Futebol
Atacante do Benfica fala dos sacrifícios do futebol profissional: "Tens de abdicar de muita coisa"
13 Jun 2026 | 12:24
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
31 Dez 2025 | 11:59 |
Ruben Amorim não escondeu a sua frustração. No final do encontro, que terminou com um empate a uma bola entre o Manchester United e os Wolves, o ex-Benfica e técnico da formação de Old Trafford apontou que faltou qualidade para que os seus jogadores alcançassem um resultado melhor.
Ruben Amorim: "Foi um jogo estranho. Sabíamos que ia ser um jogo diferente do que o do Newcastle"
"Foi um jogo estranho. Sabíamos que ia ser um jogo diferente do que o do Newcastle [vitória por 1-0 na jornada 18 da Premier League]", começou por dizer à BBC Sport, no final do encontro que decorreu em Old Trafford. A formação da casa não conseguiu repetir o triunfo que tinha tido na primeira volta.
"Precisávamos de mais imaginação hoje para criarmos oportunidades. Tivemos dificuldades na primeira parte para recuperarmos a bola. Puseram muitos homens no meio-campo. Tentámos, mas a qualidade não esteve lá", adiantou Ruben Amorim.
Ruben Amorim: "É sempre uma frustração. O futebol é assim"
"Não vou usar nada como desculpa. Tentámos colocar dois avançados e depois sofremos numa bola parada. Não foi o nosso dia", replicou o antigo jogador do Benfica, assumindo que o resultado não foi influenciado pelas várias ausências que existem no plantel do Manchester United.
"É sempre uma frustração. O futebol é assim. Se nos focarmos na performance, hoje tivemos dificuldades", continuou Amorim, que, aos microfones da Sky Sports, referiu ainda as dificuldades nas ligações entre os jogadores: "Tivemos uma energia diferente", lamentou, em declarações à BBC Sport.
Belga, que prepara-se para disputar mais um Mundial, está livre após fim de seu contrato com Girona, mas não quer regressar a clube que já representou
13 Jun 2026 | 15:49 |
Antes de disputar o seu quarto Campeonato do Mundo, Axel Witsel confirmou que não irá continuar no Girona na próxima temporada. O internacional belga, antigo jogador do Benfica, encontra-se livre no mercado e admite que prefere permanecer em Espanha, embora não feche a porta a outras propostas.
Witsel, ex-Benfica, sobre regressos: "Nunca são fáceis..."
Em conferência de imprensa em Seattle, o médio de 37 anos foi direto quanto ao seu futuro imediato. “Não. Não creio (que continue no Girona). Já sou um jogador livre e deixámos isso de lado”, afirmou o jogador, confirmando o fim da ligação ao emblema espanhol.
Witsel foi ainda claro ao afastar um regresso ao futebol belga, nomeadamente ao Standard de Liège, clube onde se formou: “Quando falo da Bélgica, sabemos muito bem do que estamos a falar. Falamos apenas do Standard. Por isso disse logo não”, afirmou. O médio explicou que os regressos ao passado “nunca são fáceis”, recordando a sua carreira em clubes como o Benfica, Zenit, Borussia Dortmund e Atlético Madrid, onde conquistou vários títulos após sair da Bélgica em 2011.
O ex-Benfica fez ainda um balanço da temporada, descrevendo-a como de “sentimentos contraditórios”: “Por um lado, coletivamente foi uma desilusão a descida da LaLiga, mas individualmente tive muitos minutos de jogo. Joguei muitos jogos de alto nível e essa é uma das razões pelas quais estou aqui”, explicou, numa referência à presença no Mundial 2026.
Apesar da idade, o internacional belga garante que a retirada não está em cima da mesa: “Ainda quero jogar. Veremos onde no próximo ano. Seria bom ficar na LaLiga, mas estou aberto a várias ofertas. Com a minha idade, não se pode fechar a um destino. “É importante desfrutar do meu quarto Mundial e isso é o principal por agora”, acrescentou.
