raras as equipas que conseguem alcançar esse feito, visto que a última vez que aconteceu foi em 1998/99 foi o Sporting de Espinho. Os encarnados vão arrancar, na época, com o embate com o Leixões. Depois de terem conquistado a Supertaça, as atenções estão vidradas para o primeiro jogo da temporada e para o facto se alguma equipa vai conseguir travar o sucesso da equipa de Marcel Matz, que conta com um registo incrível, sendo que tem oito títulos nas últimas 10 temporadas. O novo formato da prova é assinalado com uma nova modalidade: a dos play-offs. A partir da presente época, a competição passa a ser decidida com essas eliminatórias, o que aumenta o grau de dificuldade para as equipas que estão a disputar a prova. O Fonte do Bastardo tem sido um dos principais adversários do Glorioso na tentativa de 'deitar abaixo' o reinado construído pela formação das águias, no entanto, sem sucesso. No final da passada época, causaram dificuldades aos encarnados, ainda assim, o trófeu da competição nacional foi parar ao Museu Cosme Damião, assim como a Supertaça, que, também, colocou os açorianos frente a frente com o Clube da Luz, na passada quinta-feira, dia 5 de outubro. Importante recordar que a equipa de voleibol dos encarnados vai medir forças, então, com o Leixões. O encontro está agendado para sábado, dia 7 de outubro, às 17h00, no Pavilhão Ilídio Ramos, marcando o início do Campeonato Nacional da modalidade.
Fotografia de Benfica
De modo a colmatar partida de técnico do Clube da Luz, líder vermelho e branco escolhe técnico auxiliar para assumir comando das águias
12 Jun 2026 | 17:32 |
Rodrigo Barroso assumirá o comando técnico da equipa masculina de voleibol do Benfica, confirmando-se assim o Exclusivo Glorioso 1904. Tendo o nosso Jornal, recentemente apontado a possibilidade de Rui Costa entregar o cargo de treinador principal para o técnico-adjunto de Marcel Matz, que está de saída.
A decisão enquadra-se na estratégia delineada pela estrutura encarnada para relançar a modalidade. Depois de uma temporada sem títulos e marcada pela superioridade do Sporting nos confrontos diretos, o Presidente das águias optou por promover uma solução interna.
Segundo o jornal A Bola, Rodrigo Barroso será o homem escolhido para tentar devolver o Benfica ao topo do voleibol nacional. O técnico está ligado ao Clube há vários anos e integrou a equipa técnica de Marcel Matz desde 2019, participando ativamente num dos períodos mais vitoriosos da história recente da modalidade na Luz.
Ao longo desse percurso, Barroso contribuiu para a conquista de quatro Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e quatro Supertaças. O profundo conhecimento da realidade encarnada, aliado à experiência acumulada nos últimos anos, pesou na decisão da estrutura benfiquista.
Recorde-se que a mudança no comando técnico faria parte de uma remodelação mais ampla do plantel, com várias saídas previstas. Agora, fica reforçada a convicção de que Rodrigo Barroso está prestes a assumir a primeira experiência como treinador principal, com a missão de recolocar o Benfica na rota dos títulos.
Clube encarnado já definiu o futuro da equipa para a próxima temporada e presidente tomou uma escolha importante que abre caminho para uma nova fase
12 Jun 2026 | 11:43 |
Após várias semanas de indefinição, o Benfica já terá decidido o rumo a seguir na equipa de voleibol para a próxima temporada. A estrutura encarnada pretende iniciar um novo ciclo e a decisão tomada pela direção liderada por Rui Costa representa uma mudança significativa no projeto da modalidade.
Segundo informações do jornal Record, Marcel Matz não continuará no comando técnico das águias, tendo sido informado de que não haverá renovação do contrato que terminou no final da época. Apesar da boa relação entre as partes e da admiração de Rui Costa pelo perfil do treinador brasileiro, os resultados das últimas duas temporadas acabaram por ser determinantes para o desfecho.
