Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Out 2025 | 08:53 |
Luís Freire demonstrou-se muito satisfeito com o resultado atingido pela Seleção sub-21, na partida frente a Gibraltar, em encontro referente à qualificação para o Europeu da categoria. O treinador português, que começou com dois jogadores que pertencem aos quadros do Benfica (os emprestados André Gomes e Gustavo Varela), falou com os jornalistas no fim da partida e não escondeu o orgulho, tal como tinha feito no último encontro.
"Tentámos ao máximo passar aos jogadores a importância de sermos a mesma equipa que temos sido, com muita energia, alegria e paixão pelo jogo", começou por explicar Luís Freire, que viu a Seleção sub-21 derrotar a congénere de Gibraltar por 11-0.
Luís Freire prosseguiu, sobre a importância de atitude da equipa: "O grupo esteve muito solidário e competente, sempre com muita fome de golos. Foi sempre procurando, nunca deixou o jogo cair no ritmo mais lento, acelerando-o como tínhamos pedido".
“Vários jogadores jogaram comigo, de início, pela primeira vez e deram excelente resposta”, atirou, de seguida, o antigo treinador de Rio Ave e Vitória de Guimarães. Relembrar que Gonçalo Oliveira, do Benfica, tem sido habitual titular mas não fez parte da partida com Gibraltar, numa decisão que se prendeu com a gestão do grupo.
Por último, salientou a "o crescimento e a consistência no jogo", até porque "criar muitas oportunidades contra um bloco baixo não é fácil", contou, ainda, o treinador da Seleção sub-21. Portugal fica, ao fim desta dupla jornada de apuramento, muito perto de garantir a presença no Campeonato da Europa da categoria, que se disputa em 2027.
Confira, aqui, alguns dos golos lusos na vitória por 11-0:
Treinador já afirmou que função é fundamental para o estilo de jogo que acredita e dupla terá oportunidade de lutar por um lugar no onze
18 Jun 2026 | 16:16 |
A chegada de Marco Silva ao comando técnico do Benfica promete abrir novas disputas internas no plantel encarnado, sendo uma das mais interessantes a que envolve Sudakov e Rafa Silva. Os dois jogadores surgem como os principais candidatos a ocupar a posição de médio ofensivo no sistema do treinador português.
Durante a passagem pelo Fulham, Marco Silva privilegiou maioritariamente um esquema tático em 4-2-3-1, modelo que valoriza a figura do médio ofensivo colocado atrás do ponta de lança. Nesse contexto, Sudakov e Rafa Silva aparecem como os candidatos mais fortes para assumir a posição 10, embora não sejam as únicas soluções disponíveis no plantel.
Na segunda metade da última temporada, Rafa Silva foi uma das apostas mais frequentes de José Mourinho para o onze inicial. Contratado ao Besiktas por cerca de cinco milhões de euros, o jogador ganhou espaço na equipa e assumiu um papel relevante na dinâmica ofensiva encarnada. Esse percurso poderá permitir-lhe partir com alguma vantagem na luta pela titularidade, embora a decisão final dependa da adaptação às exigências de Marco Silva e do rendimento demonstrado durante a pré-temporada.
Do lado de Sudakov, a nova época representa uma oportunidade para confirmar o potencial que levou o Benfica a investir forte na sua contratação. O internacional ucraniano chegou proveniente do Shakhtar no verão de 2025 por 27 milhões de euros, acrescidos de objetivos, mas enfrentou algumas dificuldades de adaptação na primeira temporada ao serviço das águias.
Utilizado em várias ocasiões como extremo esquerdo, Sudakov nunca escondeu que a sua posição preferencial é no corredor central, onde pode assumir responsabilidades na construção ofensiva e nas transições da equipa. Com Marco Silva a privilegiar um sistema que encaixa nas suas características, o médio vê agora abrir-se uma nova oportunidade para conquistar um papel de destaque no Benfica.
