Futebol
António Silva divulga 'aventuras' que os jogadores do Benfica fazem durante as férias
14 Jun 2026 | 10:58
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2025 | 16:33 |
João Noronha Lopes voltou a afirmar que trabalhará com o treinador que estiver em funções no Benfica, caso ganhe as eleições do Clube da Luz, marcadas para o próximo dia 25 de outubro. O candidato à Presidência do emblema encarnado concedeu uma entrevista à SIC, esta terça-feira, 17 de setembro, no seguimento do despedimento de Bruno Lage do comando técnico das águias.
"Serei presidente a 26 de outubro com sentido de responsabilidade para defender os interesses do Benfica. Quem for o treinador do Benfica será o meu treinador, com o meu projeto, a quem eu vou criar condições para ganhar. Já basta da instabilidade que é criada pela própria Direção. Comigo os benfiquistas podem contar com sentido de responsabilidade e bom senso", começou por explicar João Noronha Lopes.
O candidato à Presidência do Benfica acrescentou, ainda, o seguinte, antes de responder a algumas questões: "Relativamente àquilo que aconteceu, acaba por ser o corolário daquilo que tem sido a má gestão de Rui Costa. Rui Costa é um Presidente que não sabe ganhar, que não sabe gerir e que não sabe defender o Benfica. Esta direção é a direção de um em quatro. Ganhou um campeonato em quatro anos, apresentou um ano de resultados positivos em quatro e no meio disto tudo tem sido de uma enorme incompetência na gestão do futebol. Nós tivemos cinco treinadores em quatro anos. O Benfica é um carrossel de treinadores e jogadores. Sem resultados as saídas dos treinadores são inevitáveis".
E se for José Mourinho o próximo treinador: "Ninguém coloca em causa a sua qualidade, vou trabalhar com ele se ele for o treinador do Benfica".
Teme que seja um trunfo para Rui Costa?: "Não é isso que me preocupa. O que me preocupa neste momento é criar todas as condições para que o Benfica ganhe e chegar ao dia 25 de Outubro, ganhar estas eleições e não prolongar mais aquilo que tem sido 20 anos de um pesadelo. Os benfitistas têm uma oportunidade única ao fim de 20 anos de mudar definitivamente, de virar a página. E não podem ser as pessoas que lá estão há 20 anos que vão virar a página".
Teria tomado a mesma decisão?: "Teria tido um projeto, Rui Costa é um desgoverno. A saída era inevitável pelas exibições e perder com o 7.º classificado do Azerbaijão não é aceitável, por isso não fiquei surpreendido. O meu projeto é de estabilidade, ambição e competência, com as pessoas certas, no lugar certo e com uma ideia de longo prazo. O problema não está nos que saem, mas sim nos que ficam, entre os quais Rui Costa, são aqueles que estão na origem dos problemas".
Ruben Amorim está descartado?: "Vou trabalhar com aquele que for o treinador no dia 26. E como eu vou ser presidente, há que ter sentido de responsabilidade e procurar criar as condições para o Benfica ganhar. Agora, quando me diz o que é que eu faria, aquilo que eu faria é ter um projeto desportivo, que é aquilo que não existe. Já apresentei o meu projeto desportivo aos sócios do Benfica, fui o único candidato que apresentei um projeto desportivo. Com as pessoas, com a organização, com a filosofia, com nomes. Porque as pessoas têm que ter a coragem de apresentar os projetos e as pessoas que estão comigo também têm a coragem de dar a cara. O que estou a fazer há vários meses é trabalhar num projeto desportivo, num projeto financeiro, num projeto de marketing, num projeto associativo para nós nos aproximarmos dos sócios. E aquilo que eu quero assegurar aos sócios do Benfica é que nós vamos ter uma mudança, mas com confiança. O Benfica não pode ter nem aventureiros, nem amadores."
Em relação a Bernardo Silva: "Tenho um contrato para apresentar ao Bernardo Silva. É um grande jogador, é um dos melhores médios de futebol mundial. Mas, além disso, é alguém que traz com ele a mística, a entrega, a garra. E é um Benfiquista como nós, que sofre como nós e que vive o Benfica como nós. E, portanto, será sempre alguém que simboliza aquilo que os Benfiquistas gostam de ver nos jogadores de futebol".
Terminou, voltando a reafirmar o seu plano para o futuro do Clube: "Eu já apresentei o meu projeto desportivo, que é um projeto longo e que assenta em três ideias. Estabilidade: não podemos estar a mudar de treinadores todos os anos. Competência e organização: todas as pessoas naquela estrutura sabem o que é que vão fazer. O Nuno Gomes, o Vítor Paneira, o Pedro Ferreira, que é o meu diretor-geral e que vai chegar do Nottingham Forest, todos sabem aquilo que vão fazer. Todos são complementares entre eles. E todos já estão a falar há algum tempo. Portanto, as pessoas não caem de paraquedas. Foi eu que as escolhi e sou eu que estou a trabalhar em conjunto com elas. Uma aposta na formação: porque tanto como ganhar títulos na formação, é importante perceber quantos jogadores da formação é que nós conseguimos reter e quantos é que podem vir para a equipa principal. E um scouting inteligente que nos permita ir buscar jogadores muito mais cedo e, eventualmente, em muito melhores condições do que tem acontecido. E, portanto, é sob estes três pilares que vai ser construído o meu projeto de futebol e é em cima destes pilares que o Benfica vai continuar. Tem de ter uma cultura vencedora, que é aquilo que não tem".
