Futebol
Gonçalo Monteiro diz que novela em torno de Mourinho deixou enorme dano no Benfica
09 Jun 2026 | 13:29
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mar 2026 | 17:18 |
João Diogo Manteigas, antigo candidato à presidência do Benfica, reagiu, esta manhã de segunda-feira, à notícia de que o Porto deixou o Estádio da Luz mais de duas horas após o final do Clássico (2-2), devido a uma reunião de João Pinheiro com Lucílio Baptista sobre o trabalho efetuado na partida — sendo recentemente confirmado que não foi essa a razão pela demora.
J. D. Manteigas: "Pareceu mais uma consulta de psicologia imediata para dar conforto nos erros e moral para o futuro"
"Nem todos os árbitros precisam de mentores pós-jogos. Aos árbitros mais novos, até se pode aceitar que faça sentido. Até determinado ponto. Mas para árbitros internacionais, já com experiência de jogos de nível (e risco) elevado, isto mais parece uma consulta de psicologia imediata para dar conforto nos erros e moral para o futuro", começou por escrever, na rede social 'LinkedIn'.
Em consequência, João Diogo Manteigas, apontou: "Em pós-jogos, a pressão que os árbitros sofrem por erros cometidos VS a sua eventual satisfação pessoal pelo trabalho realizado e o escrutínio a que vão ser sujeitos com influência mediática, fazem parte da sua preparação e molda-os para se assumirem como verdadeiros “profissionais”."
J. D. Manteigas: "Falta mais vigilância. Sobretudo, de fora para dentro"
Para o advogado, a participação 'exterior' também deve contar: "Falta mais vigilância. Sobretudo, de fora para dentro. Dos Clubes e Sociedades Desportivas. Não só dos membros do Conselho de Arbitragem ou dos diretores técnicos da Federação ou da Liga nomeados para aquele efeito. Todos têm uma palavra para ajudar a definir o sistema (num sentido não pejorativo).
Ao concluir, o antigo candidato à presidência do Benfica foi bastante direto: É necessário que o público em geral - sócios, adeptos, jornalistas, demais interessados - tenham acesso aos relatórios dos observadores dos árbitros, às avaliações que determinam as descidas e subidas de categorias (árbitros e VAR), à justificação para a nomeação em determinados jogos para se apurar a existência de "desvios padrão”, às comunicações “VAR” para detetar em debate, livremente e sem rodeios."
Treinador não esqueceu as contribuições do médio quando defendiam junto as águias e fez questão de prestar seus respeitos ao jogador
09 Jun 2026 | 16:33 |
Bruno Lage recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem de homenagem a Pizzi, na sequência do tributo que a Federação Portuguesa de Futebol lhe prestou esta segunda-feira. O treinador não esteve presente na cerimónia, mas fez questão de assinalar publicamente o momento.
“Não podia deixar de homenagear o jogador que mais golos marcou comigo enquanto treinador”, escreveu o técnico setubalense, que orientou o médio no Benfica entre janeiro de 2019 e junho de 2020, conquistando juntos o título da Liga na época 18/19.
Lage destacou ainda a importância do trabalho coletivo na evolução individual dos jogadores, sublinhando a capacidade de Pizzi interpretar o jogo ofensivo da equipa: “Uma das nossas responsabilidades enquanto treinadores é criar o contexto coletivo para retirar o melhor de cada jogador. Pizzi interpretou muito bem o posicionamento e o jogo entre linhas, com criatividade, assistências e golos… muitos golos”, referiu.
O treinador recordou também os números do médio ao seu serviço, destacando a sua produtividade ofensiva em duas temporadas consecutivas, incluindo a dificuldade que foi atuar em meio à pandemia da Covid-19 durante a época de 2019/20.
“Entre janeiro de 2019 e o recomeço do campeonato após a paragem motivada pela Covid- 19, Pizzi marcou sob o meu comando 38 golos, sendo o jogador que mais golos marcou na minha carreira como treinador”, assinalou o antigo técnico das águias.
