Futebol
António Silva confirma proposta do Benfica, mas não garante renovação: "Ainda não sei..."
23 Jun 2026 | 09:58
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
09 Jun 2023 | 12:15 |
Orkun Kökçü é a “jóia da coroa” do Feyenoord, define o The Athletic. No âmbito de uma análise a 50 jogadores promissores com menos de 25 anos, o jornal inglês centra agora atenções no turco e reconhece-lhe várias qualidades: desde o à vontade para jogar com os dois pés, passando pela aptidão para as bolas paradas até à pressão alta que exerce, bem ao estilo de Roger Schmidt.
Reforçando-se com imagens de vários momentos de jogo, o portal explicou o porquê de vários clubes estarem atentos à estrela da Eredivisie e concluiu que o jovem talento é um “médio moderno”.
“Aproxima-se dos centrais para receber a bola e imediatamente pensa em progredir no terreno. Quer seja através de um passe ou de um drible, o seu primeiro pensamento é quase sempre ofensivo”, pode ler-se sobre o jogador. A sua influência no jogo é tanta que o centrocampista, de 22 anos, foi mesmo o segundo jogador com o maior número de toques na liga holandesa, ficando somente atrás de Jurrien Timber, do Ajax.
Os números que apresenta - tem ainda, por exemplo, uma média de 12,6 passes progressivos por 90 minutos (mais do que Enzo Fernádez na Premier League, que fica-se pelos 9,7) - evidenciam “a aptidão de Kökçü para uma equipa que enfrenta regularmente adversários que se posicionam em blocos baixos”, defende ainda o The Athletic.
Orkun Kökçü - avaliado em 30 milhões de euros – conta com 12 golos e cinco assistências, em 46 partidas, esta temporada.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Central deu uma recente entrevista na qual abordou vários temas, entre os quais a chegada do técnico para o lugar de José Mourinho
23 Jun 2026 | 11:30 |
A poucos dias do arranque da pré-temporada no Benfica Campus, António Silva mostrou-se confiante em relação ao novo ciclo liderado por Marco Silva. O defesa-central considera que o treinador português reúne as condições ideais para potenciar o plantel encarnado e devolver o clube aos títulos. Em entrevista ao canal de YouTube de João Oliveira, o internacional português recordou a última temporada e destacou o percurso construído por Marco Silva em Inglaterra.
António Silva: "Marco Silva tem muita capacidade"
“Tivemos um ano com o mister José Mourinho. Foi uma época com algumas dificuldades e falhámos, enquanto equipa, em momentos decisivos, nos quais poderíamos ter-nos aproximado do primeiro lugar. O Marco Silva tem muita capacidade. Esteve quatro anos na Premier League com uma equipa que tinha como objetivo a permanência e conseguiu sempre alcançar boas classificações”, afirmou.
António Silva não escondeu a desilusão pelos resultados alcançados pelo Benfica nos últimos anos, reconhecendo que o rendimento da equipa ficou abaixo da exigência habitual do Clube. O central admitiu compreender a frustração dos adeptos e garantiu que o grupo tem plena consciência da necessidade de inverter esse cenário.
António Silva: "Nos últimos sete anos fomos campeões apenas uma vez, com o mister Roger Schmidt, sem falar das Taças. É muito curto"
“As últimas épocas foram abaixo do esperado. Qualquer benfiquista tem essa noção e nós, que estamos lá dentro, também a temos. Nos últimos sete anos fomos campeões apenas uma vez, com o mister Roger Schmidt, sem falar das Taças. É muito curto”, reconheceu.
Apesar da análise crítica ao passado recente, o 'camisola 4' defende que este é o momento de olhar em frente e abraçar a nova liderança técnica. Para António Silva, a união entre equipa, estrutura e adeptos será determinante para recolocar o Benfica no patamar que considera ser o seu lugar natural.
