Futebol
Craque do Benfica estreou-se no Mundial, mas ficou chateado: “Não houve muito futebol”
13 Jun 2026 | 17:44
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jan 2026 | 17:54 |
Daniel Banjaqui e Anísio Cabral foram alguns dos últimos jovens a terem uma oportunidade na equipa principal, mas a porta continua aberta para outros mais poderem atingir o patamar mais alto do futebol encarnado, sob a batuta de José Mourinho.
O "Special One" está rendido ao trabalho desenvolvido no Benfica Campus e reconhece que existe ali muito talento com potencial para outros voos. E, do que tem visto, há outros nomes que se encaminham para a médio prazo terem minutos na primeira equipa.
O técnico aproveita todos os momentos disponíveis para absorver informações do que se faz no Seixal, mas também transmitir conhecimentos aos mais jovens, dando votos de confiança aos atletas que ali se destacam. Mesmo alguns que nem têm somado minutos na B, como é o caso de Rui Silva, por exemplo, já foram chamados à equipa principal e podem estrear-se. Gonçalo Moreira, que já foi elogiado pelo setubalense, tal como Tomás Soares, avançado que também foi campeão do Mundo Sub-17, estão igualmente bem posicionados para serem promovidos.
Desde que chegou à Luz, em setembro, o técnico dos encarnados já lançou seis jogadores: Ivan Lima, Rodrigo Rêgo, José Neto, Tiago Freitas, Daniel Banjaqui e Anísio Cabral. Mas este lote pode não ficar por aqui. Refira-se, ainda assim, que Ivan Lima teve duas participações pontuais, frente ao Chaves e Arouca, e nunca mais foi chamado, enquanto Rodrigo Rêgo já foi titular com o Nacional, mas também tem ficado fora das contas nos últimos encontros. Tiago Freitas foi lançado com o Nápoles, mas uma lesão impediu que o médio tivesse seguimento na primeira equipa.
No próximo compromisso das águias a nível nacional, a marca "Made in Seixal" pode marcar novamente presença. O adversário é o Tondela, no Estádio João Cardoso. O encontro está agendado para domingo, dia 1 de fevereiro, com apito inicial marcado para as 20h30.
Treinador chegou para ser o substituto de José Mourinho e seu benfiquismo foi trazido a público pelo Presidente Rui Costa durante a sua apresentação
14 Jun 2026 | 09:51 |
A apresentação de Marco Silva como novo treinador do Benfica ficou marcada por vários momentos simbólicos, mas houve um detalhe que não passou despercebido aos adeptos encarnados. O técnico surgiu com um antigo cartão de sócio do clube, acompanhado por uma fotografia de infância, reforçando uma ligação ao Benfica que vem desde os primeiros anos de vida e que lhe deixa perto de feito impressionante: receber a águia de ouro.
O benfiquismo de Marco Silva nunca foi propriamente um segredo. Na véspera da apresentação, Rui Costa já tinha destacado a forte ligação emocional do treinador ao clube da Luz, algo que o próprio confirmou durante a conferência de imprensa, admitindo que o lado sentimental teve peso na decisão de regressar a Portugal para assumir o comando técnico das águias.
Segundo avançou o Maisfutebol, Marco Silva tornou-se sócio do Benfica ainda no início da década de 1980, por iniciativa do pai e do avô. Na altura, o atual treinador encarnado teria apenas quatro anos de idade e recebeu um número de associado próximo dos 10 mil.
A longa ligação ao Benfica faz com que Marco Silva esteja prestes a atingir uma marca histórica enquanto associado do clube. O treinador aproxima-se dos 45 anos consecutivos como sócio encarnado, um percurso que antecede em muitos anos a sua carreira como jogador e treinador. Caso mantenha a antiguidade, Marco Silva ficará também cada vez mais perto de receber a Águia de Ouro, distinção atribuída aos sócios que completam 50 anos de filiação ao Clube.
