Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Mourinho não foi logo para o balneário do Benfica e explicou porquê: "Não invento histórias"

Questionado sobre o facto de ter ido ter com os jogadores no final do jogo, contrariamente ao que costuma fazer, técnico justificou motivo

José Mourinho explicou o porquê de não ter seguido diretamente para os balneários após o duelo entre Nacional e Befica
José Mourinho explicou o porquê de não ter seguido diretamente para os balneários após o duelo entre Nacional e Befica

29 Nov 2025 | 23:29 |

Icon Comentário0

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Nacional (2-1), jogo da 12.ª jornada da Liga Betclic disputado neste sábado, 29 de novembro, no Estádio da Madeira. Questionado sobre o facto de ter ido ter com os jogadores no final do jogo, contrariamente ao que costuma fazer, o técnico explicou o porquê de não ter seguido diretamente para os balneários.


J. Mourinho: "Vocês já me conhecem, não dou tangas, não invento histórias"


"Vocês já me conhecem, não dou tangas, não invento histórias. Hoje, se nós perdemos este jogo, dou os parabéns aos meus jogadores. A única coisa que eles não fizeram, se nós tivéssemos perdido por 1-0, foi fazer golo. Eles fizeram tudo bem. Num campo difícil, com um adversário difícil, com um perfil de jogo que eu não comento, porque não tenho nada a comentar o jogo que fazem os meus adversários, difícil a perder 1-0 completamente contra a justiça do jogo, que é um golpe duro... Eu arrisquei, mas eles aceitaram o risco", começou por dizer o técnico, falando no papel de Georgiy Sudakov.


O Sudakov começa na esquerda, depois passa para a posição 10, e depois nos últimos 15 minutos, quando entra o Schjelderup, passa para a posição 8. Só para dar um exemplo do nível de entrega dos jogadores. Hoje, se perco o jogo seria, obviamente, uma frustração grande".

O treinador mandou ainda uma farpa aos 'comentadores': "Não quero nem imaginar o que é que diriam todos aqueles que comentam futebol em Portugal. Não quero nem imaginar aquilo que diriam se nós perdêssemos o jogo. Mas, para mim, é importante aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto, e aquilo que eu vi, aquilo que eu senti, foi uma boa equipa a jogar bem, com as suas limitações, porque nós temos limitações. Quando nós jogamos contra uma equipa em bloco ultrabaixo, com gente grande, com defesas bons no jogo de área, às vezes falta-nos ali uma referência, com um perfil diferente daquilo que nós temos. Mas nós fomos à procura de soluções, demos largura, metemos gente a entrar de trás, metemos gente técnica a poder encontrar pequenos espaços dentro de uma defesa superfechada, e os jogadores mereceram. Por isso é que eu festejei tanto, porque quis, imediatamente, dar-lhes aquele reconhecimento, porque a vitória é deles. Nós treinadores, às vezes, fazemos substituição que dá, que não dá, mas são eles que dão ou que não dão, são eles que aceitam ou não o risco. Esta coisa dos treinadores que arriscam muito é tudo teoria, porque na prática, lá dentro, são eles que têm que aceitar tanto um perfil de jogo como outro perfil de jogo. E da mesma maneira que os jogadores do Nacional lutaram até ao fim pelo seu perfil de jogo, nós fomos com o nosso perfil até ao final, e na minha opinião merecemos ganhar.


