Futebol
Técnico que passou pelo Braga encantado com reforço do Benfica: "Gabriel Índio é um bicho"
20 Jun 2026 | 11:56
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Fev 2026 | 15:15 |
José Mourinho deu o pontapé de saída ao reencontro com o Real Madrid. Na conferência de imprensa, onde falou de Amar Dedic e dos regressos de peso, o treinador do Benfica esteve a responder às perguntas dos jornalistas. Confira em baixo tudo o que foi dito pelo Special One.
Que Real Madrid espera três semanas depois? Confirma a disponibilidade de Aursnes e Dedic?
"Confirmo a disponibilidade dos dois. Amanhã de manhã há treino e, como há treino, há sempre espaço para algum imprevisto. Mas em função de ontem e hoje, diria que estão os dois disponíveis. O Real Madrid que espero amanhã é o Real Madrid que é candidato número um a ganhar a Champions. Obviamente que espero um adversário parecido com aquele que foi no pós-Lisboa, onde o treinador teve a capacidade de perceber algumas coisas, de modificar a sua equipa do ponto de vista estrutural, e teve a capacidade de sair de uma situação difícil, de uma derrota inesperada e pesada para três vitórias consecutivas no campeonato".
Sobre a influência que teve em Florentino Pérez na passagem pelo Real Madrid. Quando foi a última vez que falaram?
"A última vez que falámos foi quando assinei pelo Benfica. Enviou-me uma mensagem a dizer 'José, estou muito contente por estares novamente num grande clube'. Foi essa a última vez. Quando jogámos aqui ele não veio, não esteve em Lisboa, não tive a oportunidade de cumprimentá-lo. Espero que esteja cá amanhã e, caso contrário, que esteja em Madrid na próxima semana. Tenho uma grande amizade com o presidente, com a sua família, e é isto. Não há que esconder".
Numa eliminatória a duas mãos, será quase preciso um milagre? Dedic e Aursnes estão para jogar a titulares?
"A minha ideia é que sim, é que estão para jogar a titulares. E direi mais: ou jogam a titulares, ou nem ao banco vão. Se amanhã, no treino da manhã, houver alguma coisa negativa fora... Mas o treino de ontem e de hoje, as indicações são boas. Neste momento considero que estão [bem] para começar o jogo. Não penso que seja preciso um milagre para o Benfica eliminar o Real Madrid. Penso que é preciso um Benfica a um nível máximo. Nem digo alto, digo máximo, quase a roçar a perfeição que não existe. Mas um milagre não. Obviamente que o Real Madrid é o Real Madrid, os jogadores do Real Madrid são os jogadores do Real Madrid, a história, o conhecimento, as ambições... A única coisa comparável é que são dois clubes gigantescos. De resto não há mais nada. Mas o futebol tem este poder e nós podemos ganhar".
Está clara a ligação que tem com o Real Madrid. Como se sente quando ouve as pessoas de lá a falarem tão bem de si?
"Dei tudo ao Real Madrid, tudo o que tinha. Fiz coisas boas, fiz coisas erradas, mas dei absolutamente tudo de mim. E está feito. Quando um profissional, seja treinador ou jogador, sai de um clube com este tipo de sensação, acredito que exista uma ligação para sempre. Em todos estes anos, tive sempre a sensação que as pessoas sentem o mesmo que eu: sabem que dei tudo, o máximo, que também cometi erros, mas que de forma geral há muito carinho. É fantástico. Com isto, não quero alimentar histórias que não existem. Já disse, antes de vir para aqui, que a única coisa que existe é que tenho mais um ano de contrato. É um contrato especial porque foi assinado em período eleitoral e, de acordo comigo e com o presidente, quisemos proteger um hipotético novo presidente. E tem uma cláusula muito fácil para mim e para o Benfica, de 'romper' o contrato. Mas só existe contrato com o Benfica. Com o Real Madrid, zero. E digo mais: gostaria muito de eliminar o Real Madrid, mas gostaria muito que o Álvaro ganhasse o campeonato e ficasse no Real muitos anos. É um treinador com muita capacidade e um rapaz com muito madridismo e personalidade para treinar o clube. Não é para todos".
