Futebol
Benfica e Sporting entram na 'luta' por joia que Mourinho pode descartar do Real Madrid
23 Jun 2026 | 17:10
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Set 2023 | 11:46 |
Anatoliy Trubin estreou-se no Clássico enquanto jogador do Benfica. Por ainda não estar a cumprir serviço com o Glorioso na altura da Supertaça, o guardião ucraniano foi apenas opção para o segundo jogo entre os rivais, na época 2023/24, que terminou com a vitória encarnada. Na manhã de sábado, dia 30 de setembro, o craque do Glorioso deixou uma mensagem nas redes sociais como reação ao sucedido na noite de sexta-feira. Na conta pessoal de Instagram, o antigo guarda-redes do Shakhtar Donetsk partilhou uma publicação com alguns registos fotográficos da noite. "Vou lembrar-me do meu primeiro clássico para o resto da minha vida. Vitória e o primeiro jogo pelo Benfica sem golos sofridos. Pessoalmente, o jogo foi muito importante", começou por dizer o guardião na descrição da publicação. Para terminar, não quis deixar a oportunidade e não hesitou em elogiar os adeptos do Clube da Luz. "Mas, primeiro do que tudo, é o trabalho de equipa que dá resultados. Continuamos a trabalhar e a preparar a Liga dos Campeões. Um agradecimento especial a todos os adeptos pelo apoio. Criaram um ambiente incrível no estádio. Sempre deslumbrado convosco", concluiu. Apesar de ter chegado há pouco tempo e de só ter cumprido minutos em quatro jogos, o jogador já é considerado o número um da baliza dos encarnados. Roger Schmidt já, por muitas vezes, mostrou-se satisfeito e confiante das capacidades do internacional ucraniano. Anatoliy Trubin - avaliado em 22 milhões de euros - marcou presença em 38 encontros oficiais do emblema da Ucrânia, na temporada passada. Na atual época, já regista quatro jogos, um na Liga dos Campeões e os restantes a contar para o Campeonato Nacional.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Anatoliy Trubin 🦅1️⃣ (@anatoliytrubin81)
Sul-americanos venceram o Congo e uma simples divisão de pontos pode definir o primeiro lugar do Grupo K do Mundial, à frente da Seleção Nacional
24 Jun 2026 | 09:30 |
A Colômbia assegurou uma vitória justa sobre a RD Congo, por 1-0, e confirmou a qualificação para a fase seguinte da competição. A formação sul-americana entrou forte na partida, criando várias oportunidades, sobretudo através de remates de longa distância, mas acabou por perder intensidade à medida que o encontro avançava. Jogador do Benfica, Richard Ríos entrou no relvado apenas na segunda parte.
Apesar da quebra de ritmo, a RD Congo raramente conseguiu criar perigo junto da baliza colombiana. Do outro lado, o guarda-redes Mpasi-Nzau foi adiando o golo, que acabaria por surgir através de Daniel Muñoz. O lateral colombiano finalizou com o pé esquerdo, beneficiando ainda de um desvio em Kapuadi que traiu o guardião africano, garantindo os três pontos e a qualificação.
Mais cedo, Portugal goleou o Uzbequistão por 5-0 e chegou aos quatro pontos no grupo, ficando muito próximo de assegurar também a presença na próxima fase. No entanto, a equipa portuguesa mantém-se na segunda posição da classificação. Com uma jornada ainda por disputar, as contas do grupo permanecem em aberto.
Já apurada para a fase seguinte, a equipa de James Rodríguez entra na última jornada a depender apenas de si para terminar na liderança do grupo. Um empate diante de Portugal será suficiente para garantir o primeiro lugar.
A formação liderada por Cristiano Ronaldo precisa apenas de um empate frente à Colômbia para confirmar matematicamente o apuramento. No entanto, para terminar no topo da classificação, os portugueses terão de vencer. Mesmo em caso de derrota, Portugal poderá seguir em frente, desde que a RD Congo não consiga uma vitória expressiva frente ao Uzbequistão.