J. Mourinho: "E quando fazemos o golo do empate, eu acho que o segundo golo ia aparecer, porque a onda já estava grande"

José Mourinho explicou que é esta atitude que quer daqui para a frente: "Jogando melhor, jogando pior, tendo mais talento, tendo menos talento, tendo mais jogadores disponíveis ou menos jogadores disponíveis, o Benfica tem de ir até ao fim. O Benfica hoje, se perde o jogo, é uma injustiça tremenda. Mas, independentemente de qualquer tipo de reação negativa que pudesse haver da parte dos associados, dos adeptos, obviamente da imprensa seria o terremoto de Lisboa mais uma vez, mas foram Benfica... E também eles assumirem o risco, terem a coragem de não terem problema de, 'ok, se perdermos 2-0 perdemos 2-0, mas 1-0 e desmoralizados e passivos, não'. A equipa assumiu esse risco muito bem. Estou muito contente, obviamente, com a vitória, que é de pontos que nós nos alimentamos, mas também gosto muito de estar contente com a maneira como a equipa jogou. Estou contente. Acho que os jogadores também mereciam isto. E Ajax fora de casa, e viajar só no dia seguinte, e ter um dia para treinar e pouco, e viajar de novo para a Madeira, e ter um jogo difícil como este, num campo que é difícil para toda a gente, num jogo que se tornou ainda mais difícil, em função de não termos feito golo... Porque também há uma coisa que parecia, ou que podia parecer, o negativismo que tem acompanhado o Benfica. Antes do golo do Nacional, o Barreiro falha um golo de baliza aberta. E o Nacional, que não faz um único remate à baliza, vai lá e faz golo. Isto, normalmente, no Benfica que eu vim encontrar, seria a machadada final no jogo. E para eles não foi. O Barreiro falha o golo, fazemos o erro lá, o Nacional faz o golo, faltam 20 minutos, que nós sabíamos que não iam ser 20, sabíamos que iam ser 7 ou 8, porque da maneira como o jogo estava a ser gerido era isso que iria acontecer. Mas eles foram, e foram, e foram. E quando fazemos o golo do empate, eu acho que o segundo golo ia aparecer, porque a onda já estava grande", terminou.


Futebol

Schjelderup vai entrar em campo no Mundial e Benfica... treme

Campeonato do Mundo na América do Norte pode tornar-se decisivo para o futuro de um dos principais jogadores do plantel encarnado

Possíveis boas exibições de Andreas Schjelderup no Mundial podem levar o norueguês à saída do Benfica
Possíveis boas exibições de Andreas Schjelderup no Mundial podem levar o norueguês à saída do Benfica

16 Jun 2026 | 13:45 |

Icon Comentário0

O Campeonato do Mundo arranca esta terça-feira para a Noruega, mas no Benfica haverá um olhar particularmente atento a um dos protagonistas da seleção escandinava. Andreas Schjelderup entra em campo diante do Iraque, no Gillette Stadium, numa altura em que o seu futuro na Luz continua envolto em incerteza.


O Mundial pode funcionar como uma verdadeira montra internacional. Cada exibição da Noruega será acompanhada de perto na Luz, mas também por vários gigantes europeus. Entre a ambição de se afirmar definitivamente no Benfica e a cobiça do mercado, Schjelderup prepara-se para disputar um torneio que poderá marcar o rumo da sua carreira.


Ao contrário de Fredrik Aursnes, considerado peça fundamental do projeto encarnado, o cenário de Schjelderup permanece em aberto. O avançado de 22 anos teve uma primeira metade de época difícil em 2025/26 e esteve muito perto de abandonar o Benfica no mercado de inverno, com o Club Brugge disposto a avançar com uma proposta na ordem dos 11 milhões de euros.


Tudo mudou após a memorável vitória por 4-2 frente ao Real Madrid, na Luz. Schjelderup brilhou com um bis e passou de jogador negociável a elemento indispensável para José Mourinho. A transferência para a Bélgica caiu imediatamente por terra e o norueguês iniciou uma reta final de temporada em grande nível.

Nos 17 encontros seguintes em que foi utilizado, o jovem atacante assinou seis golos e quatro assistências, ganhando a confiança do então treinador encarnado e despertando o interesse de vários emblemas europeus. O Barcelona é um dos clubes apontados ao internacional norueguês, enquanto em Inglaterra também existem admiradores atentos ao seu crescimento.



Futebol

Nicolás Otamendi chama "animal" a jogador que está no Mundial; Ex Benfica prepara estreia

Além do mais, falou ainda da preparação para o duelo com a Argélia e da sua própria vivência nesta competição, o quarto da carreira

Na véspera da estreia da Argentina no Mundial 2026, frente à Argélia, Nicolás Otamendi, ex Benfica, deixou vários elogios a Lionel Messi
Na véspera da estreia da Argentina no Mundial 2026, frente à Argélia, Nicolás Otamendi, ex Benfica, deixou vários elogios a Lionel Messi

16 Jun 2026 | 13:37 |

Icon Comentário0

Na véspera da estreia da Argentina no Mundial 2026, frente à Argélia, Nicolás Otamendi deixou vários elogios a Lionel Messi e sublinhou o espírito competitivo do capitão argentino. O antigo central do Benfica, agora no River Plate, falou com emoção sobre a presença do astro na seleção.


