Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Histórico do Benfica prepara despedida da Luz e fim de carreira
11 Jun 2026 | 17:41
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
09 Set 2025 | 21:21 |
Terminada a participação histórica no EuroBasket, a equipa de Portugal está de regresso a território nacional, onde cada um dos seus jogadores irá se juntar à sua respectiva equipa. Em declarações à imprensa, Rafael Lisboa comentou a experiência que teve na competição e revelou que a ambição não fica por aqui.
Rafael Lisboa: “Foi uma experiência incrível e que queremos voltar a repetir”
Depois de Neemias Queta ter abordado a presença na prova, foi a vez do antigo atleta do Benfica fazer o mesmo: “Foi a primeira vez que todos estes jogadores participaram no EuroBasket, nunca ninguém tinha jogado uma prova deste nível, é um torneio de uma magnitude incrível, muito bem organizado, os jogos são de alta qualidade, com muita competitividade. Foi uma experiência incrível e que queremos voltar a repetir”.
Reconhecendo que a equipa atingiu o objetivo, Rafael Lisboa explica que Portugal iria sempre querer mais: “O objetivo que traçámos para o Europeu era entrar na fase a eliminar, conseguimos atingir o objetivo, mas claro que depois de lá estarmos ficamos com a sensação de que podíamos ter feito ainda melhor. Somos uma equipa muito ambiciosa, pelo que queremos ir mais além na próxima oportunidade”.
Rafael Lisboa: “Sempre joguei a base na minha vida inteira, gosto muito de jogar a base"
Por outro lado, o basquetebolista que chegou a passar pelo Clube da Luz comentou também a sua posição dentro do court: “Sempre joguei a base na minha vida inteira, gosto muito de jogar a base, é a minha posição, é a posição onde jogo sempre, mas quando os treinadores acham e sentem que eu posso ajudar também numa posição mais liberto, para não ter de transportar a bola para o ataque, também me sinto confortável”.
Sobre o futuro da sua carreira, Rafael Lisboa mantém o mesmo como uma incógnita: “Não sei, é uma coisa em que não penso muito, até porque não está nas minhas mãos. Tenho uma época para jogar no meu clube, o Ourense, com quem renovei no verão. Vou esta semana para Espanha, onde estou focado a 100%. Faço o meu trabalho, que é o que posso controlar”.
Técnico do Clube da Luz optou por não falar no futuro no comando técnico das águias, centrando-se apenas na análise ao jogo e à eliminatória
15 Jun 2026 | 10:52 |
Norberto Alves analisou a derrota do Benfica frente ao Porto na final do campeonato nacional de basquetebol, optando por não abordar a sua continuidade no comando técnico das águias, centrando-se apenas na análise ao jogo e à eliminatória.
N. Alves: "Sobre a minha continuidade, nunca falei de contratos publicamente. Isso fica entre mim e o Clube”
“Não esperem da minha parte apontar o dedo a qualquer jogador. Nunca o fiz e nunca o farei. A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha. Sobre a minha continuidade, nunca falei de contratos publicamente. Isso fica entre mim e o Clube”.
Antes, o treinador começou por enquadrar a série: “Um play-off é sempre um filme com vários capítulos. Penso que no primeiro jogo o Porto não esteve ao nível em termos de percentagem de lançamentos. O segundo jogo fica-nos com uma mágoa grande, porque podíamos ter ganho. Foram pequenos detalhes que nos marcaram muito para o terceiro jogo. Terceiro jogo? Não estivemos ao nosso nível. Foi o pior jogo da época”.
O treinador lamentou depois o desfecho da final e o objetivo histórico falhado pelo Benfica: “No nosso Clube, ganhar ou perder não é a mesma coisa. Perdemos e estamos muito tristes. Não conseguimos uma coisa que não se fazia há mais de 50 anos, que era ganhar um pentacampeonato em Portugal. Fizemos tudo para o ganhar e lamento não termos conseguido dar essa alegria aos adeptos”.
Além do mais, deixou uma mensagem de responsabilidade e união no grupo: "Disse aos jogadores que não podem confundir perder com fracasso. Perdemos, não estamos contentes, mas nenhum deles tem de sentir qualquer sintoma de fracasso. Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, perdemos todos. Mas a responsabilidade máxima é sempre do treinador. Quero dar os parabéns ao Porto, aos seus jogadores e à sua equipa técnica. Quando se ganha, é sempre justo vencedor. Para o ano, o Benfica estará cá para voltar a querer ganhar o campeonato”.
