Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Histórico do Benfica prepara despedida da Luz e fim de carreira
11 Jun 2026 | 17:41
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
04 Set 2025 | 08:44 |
Rafael Lisboa foi o herói da vitória de Portugal diante da Estónia, por 68-65, que ditou a histórica qualificação para os oitavos-de-final do Campeonato da Europa. No final do encontro, o antigo jogador do Benfica – e filho de Carlos Lisboa, lenda das águias – não conseguiu esconder a emoção.
Rafael Lisboa sobre qualificação histórica de Portugal: “Não tenho palavras”
“A que é que sabe esta vitória? Não tenho palavras. São cinco anos de trabalho. Quando cheguei à Seleção, o objetivo que foi traçado na altura, foi estar no Eurobasket-2025, e a primeira coisa que fazemos quando nos qualificamos, sem saber o grupo, foi dizer que o objetivo era estar nos oitavos de final. Por isso, é um cumprir de um objetivo, é o alcançar de um objetivo”, começou por dizer Rafael Lisboa, antigo jogador do Benfica.
“Até me emociono porque não tenho palavras. Porque nós, muitas vezes, estamos nos nossos clubes, não temos muito tempo para trabalhar em conjunto, mas sempre que vimos aqui parece que estamos juntos todo ano. A malta dá-se super-bem. Dentro do campo, somos uma família, fora do campo somos uma família. E, como disse, não tenho palavras. Estou muito contente”, continuou Rafael Lisboa.
Rafael Lisboa aborda expulsão de Queta: “Unimo-nos”
“Obviamente, que perder a nossa referência [Queta foi ‘expulso’], o nosso melhor jogador, num momento daqueles, é complicado. Mas, se há equipa que consegue responder a esses momentos, é esta. Unimo-nos. Quando ele saiu, a primeira coisa que me veio à cabeça foi perdemos o Neemias, perdemos a referência, mas logo a seguir pensei: ‘este jogo é para nós’”, confessou Rafael Lisboa, abordando um dos momentos mais ‘tensos’ do encontro.
“Claro que sinto a responsabilidade [dois lances livres finais], mas, como jogador profissional, desde miúdo que sonho com estes momentos. Sou uma pessoa e sou um jogador que gosta de ter a responsabilidade. Gosta de sentir que quando os momentos chegam tento estar o mais preparado possível e eu estava confortável”, finalizou Rafael Lisboa, que representou o Benfica durante várias temporadas.
Confira um grande triplo de Rafael Lisboa no Portugal - Estónia:
Técnico do Clube da Luz optou por não falar no futuro no comando técnico das águias, centrando-se apenas na análise ao jogo e à eliminatória
15 Jun 2026 | 10:52 |
Norberto Alves analisou a derrota do Benfica frente ao Porto na final do campeonato nacional de basquetebol, optando por não abordar a sua continuidade no comando técnico das águias, centrando-se apenas na análise ao jogo e à eliminatória.
N. Alves: "Sobre a minha continuidade, nunca falei de contratos publicamente. Isso fica entre mim e o Clube”
“Não esperem da minha parte apontar o dedo a qualquer jogador. Nunca o fiz e nunca o farei. A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha. Sobre a minha continuidade, nunca falei de contratos publicamente. Isso fica entre mim e o Clube”.
Antes, o treinador começou por enquadrar a série: “Um play-off é sempre um filme com vários capítulos. Penso que no primeiro jogo o Porto não esteve ao nível em termos de percentagem de lançamentos. O segundo jogo fica-nos com uma mágoa grande, porque podíamos ter ganho. Foram pequenos detalhes que nos marcaram muito para o terceiro jogo. Terceiro jogo? Não estivemos ao nosso nível. Foi o pior jogo da época”.
O treinador lamentou depois o desfecho da final e o objetivo histórico falhado pelo Benfica: “No nosso Clube, ganhar ou perder não é a mesma coisa. Perdemos e estamos muito tristes. Não conseguimos uma coisa que não se fazia há mais de 50 anos, que era ganhar um pentacampeonato em Portugal. Fizemos tudo para o ganhar e lamento não termos conseguido dar essa alegria aos adeptos”.
Além do mais, deixou uma mensagem de responsabilidade e união no grupo: "Disse aos jogadores que não podem confundir perder com fracasso. Perdemos, não estamos contentes, mas nenhum deles tem de sentir qualquer sintoma de fracasso. Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, perdemos todos. Mas a responsabilidade máxima é sempre do treinador. Quero dar os parabéns ao Porto, aos seus jogadores e à sua equipa técnica. Quando se ganha, é sempre justo vencedor. Para o ano, o Benfica estará cá para voltar a querer ganhar o campeonato”.