“O que posso dizer é que temos de trabalhar sobre isso, mas olhando para o futuro e abraçando a ideia do novo treinador. Temos de estar positivos, todos juntos. Só assim vamos conseguir colocar o clube onde ele deve estar, que é ser campeão. É o mínimo exigível no Benfica”, sublinhou.
Médio ucraniano está focado em cair nas boas graças do novo treinador do conjunto encarnado e já começou a tomar medidas para tal
23 Jun 2026 | 11:10 |
O regresso do plantel do Benfica aos trabalhos está agendado para quinta-feira, mas Georgiy Sudakov decidiu não esperar pelo arranque oficial da pré-temporada. O médio ucraniano apresentou-se mais cedo no Benfica Campus, por iniciativa própria, e realizou já uma sessão de treino individual.
A decisão tem um objetivo claro: chegar à nova época na melhor condição física possível e causar uma boa impressão junto de Marco Silva. A admiração do novo treinador encarnado pelas qualidades de Sudakov já não é novidade. A informação tinha sido avançada anteriormente e acabou por ser confirmada pelo próprio Marco Silva durante a sua apresentação oficial. A informação foi avançada pelo Record.
O técnico português acredita que o internacional ucraniano possui características particularmente adequadas ao modelo de jogo que pretende implementar no Benfica e vê nele um jogador capaz de assumir um papel importante na equipa. Com o início dos trabalhos à porta, Marco Silva terá finalmente oportunidade de observar de perto um dos atletas em quem deposita maiores expectativas para a nova temporada.
Do lado do jogador, a motivação também é elevada. Sudakov pretende aproveitar a mudança de ciclo técnico para recuperar protagonismo e deixar para trás uma época marcada por dificuldades. Aos 23 anos, o camisola 10 encarnado procura iniciar a nova temporada com uma imagem renovada, mostrando desde já uma forte determinação para reconquistar espaço no plantel.
Contratado como uma das principais apostas do Benfica, Sudakov não conseguiu corresponder plenamente às expectativas durante a última época. Problemas físicos, desgaste emocional e alguma irregularidade exibicional acabaram por condicionar o seu rendimento, levando-o a perder espaço em vários momentos da temporada.
Jogador prepara-se para dar um novo passo na sua carreira desportiva e deixa o emblema da Luz para atuar na equipa da Reboleira
23 Jun 2026 | 10:28 |
Beni Souza é o mais recente reforço do Estrela da Amadora. O extremo franco-congolês, de 22 anos, troca o Benfica pelos tricolores, depois de uma passagem pelos encarnados marcada pela evolução e afirmação no futebol português. O jogador chegou à Luz na temporada 2024/25 e integrou a equipa B do Benfica, pela qual realizou 11 encontros oficiais e registou uma assistência.
Após a primeira experiência de águia ao peito, Beni Souza foi cedido à Académica, clube onde encontrou espaço para demonstrar todo o seu potencial. Ao serviço da formação de Coimbra, o extremo protagonizou uma temporada de elevado nível, somando 29 partidas, sete golos e três assistências.
Os números refletem a influência que teve na campanha da Briosa, que conseguiu assegurar a subida da Liga 3 à Liga 2, regressando assim às competições profissionais do futebol português. A informação da negociação foi avançada pelo jornal A Bola.
As exibições do jovem atacante não passaram despercebidas e despertaram o interesse de vários clubes. Segundo as informações conhecidas, a SAD do Estrela da Amadora, liderada por Paulo Lopo, moveu-se rapidamente no mercado e conseguiu assegurar a contratação do jogador, antecipando-se à concorrência que também seguia atentamente a sua evolução.
Depois de passagens pelo Benfica B e pela Académica, Beni Souza prepara-se agora para dar mais um passo na carreira, desta vez ao serviço do Estrela da Amadora. O extremo chega à Reboleira com o objetivo de afirmar-se na Liga Portugal e confirmar o potencial que evidenciou durante a última temporada, naquela que será uma nova oportunidade para consolidar o seu percurso no futebol português.