Nas redes sociais, massa associativa do emblema encarnado não esconderam a frustração perante desaire diante do rival azul e branco
15 Jun 2026 | 10:34 |
O Benfica foi derrotado pelo Porto por 75-71, este domingo, e falhou a conquista do Campeonato Nacional de basquetebol, permitindo aos dragões celebrar o título pela primeira vez em 10 anos (3-1 no agregado). Nas redes sociais, os adeptos encarnados não esconderam a frustração.
Adeptos: "Rui Costa é a completa imagem de loseirismo!!!"
"Que vergonha. Despeçam o treinador. Gastam balúrdios e não jogam nada", "Mais uma modalidade a voar...", Até no basquetebol conseguem perder. Rui Costa é a completa imagem de loseirismo!!!" ou "Isto já parece o futebol. É só investimento e aproveitamento é zero" são alguns dos comentários nas redes sociais.
O encontro começou bastante equilibrado, com ambas as equipas a revelarem dificuldades na finalização. Ainda assim, o Porto conseguiu ser ligeiramente mais eficaz nos momentos decisivos do primeiro período e terminou os primeiros 10 minutos na frente, com uma vantagem mínima de 18-17.
No segundo quarto, os encarnados continuaram a discutir o resultado taco a taco, apesar da inspiração de Corey Allen-Williams, que acertou três lançamentos triplos consecutivos. Quando parecia que os portistas poderiam fugir no marcador, Aaron Broussard ajudou o Benfica a reduzir a diferença para apenas dois pontos ao intervalo, com o resultado fixado em 37-35.
A equipa de Norberto Alves regressou dos balneários determinada e conseguiu mesmo operar a reviravolta durante o terceiro período, chegando aos últimos dez minutos em vantagem por 57-55. No entanto, no derradeiro quarto, o rival revelou maior eficácia nos dois lados do campo e conseguiu travar a reação encarnada (75-71). Betinho Gomes realizou o último jogo pelas águias.
Veja a publicação:
Treinador vê inúmeros erros por parte de sua equipa e que é necessário refletir, mas prometeu uma energia diferente para próximo jogo
13 Jun 2026 | 09:49 |
O Benfica sofreu uma pesada derrota frente ao Porto por 87-63, no terceiro jogo da final do Campeonato Nacional de Basquetebol, e ficou a uma derrota de perder o título. Com este triunfo, os dragões colocaram-se em vantagem na eliminatória e podem selar a conquista já no próximo domingo, às 17h15, novamente no Dragão Arena.
No final da partida, Norberto Alves não escondeu a desilusão com a prestação da equipa e assumiu as responsabilidades pelo resultado, apontando a falta de eficácia como um dos principais fatores para a derrota: "Não entrámos nada bem, mas também houve uma completa diferença de eficácia entre Benfica e Porto. Estivemos sempre muito mal nos lançamentos livres e de três pontos", começou por afirmar o treinador encarnado.
O técnico reconheceu ainda que a necessidade constante de correr atrás do prejuízo teve impacto no desempenho da equipa, mas deixou claro que a reflexão deve ir além dos aspetos táticos: "Andar atrás do resultado para tentar manter o jogo equilibrado teve custos. É preciso que todos reflitam sobre o que aconteceu. Não foi um jogo nada bom do Benfica. A equipa perdeu solidez em alguns momentos e é importante perceber porquê. Muitas vezes fala-se apenas da perspetiva tática, mas o que aconteceu não passa por aí".
Norberto Alves destacou a qualidade do adversário, mas sublinhou que o Benfica terá de apresentar uma postura completamente diferente no próximo encontro: "É evidente que o Porto está bem e joga em casa, mas o Benfica tem de aparecer com outra energia, outra disponibilidade e, principalmente, outra atitude desde o primeiro segundo. Houve jogadores que estiveram bem, mas precisamos de todos. Temos de estar todos na mesma página."
O quarto jogo da final assume agora contornos decisivos para os encarnados. Obrigado a vencer para continuar na luta pelo campeonato, o Benfica tentará forçar a realização de uma quinta e última partida. Para isso, terá de reagir rapidamente e ultrapassar um Porto que está a apenas um triunfo de voltar a erguer o troféu nacional.
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Histórico do Benfica prepara despedida da Luz e fim de carreira
11 Jun 2026 | 17:41
Insólito! Rival anuncia novo treinador do Benfica ao despedir-se de atleta
11 Jun 2026 | 11:24
Benfica perde com o Porto no prolongamento e já não vai ser campeão na sexta-feira
09 Jun 2026 | 21:39