Futebol
Inesperado, Benfica! José Mourinho foi de viagem e aterrou… na Alemanha
24 Mai 2026 | 14:28
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Abr 2023 | 10:24 |
A academia do Benfica tem recebido vários prémios nos últimos anos e, ainda que tenha dado múltiplos ‘rebentos’ que fizeram milhões ao Clube, foi nesta temporada que pudemos ver mais craques do Seixal a jogar no Estádio da Luz, pela equipa principal.
Além das figuras que já se tinham estreado pela formação ‘máxima’ dos encarnados, 2022/23 trouxe algumas estreias de águia ao peito, sendo três os novos craques à disposição de Roger Schmidt, que poderá contar com mais um nome no futuro a curto/médio prazo.
A cantera dos sonhos tornados realidade
António Silva, João Neves e Cher Ndour são os nomes que pisaram o maior palco do Glorioso esta época, todos com importâncias e significados diferentes.
O defesa-central foi uma solução de emergência face às lesões dos centrais ao serviço do treinador alemão, que não teve medo de lançar um jovem desconhecido e sem experiência ‘comprovada’.
A aposta foi ganha com muita margem, dado que aos dias que correm, é uma das peças mais fundamentais do nosso plantel.
Já o ‘menino da camisola para dentro dos calções’ foi sendo lançado nos jogos quando estes já estavam resolvidos, tendo poucos minutos na primeira metade da época.
No entanto, o jovem ‘nascido e criado’ no Benfica Campus demonstrou qualidades ao timoneiro germânico e teve oportunidade a titular frente ao Estoril e ao Gil Vicente, dando boa conta de si, mostrando que é feito para usar o Manto Sagrado no futuro.
No caso do prodígio italiano, que chegou ao Clube da Luz no ano de 2020, é uma amostra do investimento feito pelos dirigentes encarnados na formação de jovens desde cedo, estando presente nas conquistas da Youth League e da Taça Intercontinental Sub-20, tendo o merecido prémio de se estrear na equipa principal das águias em plena Catedral.
O próximo nome da lista tem apelido de astro
Ainda não será para já, mas o nosso Jornal acredita que o próximo nome a sair do Seixal para o Estádio da Luz será… Hugo Félix. O irmão da venda mais cara de sempre do futebol encarnado tem características que o beneficiam aos olhos de Roger Schmidt, tendo na equipa B do Benfica uma oportunidade para se mostrar em palcos maiores, contra graúdos.
A rampa de lançamento está montada e os Benfiquistas podem (e devem) confiar no processo, tendo esta temporada como exemplo do que poderá estar para vir (e ficar) no Glorioso.
Hugo Félix conta com 32 jogos, somando 14 golos e três assistências esta temporada, de águia ao peito, tendo alinhado às ordens de Luís Castro numa ocasião.
Numa altura em que o regresso do Special One à capital espanhola ganha cada vez mais força, ex merengue não tem problema em visar essa mesma possibilidade
24 Mai 2026 | 17:35 |
Rafael van der Vaart, antigo internacional neerlandês que representou o Real Madrid entre 2008 e 2010, falou abertamente sobre a crise interminável instalada no Bernabéu e sobre a iminente chegada de José Mourinho - que foi de viagem à Alemanha - ao clube blanco. Nesse mesmo sentido, o ex merengue apoia o regresso do Special One à capital espanhola.
Rafael van de Vaart: "Estive lá dois anos, não se ganhou o campeonato. Os adeptos não estão satisfeitos com os jogadores e creio que isso também acontece agora"
"O que se passa neste momento não está bem. Não faço ideia... Claro, quando não estás dentro do clube, não sabes exatamente. Mas, no fim de contas, sei como o clube funciona. Quando não se ganha, quando não se conquista um título...", confessou ao portal romeno 'GSP'.
"Estive lá dois anos, não se ganhou o campeonato. E ficaram chateados. Os adeptos não estão satisfeitos com os jogadores e creio que isso também acontece agora. Nem as relações entre os jogadores são boas", contextualizou, antes de fixar-se na hipótese de Mourinho assumir o comando técnico.
Rafael van de Vaart: "José Mourinho é o homem certo para o Real Madrid"
"Diz-se que Mourinho será o treinador a partir da próxima época. Espero que sim! Acredito que é o homem certo para isso. Pode estabilizar o balneário, 100%", considerou, acrescentando: "Trabalhei apenas seis semanas com ele, depois venderam-me ao Tottenham. Mas fiquei muito impressionado. Admiro-o muito."
E não foi contido nos elogios: "É um homem sincero, é um treinador muito bom e ficamos um pouco intimidados por ele. Creio que é preciso isso num treinador! Não para ter medo, mas mais como uma figura paternal. Quando ele diz algo, ouves!"