Especialista no mercado de transferências publicou que o emblema europeu já terá chegado a acordo com os encarnados e revela valores
18 Jun 2026 | 15:41 |
Gonçalo Oliveira está muito perto de colocar um ponto final na ligação ao Benfica. O defesa-central, que era um dos capitães da equipa B encarnada, vai prosseguir a carreira no Rennes, da Ligue 1, numa transferência que representa um passo importante na evolução do internacional sub-21 português.
De acordo com informações avançadas pelo jornalista Fabrizio Romano, o Rennes chegou a acordo com o Benfica para a transferência de Gonçalo Oliveira. O negócio deverá render cerca de 3,5 milhões de euros aos cofres encarnados, com o central a preparar-se para viajar para França e concluir os últimos detalhes antes da oficialização da mudança para o emblema gaulês.
Atualmente a recuperar de uma entorse no tornozelo esquerdo, o jovem defesa tinha como prioridade dar continuidade à carreira no estrangeiro. Depois de vários anos de formação e crescimento dentro da estrutura do Benfica, o futebolista entendeu que este era o momento certo para abraçar um novo desafio.
No Rennes, Gonçalo Oliveira encontrará um projeto ambicioso e uma equipa que assegurou presença na próxima edição da Liga Europa, depois de terminar o último campeonato francês no sexto lugar. Apesar de ter integrado várias convocatórias da equipa principal do Benfica ao longo das últimas temporadas, o defesa nunca chegou a somar qualquer minuto oficial pela formação principal das águias.
Na temporada 2025/26, o internacional sub-21 português realizou 33 partidas oficiais ao serviço do Benfica, distribuídas entre a Liga Portugal Meu Super e a UEFA Youth League. Nos 2.882 minutos disputados, apontou quatro golos e somou duas assistências, números que refletem a importância que assumiu na equipa.
Após época marcada por inconsistência com a camisola encarnada, o médio encontra-se a preparar a nova temporada desportiva com Marco Silva
18 Jun 2026 | 13:05 |
O médio do Benfica, Manu Silva, está a intensificar a preparação para o regresso à competição, numa fase em que o seu trabalho individual já integra acompanhamento especializado e a presença de elementos ligados ao clube.
Nas redes sociais, o jogador partilhou imagens de um treino realizado com o irmão mais novo, acompanhadas de uma mensagem simbólica: “10 carrinhos por dia no Luís Silva”, numa referência ao esforço diário na recuperação e ao trabalho físico em curso.
Manu Silva atravessou uma das fases mais delicadas da sua carreira no Benfica após uma grave lesão no joelho esquerdo, que o afastou durante largos meses da competição. O médio defensivo de 24 anos sofreu uma rutura do ligamento cruzado anterior em fevereiro de 2025, o que condicionou fortemente a sua utilização na última temporada.
Após um longo período de recuperação, o jogador regressou apenas em novembro, tendo somado minutos num encontro da Liga dos Campeões frente ao Ajax. Ainda assim, a falta de continuidade impediu-o de afirmar-se plenamente no plantel.
A preparação para a nova época conta já com acompanhamento individualizado, incluindo o trabalho de Pedro Martins, treinador com ligação ao universo encarnado, num esforço para potenciar o regresso do jogador ao seu melhor nível físico e competitivo. A forte aposta na recuperação surge também da importância do médio no projeto desportivo do clube, após a sua contratação ao Vitória SC por cerca de 12 milhões de euros fixos, mais dois milhões em variáveis.
Apesar de ter regressado à competição ainda na época passada, Manu Silva não conseguiu convencer plenamente a anterior estrutura técnica. Com contrato válido até 2030, o médio terá agora uma nova oportunidade para se impor e justificar o investimento feito pelo Benfica, numa fase decisiva para o seu percurso na Luz.
Fulham mostra incómodo com a ida de Marco Silva para o Benfica: “Disse que…”
18 Jun 2026 | 10:49