Depois de uma carreira de sucesso construída em Portugal, Grécia e Inglaterra, o técnico regressa agora ao clube que acompanha desde criança, assumindo a responsabilidade de liderar o Benfica numa nova etapa desportiva. A ligação emocional ao emblema da Luz foi, de resto, um dos temas mais abordados durante a sua apresentação, numa altura em que os encarnados iniciam um novo ciclo após a saída de José Mourinho para o Real Madrid.
Chegada do treinador às águias oferece oportunidades a atletas que já se imaginava não terem mais chances no emblema encarnado
14 Jun 2026 | 09:46 |
Apresentado oficialmente como sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, Marco Silva já começou a preparar a nova temporada e a definir as linhas mestras do plantel que terá à sua disposição em 2026/27. Apesar de serem esperados reforços neste mercado de transferências, o treinador acredita que existem várias soluções internas capazes de ganhar um novo protagonismo sob a sua liderança.
Entre os jogadores que partem para a nova época com perspetivas renovadas encontra-se Manu Silva. Contratado ao Vitória de Guimarães no início de 2025 por cerca de 12 milhões de euros, o médio viu a sua afirmação de águia ao peito ser interrompida praticamente no arranque da aventura na Luz.
Apenas três jogos depois da chegada ao Benfica, o internacional sub-21 português sofreu uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, lesão que o obrigou a parar durante vários meses e a submeter-se a uma intervenção cirúrgica.
Além de Manu Silva, também Georgiy Sudakov e Franjo Ivanovic entram nos planos de Marco Silva para a próxima temporada. Os dois jogadores perderam espaço ao longo da segunda metade da última época, sobretudo após a saída de Bruno Lage e a chegada de José Mourinho ao comando técnico. Com menor protagonismo nos últimos meses, ambos acabaram por ter um papel secundário nas opções da equipa.
Agora, com uma nova liderança técnica e novas ideias de jogo, Sudakov e Ivanovic terão a oportunidade de começar praticamente do zero e lutar por um lugar de destaque no plantel encarnado. A pré-temporada será decisiva para os três jogadores, numa fase em que Marco Silva pretende avaliar de perto todas as opções disponíveis antes de definir as prioridades do Benfica para o mercado de transferências.
Jogador não vai continuar a defender emblema das águias; Transferência em definitivo é a opção mais forte em cima da mesa
14 Jun 2026 | 03:00 |
Rodrigo Rêgo está de saída do Benfica e a transferência será em definitivo, sabe o Glorioso 1904. O extremo de 21 anos não entra nas contas da estrutura para a nova temporada e já trabalha na definição do próximo passo da carreira, depois de uma época em que somou minutos na equipa principal e ganhou alguma visibilidade no contexto sénior.
Ao que o nosso Jornal apurou, Rui Costa e a SAD encarnada pretendem, ainda assim, manter uma percentagem do passe do jogador, cenário habitual quando se trata de futebolistas relativamente jovens e com margem de valorização futura. A intenção do Benfica passa por salvaguardar direitos económicos numa eventual venda posterior, acreditando que Rodrigo Rêgo pode continuar a evoluir fora da Luz e gerar retorno financeiro no futuro.
Rodrigo Rêgo chegou ao Benfica em 2022, proveniente do Famalicão, e assinou contrato como uma das apostas da formação encarnada para o setor ofensivo. Internacional jovem por Portugal, o extremo destacou-se inicialmente nos escalões de formação e conseguiu alcançar a equipa B, antes de somar as primeiras aparições pela formação principal.
Apesar dessa evolução, a concorrência nas alas e o planeamento definido para 2026/27 acabaram por afastar o jogador das opções prioritárias. O próprio percurso recente do atleta revela um contexto de adaptação e crescimento gradual, com passagens pelos sub-23 e pela equipa B até chegar ao patamar sénior.
O objetivo do Benfica é agora encontrar uma solução que permita ao jogador ter continuidade competitiva e maior espaço para afirmar-se, sem perder totalmente o controlo sobre um ativo formado no Seixal. A saída deverá avançar nas próximas semanas, com os encarnados a tentarem incluir uma cláusula de percentagem numa futura transferência.