O técnico de 46 anos encerra, ainda assim, uma passagem histórica pelo Clube da Luz. Chegado em 2018/19 para suceder a José Jardim, Marcel Matz liderou uma das fases mais vitoriosas do voleibol encarnado, conquistando cinco Campeonatos Nacionais consecutivos, quatro Taças de Portugal e cinco Supertaças, devolvendo ao Benfica a hegemonia da modalidade.
Contudo, a perda de protagonismo recente pesou na avaliação final. Nas últimas duas épocas, os encarnados conquistaram apenas uma Taça de Portugal, vendo o Sporting dominar as restantes competições. Em 2025/26, o cenário agravou-se com a derrota por 3-0 na final do playoff frente aos leões, que se sagraram bicampeões nacionais.
Além da mudança no banco, o Benfica prepara também uma profunda remodelação do plantel. As saídas de Lucas França e Pablo Natan já são certas, enquanto a direção procura um novo treinador, mantendo a preferência por um perfil estrangeiro. Entre os nomes analisados estará um técnico grego, embora a hipótese de promoção do adjunto Rodrigo Barroso também tenha sido discutida internamente.
Depois de cinco temporadas marcadas por conquistas, crescimento pessoal e momentos inesquecíveis, uma das figuras do Clube anunciou a saída
02 Jun 2026 | 11:08 |
Chegou ao fim uma ligação de cinco temporadas ao Benfica. Pablo Natan anunciou a despedida do Clube - que vai ter novo treinador - através das redes sociais, deixando uma mensagem emotiva onde recorda a transformação que viveu ao longo dos anos de águia ao peito e agradece a todos aqueles que fizeram parte da sua caminhada. Na mensagem de despedida, o brasileiro destacou o impacto que o Benfica teve na sua vida pessoal e profissional.
P. Natan: "Chega ao fim um capítulo muito especial da minha vida"
"Chega ao fim um capítulo muito especial da minha vida. Depois de cinco épocas consecutivas representando o Benfica, chegou o momento da despedida. Entrei neste clube como um garoto cheio de sonhos, ambições e incertezas. Hoje saio como um homem muito mais realizado, mais maduro, mais forte e, acima de tudo, grato pelas oportunidades que aqui me foram dadas", começou por escrever.
Sem revelar qual será o próximo passo da carreira, Pablo Natan fez questão de agradecer a todos os que o acompanharam durante estes anos. "Infelizmente nem tudo foi perfeito. E talvez seja exatamente isso que torna esta caminhada tão verdadeira. Quero agradecer profundamente a todos que fizeram parte desta caminhada: companheiros de equipa, treinadores, staff, colaboradores do clube, meus amigos, família e todas as pessoas que estiveram comigo durante estes anos todos" , disse.
P. Natan: "Vocês são a alma deste clube"
A parte mais emotiva da despedida foi reservada aos adeptos encarnados. "Um agradecimento mais do que especial aos adeptos. Aos que estiveram connosco em todos os jogos. Aos que apareciam não só nas finais, mas também nos jogos mais fáceis. Aos que apoiaram nos momentos bons e, principalmente, nos momentos difíceis. Obrigado por me acolherem na família benfiquista da forma como acolheram. Obrigado pelo carinho, pelo respeito e pelo apoio que me deram durante todos estes anos. Vocês são a alma deste clube", desabafou.
Pablo Natan deixou ainda uma porta aberta para o futuro. "E quem sabe… se for da vontade do destino, um dia os nossos caminhos se cruzem novamente. Será uma honra imensa voltar a vestir esse manto sagrado", concluiu. O zona 4 brasileiro, que chegou à Luz em 2021 e renovou contrato até 2026 durante a sua passagem pelo Clube, conquistou vários títulos nacionais ao serviço dos encarnados, incluindo três campeonatos nacionais, e tornou-se uma das referências da equipa de voleibol.
Veja a publicação da despedida: