Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Tudo o que disse José Mourinho na antevisão ao Benfica - Rio Ave

Treinador das águias falou com os jornalistas, em conferência de antevisão para a partida frente aos vila-condenses, a contar para a primeira jornada da Liga

José Mourinho falou com os jornalistas, em conferência de antevisão para o Benfica - Rio Ave, a contar para a primeira jornada da Liga Portugal
José Mourinho falou com os jornalistas, em conferência de antevisão para o Benfica - Rio Ave, a contar para a primeira jornada da Liga Portugal

22 Set 2025 | 16:58 |

Icon Comentário0

José Mourinho confirmou a presença de Lukebakio no Benfica - Rio Ave, e falou da sua chegada à Luz após o despedimento de Bruno Lage. O treinador encarnado esteve presente em conferência de imprensa de antevisão ao encontro da primeira jornada (adiada) da Liga Portugal Betclic.


Que tipo de adversário espera encontrar?


"Espero um adversário que é melhor do que os pontos que conquistou até agora. Observámos o Rio Ave nos jogos anteriores e especialmente nos 3 primeiros, vimos que são melhores do que os pontos traduzem. Têm treinador, organização, sabem o que querem, têm jogadores de boa qualidade... Vale o que vale mas têm 24 horas a mais do que nós para preparar o jogo. Espero um jogo difícil, precisamos do fator casa, é importante. A equipa está a crescer, do ponto de vista emocional uma conexão com os adeptos, em casa, pode ser uma empatia importante para defrontarmos um adversário difícil."


Houve alguma coisa nestes quatro treinos que o tenha surpreendido?

"Enquanto adversário fui honesto comigo próprio ao assumir que estava a jogar contra uma boa equipa. Se comparar os jogos do playoff com os últimos dois ou três jogos há uma contradiçãozinha, mas o Benfica tem coisas boas que vieram do passado. Não é minha intenção ir à procura de coisas negativas do passado. Está um bom trabalho feito por quem cá esteve antes. Mas nós treinadores somos diferentes, é importante que os jogadores abracem as novas ideias. Os jogadores que ficam e transitam também têm de se adaptar ao novo treinador, por isso sempre disse que íamos introduzir as coisas devagar. Tenho a sensação que estão a abraçar a minha maneira de trabalhar e de liderar. Não somos um grupo de melhores amigos, mas estamos a construir algo importante do ponto de vista humano. Do ponto de vista tático tem de ser pouco a pouco."


Maior dificuldade que encontrou? Chegada ao Benfica?

"O tempo que não existe. Hoje e ontem libertei-me um pouco mais, mas não é só o trabalho de campo com os jogadores, é as pessoas conhecerem-me, coisas para mudar. Não exagerar na informação é importante. Em relação à segunda pergunta, se quiserem acreditar em mim, ótimo, se não não posso fazer nada. Há a verdade de outras pessoas, mas vou repetir para que não fiquem dúvidas. No verão não tive contacto nenhum com o Benfica, com o presidente, ou agente mandantado. O diretor Mário Branco nem estava no Benfica. Eu tinha contrato com o Fenerbahçe e queria cumprir até ao final. Na minha cabeça estava longe pensar voltar a Portugal como treinador de clube. Mas não tinha contacto com a Federação. Tive zero contactos com o Benfica. Há uns anos tive contactos com o Benfica mas as coisas não proporcionaram nesse momento. Depois da entrada do diretor geral, esse tipo e conexão que tentam fazer... Para me tornar grande amigo de uma pessoa no futebol, é difícil. Se num ano nos tornámos amigos é porque do outro lado estava um profissional sério, que quando veio para o Benfica e houve 25 % de possibilidades de o Benfica jogar com o Fenerbahçe, o nosso contacto acabou. Houve zero contactos. Quando o Benfica perde com o Qarabag eu estava em Barcelona com a minha mulher e no dia seguinte o presidente ligou-me a perguntar 'mister, vale a pena conversarmos, gostava que viesse treinar o Benfica. Podemos conversar?' Eu disse que sim. E acabou a história. Se quiserem acreditar em mim agradeço. Se quiserem alimentar uma história que não tem história, não posso fazer nada."

A dupla Ivanovic e Pavdlidis?