Médio já tinha acerto para defender outro grande clube de Espanha, mas optou pelos merengues após a chegada do Special One à capital
13 Jun 2026 | 15:46 |
Bernardo Silva está cada vez mais próximo de reforçar o Real Madrid. O internacional português, que se encontra livre após terminar a ligação ao Manchester City, deverá assinar um contrato válido até 2028 com os merengues, numa operação que promete marcar o mercado de transferências.
Segundo informações avançadas pela Cadena SER, o médio português esteve muito perto de se tornar reforço do Atlético de Madrid. A mesma fonte garante que existia entendimento total entre todas as partes e que a assinatura estava mesmo prevista para quinta-feira.
“Estava tudo acordado. Os contratos já tinham sido aceites por todas as partes e pretendia-se até aproveitar a manhã de quinta-feira para assinar o acordo, uma vez que era o único dia em que a seleção de Portugal libertava o médio”, revelou a rádio espanhola. No entanto, a transferência acabou por não avançar. De acordo com a mesma informação, Bernardo Silva optou por rejeitar a proposta dos colchoneros por pretender trabalhar novamente com José Mourinho no Real Madrid.
Também Fabrizio Romano adianta que o antigo jogador do Benfica já tem tudo acertado com o clube madrileno. O acordo prevê um vínculo de duas temporadas, com a possibilidade de permanência até ao verão de 2028. Aos 31 anos, Bernardo Silva terá rejeitado várias propostas financeiramente mais vantajosas para continuar a competir ao mais alto nível no futebol europeu.
O internacional português também terá colocado de lado uma eventual mudança para o Barcelona, privilegiando a oportunidade de representar o Real Madrid. Depois de nove temporadas ao serviço do Manchester City, onde conquistou todos os principais títulos nacionais e internacionais, Bernardo prepara-se para iniciar um novo desafio numa das maiores potências do futebol mundial.
Treinador português acabou de chegar ao Clube encarnado e pode acabar por fazer as primeiras mudanças no plantel das águias
13 Jun 2026 | 15:45 |
Dodi Lukebakio, que tinha o futuro longe da Luz enquanto José Mourinho permanecia no comando técnico, está agora a aproveitar os compromissos internacionais para convencer Marco Silva de que merece integrar o plantel encarnado na próxima temporada. Porém, Paulo Robles acredita que o pouco comprometimento defensivo pode não agradar ao novo técnico.
P. Robles: "É um ponto que Marco Silva não deixa passar"
"O Lukebakio tanto joga à direita como joga à esquerda e é um jogador que o problema dele não é bem a questão ofensiva. É mais a questão do compromisso com a equipa do ponto de vista defensivo. É um ponto que Marco Silva não deixa passar", começou por dizer, em programa da BOLA TV.
O treinador do Porto Alto reforçou a sua opinião. "Qualquer jogador que faça parte daquele plantel tem de ter um compromisso extremo daquilo que é a perspectiva, quer ofensiva, quer defensiva. Mas à primeira vista, o Lukebakio poderá perder algum terreno", falou.
P. Robles: "O Benfica tem que fazer dinheiro"
Paulo Robles realçou até a necessidade de ganhar dinheiro. "Pode ser uma das possibilidades do mercado, até porque o rendimento dele não foi muito positivo. Teve aquele desaguisado com José Mourinho. É um jogador que eventualmente pode estar na lista daqueles que o Benfica quer colocar no mercado, até porque o Benfica tem que fazer dinheiro, tendo em conta a não presença na Champions League", esclareceu.
Na temporada 2025/26, ao serviço do Benfica e do Sevilha, Dodi Lukebakio - avaliado em 15 milhões de euros - realizou 25 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, duas na La Liga, uma na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. Nos 1.347 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo belga apontou dois golos e fez três assistências.