Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 - Extremo está de saída do Benfica, mas Rui Costa quer manter parte do passe
13 Jun 2026 | 14:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Dez 2025 | 16:40 |
Marcelo deixou muitos elogios a José Mourinho, e lembrou as palavras do treinador do Benfica que o ajudaram a melhorar em campo. O antigo lateral-esquerdo do emblema da capital espanhola, onde tem estatuto de lenda, concedeu uma entrevista à 'Marca', onde falou dos tempos que passou com o 'Special One'.
"Foi muito rápido, num treino. Ele perguntou-me porque é que eu achava que não tinha ido ao Mundial de 2010. Eu era muito jovem e um pouco convencido, e respondi: 'Porque o selecionador não quis'", começou por explicar Marcelo, sobre um dos primeiros diálogos que teve com José Mourinho.
O antigo lateral-esquerdo do Real Madrid - que o Benfica defronta em breve - prosseguiu: "'Não, é porque não defendes nada, mas eu vou ajudar-te'. E ele ajudou-me bastante a ser mais agressivo, a entender melhor a parte defensiva e a saber que um lateral tem de defender primeiro e só depois atacar. Estou-lhe muito grato".
Depois, Marcelo lembrou a rivalidade entre os dois grandes de Espanha, que, no década de 2010, atingiu o seu auge com a passagem de Mourinho pelos blancos: "Eram tempos incríveis. Hoje em dia falo com o Casillas, com o Piqué, com o Puyol... Matávamo-nos em campo, mas foi algo que vivemos e que foi bonito. As discussões, os problemas que tivemos, são coisas do futebol, mas sempre com muito respeito. Eu tentava defender o Real Madrid e eles o Barça. Foi uma época que vai ficar para a história".
"Difícil. Até hoje ainda o procuro. Ele é bom demais. Tive a sorte de jogar nesta época maravilhosa, com Messi, Cristiano Ronaldo e outros grandes jogadores", atirou, a terminar, Marcelo, quando questionado acerca de como era ter de defender o astro argentino nesses clássicos espanhóis.
Extremo passou longe de viver época dos sonhos com a camisola encarnada e pode estar encaminhando-se para deixar o clube na janela de verão
14 Jun 2026 | 10:08 |
Dodi Lukebakio deixou uma mensagem tranquilizadora para os adeptos do Benfica quanto ao seu futuro. Apesar de não ter garantido em definitivo a continuidade na Luz, o internacional belga assumiu que a sua vontade passa por permanecer de águia ao peito nas próximas temporadas.
Lukebákio sobre futuro no Benfica: "Veremos"
Em declarações à publicação belga La Libre, o extremo de 28 anos foi confrontado com a possibilidade de abandonar o Benfica neste mercado de transferências. Contratado ao Sevilha no verão passado por cerca de 20 milhões de euros, Lukebakio revelou estar perfeitamente adaptado à vida em Portugal e garantiu que a família também se sente feliz em Lisboa.
“Ainda tenho quatro anos de contrato. Veremos, mas, por mim, não saio. A vida em Lisboa é genial, minha família está feliz. Sem dúvida alguma, sentimo-nos bem. Faltam quatro anos de contrato. Veremos”, acrescentou o internacional belga.
Lukébakio reconheceu, no entanto, que a temporada ficou aquém das expetativas no plano individual, muito por culpa da grave lesão sofrida durante a época. O extremo recordou o momento em que soube da gravidade do problema físico, uma fratura no tornozelo esquerdo que o afastou da competição durante largos meses.
Apesar de alguns momentos de tensão vividos durante a temporada, nomeadamente após ter sido substituído ainda antes da hora de jogo frente ao Moreirense, Lukebakio fez questão de elogiar José Mourinho, treinador que deixou recentemente o Benfica para regressar ao Real Madrid. O internacional belga revelou ter retirado aprendizagens importantes do trabalho com o técnico português.