"Cada jogo tem uma estratégia. Se há 20 anos tínhamos uma estratégia para cada jogo, imagine-se agora... Não quis desvirtuar muito o que eles são como equipa, mas havia coisas... Gosto de coisas diferentes e, sem querer desvirtuar muito, foram introduzidas algumas coisas. Timings da pressão, movimentos ofensivos, transição após recuperação... São coisas normais, se o Bruno fosse para o Fenerbahçe também alteraria algumas coisas. Tentei dar uma dinâmica ofensiva diferente à equipa. Não os senti muito confortáveis a jogar um 4x4x2 'flat'. O Sudakov também se enquadrou bem naquela dinâmica."

Houve da sua parte um esforço financeiro?

"Se ficasse em casa até ao final a época ganhava mais do que a trabalhar no Benfica. A visitar a família, a ir para o Algarve, a dar umas voltas por aí... Nem se pode dizer que estou cá grátis, estou cá negativo. Porquê? Porque gosto muito de trabalhar, tinha saudades de jogar para o título, para aquilo que o Benfica joga. Oportunidade ótima para mim enquanto treinador e enquanto pessoa. Quero por-me à prova, correr riscos, estar sujeito a ganhar, perder, são coisas que me alimentam, me tiram da zona de conforto. Se ficasse em casa até junho ganhava mais do que a trabalhar no Benfica. Sobre a receção, fui ao Estádio da Luz várias vezes, nos momentos bons, e estive numa boxe onde estavam o pai do António Silva, do João Neves, gente tranquila. Estou familiarizado com o estádio. Aprendes as músicas, bonitas, ritmadas, com significado. Esse tem de ser o ambiente. Se calhar sou purista, mas não acredito que não haja um benfiquista que não queira ganhar, tem de haver festa no princípio, apoio durante e no final, o Benfica ou ganha, porque se não ganhar sai morto. De cansaço e por tentar. Perder como perdemos com o Qarabag, as pessoas não se reveem nisso. No fim do jogo será festa ou respeito por quem deu tudo."

Já foi surpreendido por algum jogador com peso no balneário?

"Isto é uma equipa de miúdos com um homem que é campeão do Mundo, que é o capitão. Há clubes onde a braçadeira não está no braço certo, já me aconteceu, mas neste caso está no braço de alguém que é verdadeiramente capitão e se assume como tal. O que me surpreendeu favoravelmente é que quem vem da formação, sejam mais velhos ou mais jovens, esta gente vem com um vocabulário... Não são palavras soltas, são palavras sentidas, vêm com escola Benfica, com responsabilidade. São miúdos que se ama, cresceram juntos. São muito fortes no balneário. Mesmo os que não têm jogado. Mando recado para a formação, tenho de lhe agradecer, é de lá que vem."

Daqui por quanto tempo terá a equipa a jogar com as suas ideias?

"A voz (rouca) é voz de trabalho. É como o bronzeado, só na cara e nas mãos. É de estar ainda numa fase em que os assistentes têm de ir crescendo também com a equipa, tenho de ir conhecendo o Ricardo Rocha... Estou a assumir tudo em mãos por enquanto. Falo muito, mas em dois ou três dias recupero. Sobre as ideias? Nunca, isto está sempre em evolução, não é uma coisa estática. A pré-época é onde se treina duas vezes ao dia, onde se constroem as bases. Mas a evolução é progressiva. Preparámos este jogo com coisas que vêm do anterior, mas o Rio Ave joga de forma diferente do AVS... Temos de nos adpatar. A empatia que estamos a criar entre nós, estão a aceitá-a muito bem e pode acelerar o processo."

Lukebakio é recuperável?

"O Benfica perdeu Aktürkoglu e Bruma, precisava de um ala que foi escolhido porque pode jogar pela direita ou pela esquerda, tem uma idade e experiência equilibradas. É um jogador com grande potencial, que não estávamos à espera que pudesse jogar amanhã, estávamos a prepará-lo só para o Gil Vicente, mas esta aberura que permite que ele vá a jogo, retardámos o processo de recuperação dele para jogar amanhã. Está no banco e se tiver de ir a jogo, vai a jogo."

Já disse que não veio para guerras, se o convite tivesse partido de Villas Boas ou Varandas aceitava? Eleições do Fenerbahçe...