Os Leopardos ficaram numa posição delicada após a derrota diante da Colômbia. A seleção africana necessita de uma combinação favorável de resultados para continuar a sonhar com o apuramento entre os melhores terceiros classificados. Neste momento, a RD Congo ocupa a nona posição nesse ranking e enfrentará o Uzbequistão na derradeira jornada.
Apesar de ainda não ter somado qualquer ponto, a seleção asiática mantém hipóteses matemáticas de qualificação. Para isso, terá obrigatoriamente de vencer a RD Congo e esperar por resultados favoráveis nos restantes grupos, de forma a alcançar uma vaga entre os melhores terceiros classificados.
Médio argentino está no clube paulista desde 2025 e criativo sul-americano poderá ter estragado os planos aos encarnados
24 Jun 2026 | 09:28 |
Benfica contratou Gabriel Índio, mas esteve perto de adquirir outro jogador com o mesmo perfil. João Ananias, central do Santos, foi negociado pelo Clube da Luz, mas o defesa canhoto de 19 anos não veio para Portugal por causa de um negócio que envolve um ex atleta encarnado.
De acordo com uma publicação da UOL Esporte, o empresário do defesa, Marcelo Pettinatti, mediou as conversas entre os clubes. O Santos estava disponível para fechar a transferência por 7 milhões de euros, valor que o Benfica aceitou.
Porém, a estrutura liderada por Rui Costa quis reduzir o valor devido à dívida do Santos na transferência de Benjamín Rollheiser. O médio-ofensivo argentino, recorde-se, foi transferido do Benfica para o Santos em fevereiro de 2025 por 11 milhões de euros.
Neste negócio, as águias conseguiram reservar 15 por cento do passe do atleta de 26 anos. No entanto, o clube brasileiro ainda não salvou a dívida, fator que foi decisivo para o encerrar das conversas. Vale lembrar que o Botafogo também deve milhões ao Glorioso.
O Benfica, entretanto, chegou a acordo com o Athletic MG para a contratação de Gabriel Índio. O jovem irá integrar o plantel principal como quarta opção. A equipa de Marco Silva irá ainda contratar outro central para concorrer com Tomás Araújo e António Silva.
Jogador brasileiro irá chegar ao emblema da Luz como reforço para a temporada 2026/27 e encarnados já traçaram o seu caminho para o arranque
24 Jun 2026 | 03:00 |
Gabriel Índio vai iniciar a sua aventura no Benfica ao serviço da equipa B. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, os responsáveis encarnados já definiram o plano para o jovem brasileiro, que deverá integrar inicialmente o conjunto secundário das águias, numa estratégia que visa facilitar a adaptação ao futebol português e ao modelo de jogo implementado no Seixal.
Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura liderada por Rui Costa acredita que o defesa reúne condições para chegar à equipa principal no futuro, mas entende que o processo de crescimento deve ser realizado de forma gradual. Nesse sentido, a prioridade passa por permitir que Gabriel Índio ganhe rotinas competitivas na Liga Portugal Meu Super, num contexto considerado mais adequado para a sua integração inicial.
A contratação do jovem brasileiro gerou bastante entusiasmo nos bastidores da Luz. O defesa chega referenciado pelos relatórios do departamento de scouting e também pelos elogios recolhidos junto de treinadores que acompanharam a sua evolução. Em declarações recentes, Rui Duarte, treinador do Braga que conhece bem o futebolista chegou mesmo a descrevê-lo como "um bicho", destacando a capacidade física.
Apesar desse potencial reconhecido, Marco Silva e os responsáveis do futebol profissional entendem que não existe necessidade de acelerar etapas. O Benfica pretende acompanhar de perto a evolução do jogador durante os primeiros meses da temporada, avaliando posteriormente a possibilidade de uma integração mais regular nos trabalhos da equipa principal, caso a resposta competitiva corresponda às expectativas existentes.
Desta forma, Gabriel Índio prepara-se para dar os primeiros passos de águia ao peito na equipa B do Benfica. O plano está traçado e passa por uma adaptação progressiva ao futebol europeu, sem pressão imediata para chegar à formação principal. Ainda assim, dentro da Luz existe a convicção de que o brasileiro poderá vir a tornar-se uma opção relevante para Marco Silva nos próximos anos, caso confirme em campo as credenciais que motivaram a sua contratação.