Real Madrid foi muito criticado em Espanha depois da derrota na Luz, mas os jogadores do Benfica já sabem o que é ganhar este jogo. O que vai pesar mais?
"É uma boa pergunta, mas não consigo responder. Se ganhar uma vez ao Real Madrid é muito difícil, ganhar duas é muito mais difícil. Ganhar três ou uma eliminatória, ainda mais difícil é. Equipa grande que perde e está ferida é uma coisa que eu conheço praticamente desde sempre, porque tive a sorte de quase sempre treinar equipas grandes. Mas mais importante ainda é a motivação que eles têm de ganhar a Champions, não de eliminar o Benfica. O objetivo deles é esse. E isso é o que de mais forte podem ter para o jogo. Da nossa parte, ganhámos e sabemos o porquê. Mas por outro lado, sabemos que o jogo não vai ser uma cópia e que eles tiveram uma evolução importante enquanto equipa num curto espaço de tempo. O que pedi aos jogadores foi para jogarem com a alegria de quem merece estar aqui. Merecem muito estar aqui. Quatro jogos, zero pontos, ter de fazer 9 jogando contra Real Madrid, Juventus, Nápoles... Os jogadores merecem muito. E é melhor, se calhar, estar aqui contra o grande Real Madrid do que contra uma equipa do nível inferior. Vamos desfrutar do jogo de amanhã, esperamos um resultado que nos possa deixar ir a Madrid competir pela qualificação, e vamos com alegria. Sem pressão".
O que espera do jogo de amanhã? E como espera ser recebido no Bernabéu daqui a uma semana?
"Espero que se esqueçam de mim e que o foco esteja em ajudar a sua equipa, o Real Madrid a qualificar-se. É o objetivo da equipa, dos adeptos, eliminar o Benfica, seguir em frente e ganhar a Champions. Chego lá e as pessoas esquecem-se de que sou eu. Única coisa que posso dizer é que me espera um jogo diferente. Comecei por analisar o jogo do Real Madrid contra o Benfica, mas pouco tempo depois a análise passou ao Valencia-Real Madrid e ao Real Madrid-Real Sociedad. Uma estrutura diferente, um modo diferente de estar em campo, uma mentalidade tática diferente. A única coisa que posso dizer é que não quero que a minha equipa jogue como o Real Madrid quer que joguemos. Temos de jogar como eu quero".
O que é que Rafa, Lukebakio e Bruma podem acrescentar num Benfica que junta muita bola no pé?
"O Ríos e o Bah também regressam amanhã e estão para jogar os dois. Temos todos, estão todos para jogar amanhã. Quase todos. João Veloso fora e Wynder também. De resto estão todos. Ríos está dentro e Bah também. O que significa para mim é que agora tenho um bom plantel, um plantel equilibrado, com opções, com miúdos que aparecem, crescem e vão tendo os seus minutos. Agora temos um plantel bom, equilibrado e que me dá muitas opções. Tem razão, criámos um determinado estilo de jogo sempre adaptado a quem tínhamos à disposição. Agora o que temos é a capacidade de sermos mais imprevisíveis e fazer coisas diferentes. Passámos muito tempo sem alas disponíveis, o que nos fez jogar de maneira diferente. Agora temos outro tipo de gente. A velocidade do Rafa, do Lukebakio, que regressou agora, temos a possibilidade de jogar com o Barreiro em diferentes posições, enquanto que agora jogou sempre ali pelas ausências de Ríos e Enzo. Agora temos um grupo mais compacto, que me dá mais possibilidades de ser um bocadinho imprevisível".
Disse que ficou satisfeito por tudo o que fez no Real Madrid. O que mudaria, ainda assim, dessa época?
"Nada, porque não posso mudar nada. Se não o posso fazer, não vou estar a pensar nisso. E ficaria com o facto de ter dado tudo. E quando assim é, mesmo que cometas erros, é uma satisfação. Digo sempre o mesmo aos meus jogadores: se dás o que tens e o que não tens, não há problema em falhar. A bem ou a mal, dei tudo. Estou bem comigo mesmo".