"As eleições passam-me ao lado, não tenho qualquer tipo de relação. Se me perguntar se estou feliz com a não reeleição, não estou. A minha vida ali foi pouco tempo, com pouca intensidade, pouca empatia e pouca paixão. Pelos jogadores que lá ficaram, espero que tudo lhes corra bem. Sobre a conversa com os presidentes Varandas e Villas-Boas, foi muito simples. Foi do tipo 'muita sorte mas que acabes em segundo'. Se tivesse sido convidado, honestamente não sei se teria aceite, mas com a velocidade que disse sim ao Benfica, não."

Já foi contactado por algum dos candidatos do Benfica?

"Não conversei nem, acho que o deva fazer. O treinador do Benfica tem o foco no Benfica, na minha nação. Os presidentes, as direções são os representantes dos milhões de adeptos dos clubes e é para esses milhões que um treinador deve trabalhar. Se me perguntar se fiquei agradado por candidatos terem proferido palavras de respeito para comigo, digo que sim. Mas estou isolado desse contexto. Quero dar o máximo cada dia, e é o presidente Rui Costa que cá está, foi ele que deu o grande passo de me convidar para trabalhar no Benfica. Eu não sou importante. Com o passar dos dias o foco é o Benfica, é o que interessa."


Futebol

Trubin nomeia dois craques mundiais que adorava ver no Benfica

Guarda-redes internacional ucraniano divulgou futebolistas que gostaria de ver no Clube encarnado e resposta pode agradar os adeptos

Trubin afirmou que gostaria de ver Kylian Mbappé, astro do Real Madrid ou Lamine Yamal, extremo do Barcelona,  a atuarem no Benfica
Trubin afirmou que gostaria de ver Kylian Mbappé, astro do Real Madrid ou Lamine Yamal, extremo do Barcelona, a atuarem no Benfica

15 Jun 2026 | 17:29 |

Icon Comentário0

Anatoliy Trubin foi desafiado a revelar qual o adversário que gostaria de ter na equipa dele e não precisou de pensar muito. O internacional ucraniano não demorou muito a responder depois de questionado sobre quem adoraria ter na equipa.


"Diria Mbappé ou Lamine Yamal", disparou o guarda-redes, em declarações exclusivas à DAZN, respostas que agradam à massa associativa benfiquista. Sobre os melhores adversários que enfrentou, excluindo os avançados de Real Madrid e Barcelona, Trubin escolheu Pedri, médio do Barcelona, Michael Olise e Jamal Musiala, respetivamente extremo direito e médio ofensivo do Bayern.


Trubin contou que "o golo contra o Real Madrid", na última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, na época que terminou, é o momento da carreira que o faz sorrir. Vale lembrar que o guardião revelou que estava confuso nos últimos minutos desse jogo.


Andriy Pyatov, antigo guarda-redes do Shakhtar, com quem coincidiu no clube ucraniano, foi o jogador com quem mais aprendeu. "Trabalhámos juntos (no Shakhtar), cheguei (à equipa) com 17 anos, muito jovem, da academia, e ele era um guarda-redes experiente que tinha imensos jogos e tinha passado por muitas situações. Ajudou-me de diversas formas", justificou.

 Em relação à melhor defesa, contou, aconteceu no jogo com a Islândia, em novembro, em jogo de qualificação para o Mundial 2026. "É a primeira que me vem à cabeça, no último jogo de qualificação para o Mundial, por ter sido importante, pois o resultado estava 0-0, e ao mesmo tempo difícil", explicou.



Futebol

Aursnes dá que falar fora do Benfica: "É o jogador mais subestimado do mundo"

Médio das águias continua a somar elogios além-fronteiras e há quem o coloque num patamar muito especial do futebol mundial

Ruben Gabrielsen denominou Fredrik Aursnes, médio e titular indiscutível do Benfica, como o "futebolista mais subestimado do mundo"
Ruben Gabrielsen denominou Fredrik Aursnes, médio e titular indiscutível do Benfica, como o "futebolista mais subestimado do mundo"

15 Jun 2026 | 17:01 |

Icon Comentário0

Fredrik Aursnes continua a colecionar admiradores dentro e fora de Portugal. Desta vez, o internacional norueguês do Benfica foi alvo de rasgados elogios na imprensa do seu país, onde voltou a ser destacado não só pela qualidade dentro das quatro linhas, mas também pela relação próxima com Erling Haaland.