Treinador chegou para ser o substituto de José Mourinho e seu benfiquismo foi trazido a público pelo Presidente Rui Costa durante a sua apresentação
14 Jun 2026 | 09:51 |
A apresentação de Marco Silva como novo treinador do Benfica ficou marcada por vários momentos simbólicos, mas houve um detalhe que não passou despercebido aos adeptos encarnados. O técnico surgiu com um antigo cartão de sócio do clube, acompanhado por uma fotografia de infância, reforçando uma ligação ao Benfica que vem desde os primeiros anos de vida e que lhe deixa perto de feito impressionante: receber a águia de ouro.
O benfiquismo de Marco Silva nunca foi propriamente um segredo. Na véspera da apresentação, Rui Costa já tinha destacado a forte ligação emocional do treinador ao clube da Luz, algo que o próprio confirmou durante a conferência de imprensa, admitindo que o lado sentimental teve peso na decisão de regressar a Portugal para assumir o comando técnico das águias.
Segundo avançou o Maisfutebol, Marco Silva tornou-se sócio do Benfica ainda no início da década de 1980, por iniciativa do pai e do avô. Na altura, o atual treinador encarnado teria apenas quatro anos de idade e recebeu um número de associado próximo dos 10 mil.
A longa ligação ao Benfica faz com que Marco Silva esteja prestes a atingir uma marca histórica enquanto associado do clube. O treinador aproxima-se dos 45 anos consecutivos como sócio encarnado, um percurso que antecede em muitos anos a sua carreira como jogador e treinador. Caso mantenha a antiguidade, Marco Silva ficará também cada vez mais perto de receber a Águia de Ouro, distinção atribuída aos sócios que completam 50 anos de filiação ao Clube.
Depois de uma carreira de sucesso construída em Portugal, Grécia e Inglaterra, o técnico regressa agora ao clube que acompanha desde criança, assumindo a responsabilidade de liderar o Benfica numa nova etapa desportiva. A ligação emocional ao emblema da Luz foi, de resto, um dos temas mais abordados durante a sua apresentação, numa altura em que os encarnados iniciam um novo ciclo após a saída de José Mourinho para o Real Madrid.
Chegada do treinador às águias oferece oportunidades a atletas que já se imaginava não terem mais chances no emblema encarnado
14 Jun 2026 | 09:46 |
Apresentado oficialmente como sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, Marco Silva já começou a preparar a nova temporada e a definir as linhas mestras do plantel que terá à sua disposição em 2026/27. Apesar de serem esperados reforços neste mercado de transferências, o treinador acredita que existem várias soluções internas capazes de ganhar um novo protagonismo sob a sua liderança.
Entre os jogadores que partem para a nova época com perspetivas renovadas encontra-se Manu Silva. Contratado ao Vitória de Guimarães no início de 2025 por cerca de 12 milhões de euros, o médio viu a sua afirmação de águia ao peito ser interrompida praticamente no arranque da aventura na Luz.
Apenas três jogos depois da chegada ao Benfica, o internacional sub-21 português sofreu uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, lesão que o obrigou a parar durante vários meses e a submeter-se a uma intervenção cirúrgica.
Além de Manu Silva, também Georgiy Sudakov e Franjo Ivanovic entram nos planos de Marco Silva para a próxima temporada. Os dois jogadores perderam espaço ao longo da segunda metade da última época, sobretudo após a saída de Bruno Lage e a chegada de José Mourinho ao comando técnico. Com menor protagonismo nos últimos meses, ambos acabaram por ter um papel secundário nas opções da equipa.
Agora, com uma nova liderança técnica e novas ideias de jogo, Sudakov e Ivanovic terão a oportunidade de começar praticamente do zero e lutar por um lugar de destaque no plantel encarnado. A pré-temporada será decisiva para os três jogadores, numa fase em que Marco Silva pretende avaliar de perto todas as opções disponíveis antes de definir as prioridades do Benfica para o mercado de transferências.
Exclusivo Glorioso 1904 - Extremo está de saída do Benfica, mas Rui Costa quer manter parte do passe
13 Jun 2026 | 14:50
Craque do Benfica estreou-se no Mundial, mas ficou chateado: “Não houve muito futebol”
13 Jun 2026 | 17:44
Trubin confessa que estava confuso minutos antes do golo marcado no Benfica - Real Madrid
13 Jun 2026 | 17:34