Rafael van de Vaart: "Mourinho foi muito sincero, e eu gosto de pessoas honestas, porque sinto que isso é o mais importante"
"Mourinho foi muito sincero, e eu gosto de pessoas honestas, porque sinto que isso é o mais importante. Ele disse-me como as coisas estavam, que ia comprar o Özil e que ele seria o seu número 10. Então disse-me 'Se tiveres oportunidade, sai'", concluiu.
Adicionando mais um troféu àqueles já conquistados esta temporada, ex Benfica alcança cúmulo europeu numa partida que não deixou dúvidas
24 Mai 2026 | 16:30 |
Kika Nazareth voltou a fazer história no futebol europeu. A antiga jogadora do Benfica sagrou-se este sábado vencedora da Liga dos Campeões feminina pelo Barcelona, depois do triunfo expressivo das blaugrana frente ao Lyon, por 4-0, na final disputada em Oslo.
A internacional portuguesa começou a partida no banco de suplentes, entrando apenas aos 86 minutos, mas ainda foi a tempo de participar na reta final da grande festa catalã. O encontro acabou por ser decidido na segunda parte, depois de uma etapa inicial equilibrada e com oportunidades para ambos os lados.
O Barcelona chegou à vantagem aos 56 minutos, por intermédio de Ewa Pajor, avançada polaca que acabaria por assumir papel de destaque na final. A camisola 17 voltou a marcar aos 69’, após assistência de Salma Paralluelo, deixando as espanholas muito perto da conquista europeia.
Apesar das tentativas de reação do Lyon, foi mesmo o Barcelona quem voltou a marcar já nos minutos finais. Salma Paralluelo brilhou com um grande remate de fora da área aos 90 minutos e, já em período de compensação, bisou na partida, fixando o resultado final em 4-0 perante um Stade Ullevaal em festa.
Com esta vitória, o Barcelona conquistou a quarta Liga dos Campeões feminina da sua história, depois dos triunfos alcançados em 2021, 2023 e 2024. Já Kika Nazareth somou o primeiro título europeu da carreira depois de ter trocado o Benfica - que venceu recentemente a Taça de Portugal - pelo conjunto catalão no início da época 2024/2025, continuando assim a afirmar-se no futebol internacional.
Na antecâmara da derradeira jornada da Premier League, treinador do Fulham frisou aspetos importantes a ter em conta na sua decisão
24 Mai 2026 | 14:50 |
Na antecâmara do último encontro da Premier League, Marco Silva voltou a falar do seu futuro enquanto treinador. Na antevisão à partida frente ao Newcastle, o treinador português, visto como o sucessor de José Mourinho no Benfica, não sabe qual o próximo passo, mas assegurou que está sempre pronto para dar o seu máximo.
Marco Silva: "Quer fique ou vá embora, quero apenas que as pessoas saibam que sou alguém que dá sempre o máximo"
"Quer fique ou vá embora, quero apenas que as pessoas saibam que sou alguém que dá sempre - ou que deu sempre - o máximo pelo clube de futebol", começou por dizer o treinador de 48 anos, em declarações à imprensa inglesa. Marco Silva está em final de contrato e ainda não sabe se vai renovar ou não pelo Fulham.
Todos os dias, com essa paixão e emoção, porque adoro o clube e adoro o meu trabalho. É tão simples quanto isso. Alguém que coloca sempre o clube acima de tudo", acrescentou o ex-técnico do Sporting, que está a contas com um forte interesse, também de outros emblemas que atuam no campeonato inglês.
Marco Silva: "Concordam que algumas coisas devem fazer parte da tomada de decisão"
"É sempre importante [haver compromisso], 100 por cento importante e o clube sabe disso. Eles sabem claramente quais são as coisas necessárias. Concordam que algumas coisas devem fazer parte da tomada de decisão", constatou o treinador de 48 anos, apontando que existem fatores importantes a ter em conta.
"Não estou a dizer que o clube precise de contratar 11 jogadores na próxima época. Mas, sem dúvida, o próximo verão vai ser muito importante para o futuro deste clube de futebol", concluiu Marco Silva. Ainda sem contactos com o Benfica, a imprensa apontou que as águias podem ter algumas dificuldades negociais com o português.
Inesperado, Benfica! José Mourinho foi de viagem e aterrou… na Alemanha
24 Mai 2026 | 14:28
Vê isto, Benfica! Ex Sporting apoia contratação de Marco Silva: "É claramente uma boa aposta"
24 Mai 2026 | 13:46
Trubin aborda rumores no Benfica: "O que vai acontecer no futuro não está nas minhas mãos"
24 Mai 2026 | 12:52