Jogador teve seu nome ligado ao emblema encarnado, mas deu salto para a primeira divisão da liga alemã após época muito produtiva
09 Jun 2026 | 16:20 |
Na Alemanha, tinha sido noticiado o interesse do Benfica em Isac Lidberg, mas o avançado sueco acabou por seguir outro destino e foi oficializado como reforço do Borussia Mönchengladbach, da Bundesliga, o que faz as águias terem de mudar de alvo.
O goleador, que representava o Darmstadt, da segunda divisão alemã, foi confirmado esta terça-feira como novo jogador do clube alemão, dando assim o salto para o principal escalão do futebol germânico, apesar de não disputar nenhuma competição europeia.
De acordo com Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, o Mönchengladbach vai pagar 3,5 milhões de euros fixos, mais um milhão em bónus pelo avançado de 27 anos, que assinou um contrato válido até 2030.
Ao serviço do Darmstadt, Lidberg, internacional sueco por duas ocasiões, embora não convocado para o Mundial 2026, somou 17 golos e três assistências em 33 jogos. Apesar do rendimento individual positivo, não conseguiu ajudar a equipa a garantir a subida à Bundesliga, terminando no quinto lugar da segunda divisão.
Agora, o avançado terá a oportunidade de se afirmar entre a elite do futebol alemão. Enquanto isso, o Benfica segue de olho no mercado por opções para a posição de ponta de lança na equipa de Marco Silva, especialmente devido ao assédio a Pavlidis, que tem sido apontado a Besiktas e Como.
Veja a publicação:
Treinador é visto como parte fundamental na campanha do Presidente para a reeleição, mas são apontadas críticas à falta de planeamento
09 Jun 2026 | 15:28 |
Rui Costa não terá retirado o melhor de José Mourinho durante a passagem do treinador pelo Benfica, segundo a opinião de João Caiado Guerreiro, que comentou o atual momento do clube e a mudança iminente do técnico português para o Real Madrid.
João Caiado Guerreiro sobre Mourinho no Benfica: "qualidades e capacidades que Rui Costa não reconhece..."
O treinador, que se prepara agora para regressar ao comando dos merengues, continua a ser apontado como uma das figuras mais marcantes do futebol mundial, tendo chamado a atenção de Florentino Pérez, que o terá escolhido para liderar o projeto do Real Madrid. Ainda assim, na visão do comentador, o seu potencial não terá sido devidamente aproveitado na Luz.
“Quando comparadas com as superpotências do futebol, Real Madrid e quejandos, o FC Porto e o Inter que venceram a Champions tiveram um excecional treinador. Provavelmente, o melhor do mundo deste século”, escreveu José Caiado Guerreiro no jornal 'A Bola', defendendo o percurso de Mourinho mesmo nos períodos menos conseguidos em clubes como Manchester United, Roma e Tottenham.
O advogado destacou ainda a perceção de continuidade do treinador português ao longo da carreira e a forma como foi valorizado em Madrid: “Quem viu isso foi Florentino Pérez. Escolheu Mourinho e reconhece-lhe qualidades e capacidades que Rui Costa não reconhece”.
Guerreiro deixou também críticas à postura do Presidente do Benfica, apontando falta de firmeza na gestão do projeto desportivo e nas decisões em torno da equipa técnica. Segundo o comentador, essa instabilidade acaba por prejudicar a perceção da liderança no Clube, sobretudo em momentos de transição como o atual, com mudanças profundas no comando técnico do futebol encarnado.
“O Presidente do Benfica tem receio de se comprometer: está sempre pronto a esquecer-se de apoiar qualquer um que seja contestado. O ricochete, claro, acaba sempre por apanhá-lo”, referiu, acrescentando que os adeptos valorizam mais a consistência do que a indecisão.
Gonçalo Monteiro diz que novela em torno de Mourinho deixou enorme dano no Benfica
09 Jun 2026 | 13:29
Raúl Jiménez dá que falar! Ex Benfica perto de regressar a antigo clube
09 Jun 2026 | 13:59
José Mourinho já não quer saber do Benfica e elabora lista de reforços que quer no Real Madrid
09 Jun 2026 | 10:40