Disse que o Dedic seria opção, mas certamente não estará nas melhores condições... Bah está de regresso, mas estará preparado para fazer 30 ou 40 minutos caso Dedic precise de ser substituído?
"Esteve 15 dias a descansar e a preparar-se, está top... Você está a ser pessimista e eu não quero. Agora temos opções. Se tivesse de jogar o Tomás [Araújo] a lateral e o António a central, ficaria encantado da vida. O Bah já trabalha bem há muito tempo. Não tem minutos de jogo há um ano. Seria muito melhor, obviamente, ter minutos antes de um jogo como este, minutos que, se não tiver neste jogo, pode ter contra o AVS no próximo fim-de-semana. Mas o Bah está de volta e está para jogar, assim como o Ríos. Não sei se foi o efeito 'vontade de jogar contra o Real Madrid', mas está tudo de volta".
O Real Madrid conquistou aqui a décima Liga dos Campeões. Sente que esse título também faz parte da sua história. Sentiu-se frustrado por não ter conseguido lutar por ela?
"Vou ser dos poucos treinadores que saiu do Real Madrid sem ser demitido. Quando sais por decisão própria, não tens de estar arrependido de nada. Eu deixei o Real Madrid com a alma completamente limpa. Nunca me esqueço o que o presidente me disse quando eu decidi sair: 'agora vem o bom, o fácil. O difícil está feito'. Mas naquele momento pensei no melhor para mim. A minha família é a coisa mais importante que existe para mim. E também foi bom para o Real Madrid, mudar depois de três anos duros, intensos, quase violentos. Separámo-nos no momento ideal. Tudo o que o Real Madrid fez depois, só me deu alegrias. Não sinto que sou parte de nada. O mérito é de quem lá estava e de quem ganhou. O Estádio da Luz, para o Real Madrid, é só de felicidade. Perder por 4-2 mas não ser eliminado... Se perdessem mas fossem eliminados, ok. Mas não foi. Simplesmente não se qualificou diretamente para os 'oitavos' e vai jogar o playoff. Não é dramático. Dramático seria perder agora. Penso que Lisboa e o Estádio da Luz serão sempre, para o Real Madrid, de grandes memórias".
Disse que não quer alimentar mais os rumores, mas o Real sonha com o seu regresso... Pode dizer-se não a Florentino e ao Real Madrid?
"Sim... Pode dizer-se que não".
Depois de garantir ex futebolista das águias, clube turco continua a movimentar-se no mercado e pode voltar a recorrer ao talento com passagem pela Luz
20 Jun 2026 | 15:23 |
O Galatasaray continua muito ativo no mercado e, depois de oficializar a chegada de Jéssica Silva, o clube turco não quer abrandar o ritmo e já aponta a mais um reforço com ligação ao Benfica, e trata-se de mais uma opção de ataque.
Segundo informações avançadas pelo jornalista Can Bedel, o emblema de Istambul está em conversações para garantir a contratação de Cristina Martín-Prieto, avançada espanhola de 33 anos que terminou a última temporada ao serviço do Benfica.
A internacional espanhola soma experiência no futebol europeu e surge agora como uma das opções em cima da mesa para reforçar o ataque do Galatasaray, que pretende aumentar a competitividade do plantel para a próxima época.
Depois da chegada de Jéssica Silva, o projeto do clube turco parece ganhar nova dimensão, com a direção a olhar para jogadoras experientes e com provas dadas em grandes palcos, como forma de elevar o nível da equipa.
As negociações ainda decorrem e não há acordo fechado, mas o interesse é concreto e a avançada do Benfica está bem posicionada no radar do clube, que continua ativo na construção do plantel para a nova temporada. A contratação pode também acontecer pelo facto de Martín-Prieto não ter sido opção recorrente de Ivan Baptista. Em 2025/2026, a avançada marcou apenas cinco golos em 28 jogos.