A amizade entre os dois internacionais remonta a 2017, nos tempos do Molde. Aursnes já integrava a equipa principal quando Haaland deu os primeiros passos no futebol sénior, acabando por desenvolver uma relação próxima com o atual avançado do Manchester City. Os caminhos separaram-se em 2018, quando Haaland rumou ao RB Salzburgo, mas a ligação entre ambos manteve-se ao longo dos anos.


 Ruben Gabrielsen, antigo colega dos dois jogadores, deixou palavras que estão a ecoar no futebol europeu. O defesa foi perentório. "Não esperava que se tornassem no melhor avançado do mundo e no futebolista mais subestimado do mundo, respetivamente", falou, em declarações ao jornal norueguês VG.


O central recordou ainda os tempos de balneário partilhados com os dois internacionais noruegueses. "Dava para ver que tinham talento e eram mesmo bons", afirmou, antes de destacar as diferenças entre ambos. "São muito diferentes, mas têm um grande sentido de humor. Ambos ocupam muito espaço no campo. Ficavam entusiasmados e até podiam ficar chateados. O Haaland só estava interessado em marcar. Se não marcasse, ficava furioso", confessou.

A influência de Haaland na carreira de Aursnes continua bem presente. Nos últimos meses, o médio do Benfica revelou que consultou o avançado do Manchester City antes de decidir regressar à seleção da Noruega. Agora, enquanto Haaland continua a colecionar golos, Aursnes vai somando elogios e consolidando o estatuto de uma das figuras mais respeitadas  e, para muitos, uma das mais subestimadas do futebol europeu.



Futebol

Oficial! César Peixoto foi apontado ao Benfica, mas vai rumar a clube amigo de Jorge Mendes

Perante possibilidade de José Mourinho sair para o Real Madrid, técnico foi visto como um dos alvos de Rui Costa para substituir 'Special One'

É oficial. César Peixoto, que chegou a ser apontado ao Benfica, foi anunciado como novo técnico do Wolverhampton, clube onde Jorge Mendes tem grande influência
É oficial. César Peixoto, que chegou a ser apontado ao Benfica, foi anunciado como novo técnico do Wolverhampton, clube onde Jorge Mendes tem grande influência

15 Jun 2026 | 16:49 |

Icon Comentário0

É oficial. César Peixoto foi anunciado como novo treinador do Wolverhampton, numa mudança que marca o início da sua primeira experiência fora de Portugal. O técnico português sucede a Rob Edwards no comando da equipa inglesa, onde Jorge Mendes tem grande influência.


De recordar que o técnico chegou a ser apontado ao Benfica por vários órgãos de comunicação social perante a possibilidade de José Mourinho sair para o Real Madrid. No entanto, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o treinador não fazia parte dos alvos de Rui Costa (Recorde AQUI).


César Peixoto deixa o Gil Vicente depois de uma época de bom nível, na qual conduziu o clube à sexta posição na Liga portuguesa. O acordo com o emblema inglês é válido por duas temporadas e fica apenas dependente da obtenção da licença de trabalho em Inglaterra.


Nas primeiras declarações enquanto técnico dos Wolves, o português mostrou-se entusiasmado com o desafio: “Estou orgulhoso por chegar a um clube grande e histórico em Inglaterra. É uma grande oportunidade para mim e vou fazer tudo para devolver os Wolves ao lugar que merecem, a Premier League”, afirmou.

O técnico definiu ainda a sua identidade como treinador, sublinhando a exigência e intensidade das suas equipas, e destacou referências no futebol português. O Wolverhampton chega a esta nova fase após uma temporada negativa na Premier League, que terminou com a despromoção ao segundo escalão.


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jornalista dá conselho a Rui Costa e ao Benfica: "Não se pode adquirir cromos repetidos"
Futebol

Jornalista dá conselho a Rui Costa e ao Benfica: "Não se pode adquirir cromos repetidos"

15 Jun 2026 | 10:55

Icon Comentário0
Marco Silva no Benfica confirma tendência que tem vindo a ser seguida no século XXI
Futebol

Marco Silva no Benfica confirma tendência que tem vindo a ser seguida no século XXI

15 Jun 2026 | 16:20

Icon Comentário0
João Rego vence prémio internacional e chama a atenção do Benfica e de Marco Silva
Futebol

João Rego vence prémio internacional e chama a atenção do Benfica e de Marco Silva

15 Jun 2026 | 13:12

Icon Comentário0