Antigo treinador do Clube encarnado está próximo de orientar equipa da Arábia Saudita e duelar com o capitão da seleção nacional
14 Jun 2026 | 13:00 |
Bruno Lage está em fase final de negociações para se tornar treinador do Al Diriyah, clube recém-promovido à Saudi Pro League, numa mudança que pode ficar oficializada nos próximos dias. O técnico português, de 50 anos, encontra-se sem clube desde a saída do Benfica, a 17 de setembro de 2025, e vê agora encaminhado o regresso ao ativo num projeto com forte investimento financeiro.
As conversações entre Bruno Lage e a estrutura do Al Diriyah decorrem há vários dias e estão já numa fase muito avançada, faltando apenas ajustar detalhes do contrato, nomeadamente a duração do vínculo. O entendimento entre as partes é considerado iminente.
O Al Diriyah, equipa sediada na cidade com o mesmo nome, situada a cerca de 15 quilómetros a noroeste de Riade, garantiu a subida ao principal escalão do futebol saudita após vencer o Al Ula, orientado por José Peseiro, no play-off de promoção, por 2-1.
Deste modo, o projeto saudita aponta para um investimento significativo no plantel, com o objetivo de garantir competitividade imediata na Saudi Pro League, prova na qual Cristiano Ronaldo disputa. Na última temporada, a equipa contou, entre outros nomes, com o avançado Moussa Marega, de 35 anos, com passado no Porto.
Caso o acordo se concretize, Bruno Lage volta a um contexto onde já trabalhou no passado, depois de ter orientado os sub-19 e a equipa B do Al Ahli, nos Emirados Árabes Unidos. Recorde-se que o treinador soma ainda passagens pelo Benfica, Botafogo e Wolverhampton, além de experiências como adjunto no Swansea e no Sheffield Wednesday.
Clube encarnado está a viver dias decisivos na preparação da nova temporada e presidente trabalha contra o relógio para satisfazer o treinador
14 Jun 2026 | 11:54 |
O Benfica está numa verdadeira corrida contra o tempo para preparar a nova temporada. Com o arranque da pré-época marcado para 25 de junho, Rui Costa e Mário Branco intensificaram os contactos no mercado, com o objetivo de entregar reforços a Marco Silva o mais rapidamente possível. Fechada a hipótese de Harry Wilson rumar à Luz, as águias já procuram por alternativas.
A estrutura encarnada considera essencial dar ao novo treinador uma base de trabalho sólida logo nos primeiros dias no Seixal. A intenção passa por permitir que Marco Silva possa concentrar-se na observação do plantel e na implementação das suas ideias sem grandes sobressaltos.
A principal prioridade está identificada há várias semanas: o centro da defesa - algo mencionado por Paulo Madeira. O Benfica pretende contratar dois centrais com características distintas. Um deles deverá ser esquerdino, enquanto o outro terá de apresentar versatilidade suficiente para atuar nos dois lados do eixo defensivo, independentemente do pé dominante.
Mas os planos da SAD não ficam por aí. Os encarnados procuram também reforçar as alas ofensivas. Apesar de Harry Wilson estar fora de hipótese, o perfil desejado é semelhante ao do internacional galês: um extremo capaz de desequilibrar no um para um, criar oportunidades e acrescentar qualidade ao ataque.
Outro aspeto importante da estratégia benfiquista prende-se com o Mundial. A SAD liderada por Rui Costa decidiu afastar a possibilidade de contratar jogadores que estejam envolvidos na competição, privilegiando atletas disponíveis de imediato. Em simultâneo, Marco Silva e a estrutura trabalham também na definição dos jogos particulares de pré-temporada, numa fase decisiva para preparar uma época que começará cedo: a 23 de julho, com a segunda pré-eliminatória da Liga Europa.
Novo treinador do Clube encarnado inicia funções numa das fases mais delicadas dos últimos anos e tem dossiês para solucionar
14 Jun 2026 | 11:49 |
Marco Silva já começou a preparar a nova época do Benfica, mas herda um cenário exigente e repleto de desafios. Depois da saída de José Mourinho para o Real Madrid, o técnico português assume o comando das águias num momento de mudança profunda, com a missão de lançar um novo ciclo desportivo na Luz.
Uma das primeiras tarefas passa pela construção de uma nova identidade competitiva. Mourinho deixou uma marca forte dentro e fora do balneário, sustentada por experiência, títulos e liderança. Agora, Marco Silva regressa a Portugal após vários anos na Premier League, com a responsabilidade de afirmar as suas ideias e conquistar rapidamente a confiança dos adeptos encarnados.
A pressão aumenta devido ao calendário. O Benfica inicia a pré-época a 25 de junho e terá pouco menos de um mês para preparar a segunda pré-eliminatória da Liga Europa, marcada para 23 de julho. Além disso, vários internacionais poderão chegar mais tarde ao Seixal devido ao Mundial de 2026, dificultando a preparação da equipa.
O mercado é outro dos grandes dossiers. A saída de Nicolás Otamendi deixou um vazio na defesa e a contratação de pelo menos um central parece inevitável. Em simultâneo, Marco Silva terá de recuperar jogadores que ficaram aquém das expectativas, como Dodi Lukebakio - que pode estar de saída, Franjo Ivanovic e Georgiy Sudakov, um atleta cujas características são particularmente apreciadas pelo novo treinador.
Por fim, existe uma missão que vai além das quatro linhas: reconquistar os adeptos. Após uma temporada dececionante, os benfiquistas esperam uma resposta forte da equipa e da estrutura. Marco Silva terá de devolver entusiasmo à Luz, reforçar a ligação entre equipa e bancada e aproveitar também o talento da formação, num Clube onde o sucesso passa tanto pelos resultados como pela identidade.