Nas redes sociais, massa associativa do emblema encarnado não esconderam a frustração perante desaire diante do rival azul e branco
15 Jun 2026 | 10:34 |
O Benfica foi derrotado pelo Porto por 75-71, este domingo, e falhou a conquista do Campeonato Nacional de basquetebol, permitindo aos dragões celebrar o título pela primeira vez em 10 anos (3-1 no agregado). Nas redes sociais, os adeptos encarnados não esconderam a frustração.
Adeptos: "Rui Costa é a completa imagem de loseirismo!!!"
"Que vergonha. Despeçam o treinador. Gastam balúrdios e não jogam nada", "Mais uma modalidade a voar...", Até no basquetebol conseguem perder. Rui Costa é a completa imagem de loseirismo!!!" ou "Isto já parece o futebol. É só investimento e aproveitamento é zero" são alguns dos comentários nas redes sociais.
O encontro começou bastante equilibrado, com ambas as equipas a revelarem dificuldades na finalização. Ainda assim, o Porto conseguiu ser ligeiramente mais eficaz nos momentos decisivos do primeiro período e terminou os primeiros 10 minutos na frente, com uma vantagem mínima de 18-17.
No segundo quarto, os encarnados continuaram a discutir o resultado taco a taco, apesar da inspiração de Corey Allen-Williams, que acertou três lançamentos triplos consecutivos. Quando parecia que os portistas poderiam fugir no marcador, Aaron Broussard ajudou o Benfica a reduzir a diferença para apenas dois pontos ao intervalo, com o resultado fixado em 37-35.
A equipa de Norberto Alves regressou dos balneários determinada e conseguiu mesmo operar a reviravolta durante o terceiro período, chegando aos últimos dez minutos em vantagem por 57-55. No entanto, no derradeiro quarto, o rival revelou maior eficácia nos dois lados do campo e conseguiu travar a reação encarnada (75-71). Betinho Gomes realizou o último jogo pelas águias.
Veja a publicação:
Treinador vê inúmeros erros por parte de sua equipa e que é necessário refletir, mas prometeu uma energia diferente para próximo jogo
13 Jun 2026 | 09:49 |
O Benfica sofreu uma pesada derrota frente ao Porto por 87-63, no terceiro jogo da final do Campeonato Nacional de Basquetebol, e ficou a uma derrota de perder o título. Com este triunfo, os dragões colocaram-se em vantagem na eliminatória e podem selar a conquista já no próximo domingo, às 17h15, novamente no Dragão Arena.
No final da partida, Norberto Alves não escondeu a desilusão com a prestação da equipa e assumiu as responsabilidades pelo resultado, apontando a falta de eficácia como um dos principais fatores para a derrota: "Não entrámos nada bem, mas também houve uma completa diferença de eficácia entre Benfica e Porto. Estivemos sempre muito mal nos lançamentos livres e de três pontos", começou por afirmar o treinador encarnado.
O técnico reconheceu ainda que a necessidade constante de correr atrás do prejuízo teve impacto no desempenho da equipa, mas deixou claro que a reflexão deve ir além dos aspetos táticos: "Andar atrás do resultado para tentar manter o jogo equilibrado teve custos. É preciso que todos reflitam sobre o que aconteceu. Não foi um jogo nada bom do Benfica. A equipa perdeu solidez em alguns momentos e é importante perceber porquê. Muitas vezes fala-se apenas da perspetiva tática, mas o que aconteceu não passa por aí".
Norberto Alves destacou a qualidade do adversário, mas sublinhou que o Benfica terá de apresentar uma postura completamente diferente no próximo encontro: "É evidente que o Porto está bem e joga em casa, mas o Benfica tem de aparecer com outra energia, outra disponibilidade e, principalmente, outra atitude desde o primeiro segundo. Houve jogadores que estiveram bem, mas precisamos de todos. Temos de estar todos na mesma página."
O quarto jogo da final assume agora contornos decisivos para os encarnados. Obrigado a vencer para continuar na luta pelo campeonato, o Benfica tentará forçar a realização de uma quinta e última partida. Para isso, terá de reagir rapidamente e ultrapassar um Porto que está a apenas um triunfo de voltar a erguer o troféu nacional.
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Histórico do Benfica prepara despedida da Luz e fim de carreira
11 Jun 2026 | 17:41
Insólito! Rival anuncia novo treinador do Benfica ao despedir-se de atleta
11 Jun 2026 | 11:24
Benfica perde com o Porto no prolongamento e já não vai ser campeão na sexta-feira
09 Jun 2026 | 21:39