Veja a publicação:
Técnico com passagem no Braga revelou bastidores impressionantes e garantiu que os maiores clubes europeus já tinham o jogador debaixo de olho
20 Jun 2026 | 15:18 |
A chegada de Gabriel Índio ao Benfica continua a gerar entusiasmo e Rui Duarte, treinador que acompanhou de perto a evolução do jovem defesa no Athletic, não tem dúvidas de que os encarnados garantiram um dos talentos mais cobiçados da nova geração brasileira. O técnico português confessou ter sido apanhado de surpresa pela entrada do Benfica na corrida ao jogador, uma vez que acreditava que o futuro do central passaria por Itália.
R. Duarte: "Pensava mesmo que ele iria ser encaminhado para o Nápoles"
"Também fiquei surpreendido, porque sabia que ele estava perto do Nápoles. Desde o campeonato mineiro que a informação que tínhamos era essa. Pensava mesmo que ele iria ser encaminhado para o Nápoles", revelou, em entrevista ao jornal Record.
Rui Duarte explicou ainda que Gabriel Índio já despertava atenções muito antes de surgir o interesse das águias. "Tivemos muitas abordagens de grandes clubes da Europa e de equipas do "big five" que o conheciam muito bem. Conheço scouts de grandes equipas e todos eles perguntavam-me: 'Então e o Índio?'. Isso mostra bem que ele estava referenciado pelas grandes equipas da Europa", divulgou.
R. Duarte: "Este é um produto"
O treinador de 47 anos garantiu ainda que não eram apenas os clubes europeus que acompanhavam o jovem central, incluindo o Palmeiras de Abel Ferreira: "Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e outros conheciam-no bem", disse.
Rui Duarte destacou também o papel fundamental do Athletic na descoberta e desenvolvimento do jogador. "Este é um produto, uma descoberta do scouting do Athletic. Na altura, os scouts e o diretor da formação decidiram trazê-lo para o clube", falou.
Depois de uma época com poucos minutos nas águias, um jogador do Clube encarnado permanece no radar de um histórico do futebol transalpino
20 Jun 2026 | 15:18 |
O futuro de Rafa Obrador continua a ser tema de destaque em Itália. Apesar de o Torino não ter acionado a cláusula de compra fixada em 9 milhões de euros, o clube italiano não desistiu de assegurar a continuidade do lateral-esquerdo ligado ao Benfica.
Segundo avança o jornal Tuttosport, a direção desportiva do Torino, liderada por Gianluca Petrachi, mantém contactos permanentes com os representantes do jogador na tentativa de encontrar uma solução que permita prolongar a ligação do espanhol ao emblema de Turim.
A estratégia dos italianos passa por duas vias distintas: convencer o Benfica a reduzir as exigências financeiras ou, em alternativa, negociar um novo empréstimo. A SAD encarnada, contudo, não parece disposta a facilitar as negociações e continua a apontar para uma verba próxima dos 9 milhões de euros para abrir mão do defesa. O valor representa quase o dobro do investimento realizado pelas águias, que contrataram Obrador ao Real Madrid por cerca de 5 milhões de euros no início da última temporada.
A passagem pelo Torino ajudou o jovem lateral a valorizar-se. Depois de chegar a Itália por empréstimo em janeiro, Rafa Obrador somou 17 partidas oficiais, conseguindo registar um golo e três assistências, números que reforçaram a confiança dos responsáveis do clube transalpino no seu potencial.
Com o mercado de verão a aproximar-se das fases decisivas, o dossiê promete continuar aberto nas próximas semanas. O Torino não esconde o desejo de manter o jogador, mas sabe que terá de convencer o Benfica a flexibilizar as condições do negócio para tornar possível um acordo.
Técnico que passou pelo Braga encantado com reforço do Benfica: "Gabriel Índio é um bicho"
20 Jun 2026 | 11:56
Craque apontado ao Benfica recebe contacto inesperado e pode afinal rumar à Juventus
20 Jun 2026 | 12:26
Alerta! Treinador que ajudou a lançar Banjaqui e Anísio Cabral sai do Benfica
20 Jun 2026 | 10:58