Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2023 | 16:57 |
Após uma forte discussão com Roger Schmidt, que resultou na titularidade do jovem Samuel Soares nos últimos dois jogos das águias, Vlachodimos tem sido apontado à porta de saída do Benfica, decisões que têm sido difíceis de conceber para João Braz Frade.
A situação do internacional grego deixa o antigo vice-presidente do Glorioso particularmente preocupado, que aproveitou a entrevista concedida ao jornal Record para criticar severamente a gestão do plantel praticada por Schmidt nesta temporada.
"Não digo que se deva abafar o caso, mas este é um assunto a ser tratado no seio do grupo. De resto, é evidente que não teria feito nenhuma observação sobre a exibição de Vlachodimos no Bessa, não se justificam as críticas, já que, no fundo, o que o treinador fez foi isolar essa depreciação a um só jogador", começou por dizer Braz Frade, prosseguindo.
"Se fosse eu a decidir, chamaria o Schmidt e dar-lhe-ia indicações para resolver a situação com o guarda-redes. Daria 24 horas ao treinador para resolver o problema. Schmidt saberá a importância de ter um balneário coeso. No ano passado, ninguém andava chateado. Algo se passa.", rematou.
Recorde-se que, segundo informações avançadas esta segunda-feira pelo jornalista Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências, o Nottingham Forest apresentou uma proposta oficial de 9 milhões de euros ao Clube da Luz por Odysseas Vlachodimos.
A prioridade do guardião das águias passará por rumar à Premier League, tendo já existido uma proposta inicial de seis milhões de euros para garantir o internacional grego de 30 anos. Ainda assim, a SAD dos encarnados continua a exigir uma verba a rondar os 10 milhões de euros para libertar o atleta helénico.
Com contrato até 2027, Odysseas – avaliado em 16 milhões de euros – conta com duas partidas, somando três golos sofridos, ambos no duelo frente ao Boavista, no Bessa, na jornada inaugural da Liga Portugal Betclic, esta temporada.
Águias tentaram a permanência, mas escolha pelo projeto do Médio Oriente interessou mais do que uma continuidade no futebol português
27 Jun 2026 | 14:07 |
Carole Costa já não é jogadora do futebol feminino do Benfica e prepara-se para dar um novo passo na carreira, ao rumar ao futebol da Arábia Saudita, numa mudança que marca o fim de um ciclo longo e de grande sucesso no emblema da Luz.
Segundo o jornal Record, a internacional portuguesa vai abandonar o futebol europeu, ainda que o seu novo clube ainda não tenha sido oficialmente divulgado. A defesa-central, de 36 anos, já tinha experiência internacional antes de chegar ao Benfica, tendo atuado na Alemanha ao serviço de clubes como o Essen, Duisburg e Cloppenburg.
Em 2017 regressou a Portugal para representar o Sporting, antes de assinar pelas águias em 2020. Desde então, tornou-se uma das figuras mais importantes do projeto do futebol feminino encarnado, assumindo papel de liderança dentro e fora de campo.
Na temporada 2025/26, Carole Costa realizou 26 jogos, marcou 11 golos e somou uma assistência, terminando a sua passagem pela Luz como uma das principais protagonistas da era mais vitoriosa do clube. Integrante do grupo de capitãs, foi também uma das jogadoras presentes em todos os seis títulos consecutivos do campeonato nacional conquistados pelo Benfica entre 2020/21 e 2025/26.
Na mensagem de despedida, o Benfica destacou o “forte carácter competitivo e o espírito de ambição desportiva” da jogadora, sublinhando o impacto da defesa na consolidação do projeto do futebol feminino. O clube referiu ainda que “termina a ligação profissional ao Glorioso, mas permanece uma marcante história comum”, encerrando a homenagem com uma mensagem simples: “Obrigado, Carole!”.
Jogador chega para reforçar Twente, dos Países Baixos, e deixa as águias a ter de encontrar opções para entregar ao seu novo treinador
27 Jun 2026 | 14:05 |
O Twente anunciou a contratação de Wout Weghorst, avançado de 33 anos. O ponta de lança, que chegou a ser apontado como possível alvo do Benfica, estava há duas temporadas no Ajax, onde somou 20 golos em 65 jogos, vai agora rumar ao emblema onde Erik ten Hag é diretor técnico.
Weghorst deixou o emblema de Amesterdão no final do contrato e assinou agora um vínculo válido por duas temporadas. O avançado encontra-se atualmente ao serviço da seleção dos Países Baixos, no Mundial, onde ainda procura somar os primeiros minutos na competição.
O experiente ponta de lança neerlandês integrava a lista de jogadores na lista de alvos do Benfica, principalmente com o ex-técnico, José Mourinho, mas deixou de ser visto como prioridade pela estrutura encarnada nesta fase do mercado.
Marco Silva considera que o perfil do jogador está identificado e controlado, embora os responsáveis do Clube mantenham o seu nome em avaliação caso haja mudanças na estratégia para o reforço do ataque, com características diferentes.
Ainda assim, a prioridade do Benfica passa por outras opções para o setor ofensivo, e o avançado Kaio Jorge, goleador do Cruzeiro no Brasil, passou a integrar a lista, com o processo de planeamento do plantel a continuar em evolução para a temporada 2026/27.
Plantel das águias vê mudanças na forma como o treinador lidera a equipa, já com atividades com bola desde o princípio, além de grande dinamismo
27 Jun 2026 | 13:11 |
Rola a bola no Benfica Campus e o arranque da pré-temporada ficou marcado por uma abordagem distinta da habitual. Depois dos testes físicos e exames médicos, os cerca de 30 jogadores às ordens de Marco Silva foram imediatamente para o relvado, mas o foco não esteve apenas no trabalho físico.
O novo treinador das águias optou por introduzir a bola desde o primeiro momento, promovendo uma sessão dinâmica com exercícios técnicos e uma peladinha que animou o grupo e deixou boas sensações no início dos trabalhos.
Marco Silva fez questão de dirigir palavras ao grupo de forma coletiva, sublinhando o potencial do plantel e a ambição de alcançar uma época de sucesso. Para além disso, o treinador tem vindo a reunir individualmente com vários jogadores, numa tentativa de reforçar a confiança, sobretudo junto dos elementos mais jovens do plantel. A postura do técnico tem sido bem recebida dentro do grupo, contribuindo para um ambiente positivo neste arranque de época.
O primeiro treino no relvado ficou ainda marcado por uma tradição habitual em pré-temporada. Os jogadores mais experientes organizaram uma praxe aos recém-chegados, com um corredor e alguns “calduços” simbólicos, num momento de integração dos mais jovens que tentam afirmar-se perante o treinador.
O ambiente no Benfica Campus contou também com a presença da estrutura diretiva. Rui Costa acompanhou a sessão de trabalho no terreno, demonstrando proximidade com o plantel. Também Mário Branco e Simão Sabrosa estiveram no local, observando o treino e deixando palavras de incentivo ao grupo, num arranque de pré-temporada marcado por intensidade, união e boa disposição.