N. Otamendi: "É um animal e adora competir"


Sobre Messi, não poupou palavras e destacou o impacto diário do capitão no grupo: "Adoramos ver o pequeno todos os dias. É uma pessoa simples, prepara-se, mas é um animal e adora competir. Isso impede que relaxes. Quando a bola está a rolar, é aí que tens de ir com tudo. Messi alegra-nos a todos. Quem não adora o Leo? Temos de apoiá-lo e ajudá-lo".


O defesa reforçou ainda a dimensão única do craque argentino, deixando uma frase que marcou as suas declarações: "Quem não adora Messi?". A presença do capitão é um fator decisivo na exigência interna da equipa e na forma como a Argentina mantém o nível competitivo.

Já sobre o contexto da seleção campeã do mundo, o jogador alertou para as dificuldades da prova e para a responsabilidade: "Chegamos bem, estamos a dar o máximo, porque sabemos que somos os campeões e todos nos vão querer ganhar, por isso temos de dar o máximo", afirmou.


Além do mais, falou ainda da preparação para o duelo com a Argélia e da sua própria vivência neste Mundial, o quarto da carreira: "Temos de fazer o nosso jogo, eles têm bons jogadores. E creio que a organização defensiva é fundamental. Desfruto destes momentos, porque vai ser o meu último Mundial".


Futebol

Médio muito criticado no Benfica quer ficar para provar que tem lugar na equipa de Marco Silva

Depois de uma época marcada por dificuldades, jogador de 25 anos quer dar a volta à situação e convencer novo treinador de que pode ser uma opção válida

Enzo Barrenechea já iniciou a preparação para a nova temporada com o objetivo claro de se apresentar em grande forma no regresso aos trabalhos do Benfica
Enzo Barrenechea já iniciou a preparação para a nova temporada com o objetivo claro de se apresentar em grande forma no regresso aos trabalhos do Benfica

16 Jun 2026 | 13:06 |

Icon Comentário0

Enzo Barrenechea já iniciou a preparação para a nova temporada com o objetivo claro de se apresentar em grande forma no regresso aos trabalhos do Benfica. O médio argentino está a seguir um plano de treino individual durante o período de férias, de forma a chegar ao Benfica Campus sem limitações físicas e pronto para competir ao mais alto nível.


Depois de uma época marcada por dificuldades, o jogador de 25 anos quer dar a volta à situação e convencer o novo treinador, Marco Silva, de que pode ser uma opção válida no meio-campo encarnado. A última temporada ficou aquém das expetativas, muito por culpa de problemas físicos que travaram o seu rendimento.


Um dos principais contratempos foi uma lesão no ombro direito, mais concretamente uma subluxação traumática, que acabou por condicionar fortemente a sua utilização. Na segunda metade da época, o atleta perdeu protagonismo e foi titular em apenas seis encontros, depois de ter começado o ano com um papel mais relevante na equipa.


Apesar de ter terminado a época desiludido, o argentino mantém-se focado no futuro e aproveita os últimos dias de descanso na Argentina junto da família. O seu nome continua a ser associado ao mercado, nomeadamente ao Valência, embora, para já, os espanhóis não tenham avançado de forma concreta pela sua contratação.

Ao longo dos 2.967 minutos em que esteve em campo em 2025/26, Enzo Barrenechea - avaliado em 12 milhões de euros - marcou dois golos e registou uma assistência pelo Benfica, mantendo-se como uma das opções mais utilizadas do meio-campo encarnado durante grande parte da época.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ruben Amorim recusou assinar pelo Benfica
Futebol

Ruben Amorim recusou assinar pelo Benfica

16 Jun 2026 | 12:33

Icon Comentário0
Marco Silva define com quem vai trabalhar na pré-época do Benfica
Futebol

Marco Silva define com quem vai trabalhar na pré-época do Benfica

16 Jun 2026 | 09:30

Icon Comentário0
Negócio fechado! Nélson Veríssimo e Benfica chegam a acordo
Futebol

Negócio fechado! Nélson Veríssimo e Benfica chegam a acordo

16 Jun 2026 | 11:51

Icon Comentário0