Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa prepara limpeza no Benfica; Ex Sporting de saída
24 Jun 2026 | 15:25
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
25 Jun 2026 | 15:28 |
O vice-presidente do Benfica para as modalidades, Tomás Barroso, fez um balanço da temporada 2025/26 e aproveitou para explicar as mudanças promovidas em várias equipas do clube, nomeadamente as saídas de treinadores como Marcel Matz, Jota González e Paulinho Roxo. O antigo capitão da equipa de basquetebol das águias deixou uma declaração que rapidamente chamou a atenção dos adeptos encarnados.
T. Barroso: "O Benfica não será um cemitério de treinadores comigo"
"O Benfica não será um cemitério de treinadores comigo. Quando decidimos e quando preparamos uma época, preparamo-la em conjunto e as decisões são partilhadas. Portanto, a responsabilidade também tem de ser partilhada", afirmou, em entrevista à BTV.
O dirigente fez questão de sublinhar que os resultados não podem recair exclusivamente sobre os treinadores, defendendo uma cultura de responsabilidade coletiva dentro das modalidades do Clube. "Um treinador é responsável, sim. Eu sou o responsável máximo e assumirei sempre essa responsabilidade. Mas a estrutura também. E isto é um alerta para todas as estruturas das modalidades: a estrutura também será responsabilizada", garantiu.
T. Barroso: "Pude partilhar com ele as minhas preocupações relativamente às modalidades"
O responsável pelas modalidades revelou ainda que esta reflexão já vinha de trás, recordando as conversas mantidas com Rui Costa quando aceitou assumir o cargo após as eleições de outubro de 2025. "Quando recebi o convite do presidente Rui Costa para assumir estas funções, deixei muito claro e pude partilhar com ele as minhas preocupações relativamente às modalidades, nomeadamente aquilo que alguns ciclos, não só de treinadores, mas também de atletas e de equipas, poderiam impactar de forma negativa nos resultados das fases finais de época", recordou.
Tomás Barroso foi atleta do basquetebol do Benfica durante 13 temporadas (2010-11, nesta esteve emprestado ao Ginásio Figueirense, até 2022/2023). Com a águia ao peito, o antigo base conquistou sete Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e cinco Supertaças.
Presidente do Clube encarnado está a encerrar vários ciclos na Luz e quer trazer novas energias para as equipas das águias com o objetivo de vencer mais
25 Jun 2026 | 13:42 |
Rui Costa está a promover uma autêntica razia nas modalidades do Benfica. São poucos os treinadores que continuam nos seus cargos. O objetivo é tornar o Clube encarnado a equipa portuguesa mais bem-sucedida nas modalidades e almejar conquistas europeias e internacionais.
As continuidades são reduzidas. No setor masculino, Edu Castro (Hóquei em patins) e Cassiano Klein (Futsal) deverão manter-se à frente dos respetivos plantéis, fruto da boa época que têm feito, pois o primeiro foi campeão nacional e o segundo está na final do playoff.
Em contrapartida, registam-se as saídas de Norberto Alves (Basquetebol), Jota González (Andebol) e Marcel Matz (Voleibol). Deste trio apenas Norberto conquistou um título - a Supertaça. O Benfica já anunciou as chegadas do sueco Anders Hallberg para o andebol e do grego Sakis Psarras para o voleibol.
No setor feminino, as saídas são mais paradoxais, dado que muitos dos técnicos tiveram época de sucesso, mas não terão continuidade, como são os casos dos campeões nacionais Eugénio Rodrigues (Basquetebol) e Paulinho Roxo (Futsal).
Henrique Furtado (Voleibol), que ganhou a Supertaça, já saiu, e Luís Monteiro (Andebol), que foi campeão, venceu a Taça de Portugal e a Supertaça, também não deverá continuar por razões que têm a ver com a vida pessoal. Apenas Paulo Almeida (Hóquei em patins), que tem vencido tudo o que há para ganhar ao nível interno e foi finalista da Champions, deverá manter-se à frente da equipa em 2026/27.
Depois de três temporadas marcadas por títulos, momentos históricos e até uma luta difícil contra lesões, atleta deixou uma publicação carregada de emoção
25 Jun 2026 | 13:41 |
O Benfica confirmou a saída de Isidora Ubavic, voleibolista que encerra uma passagem de três temporadas pelas águias, período durante o qual ajudou a escrever algumas das páginas mais marcantes da história recente da modalidade no Clube. Na longa mensagem de despedida, a atleta recordou os feitos alcançados de águia ao peito, destacando a conquista do Campeonato Nacional, cinquenta anos depois, a Taça de Portugal conquistada meio século após o último triunfo, duas Supertaças e ainda a histórica qualificação para a Liga dos Campeões, acompanhada da primeira vitória encarnada na competição.
I. Ubavic: "Estas três épocas foram uma mistura de tudo isto e de muito, muito mais"
"Vitórias. Derrotas. Altos e baixos. Sorrisos e lágrimas. Treinos. Jogos. Viagens. Duas cirurgias. Recuperação. Estas três épocas foram uma mistura de tudo isto e de muito, muito mais... Fazer parte de um clube desta dimensão traz uma enorme responsabilidade, expetativas e pressão. Mas traz também uma felicidade, uma paixão e uma adrenalina que são difíceis de explicar", disse.
Uma das passagens mais marcantes da mensagem foi dedicada aos adeptos encarnados. A atleta sérvia não escondeu a admiração pelos Benfiquistas e agradeceu o apoio recebido ao longo dos últimos anos. "Em cada jogo, são o nosso jogador extra dentro de campo. Estão sempre presentes para nos dar força, mas também para nos chamar à atenção quando é preciso. Para nos dar um abraço, tanto nas vitórias como nas derrotas", destacou.
I. Ubavic: "Não consegui dar mais"
A voleibolista recordou ainda as dificuldades da última temporada, marcada por uma grave lesão no joelho que acabaria por obrigá-la a uma cirurgia. "Acreditei sinceramente que podíamos ter feito mais. Infelizmente, não conseguimos. No meu caso, uma lesão no joelho, que mais tarde levou a uma cirurgia, não me permitiu estar ao nível que eu queria. Por mais que quisesse e por mais que lutasse, não consegui dar mais. E isso dói", confessou.
Na despedida, Isidora Ubavic deixou uma última promessa aos adeptos do Benfica. "A partir de agora, queridos Benfiquistas, vou estar sentada ao vosso lado nas bancadas, porque também eu sou agora uma Benfiquista", pode ler-se.
Veja o texto comovente da atleta:
Clube encarnado voltou a protagonizar fim de semana memorável, com emoção até ao limite e um desfecho que só se resolveu no instante final
25 Jun 2026 | 13:39 |
O Benfica sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins Sub-19, num fim de semana de enorme intensidade, onde os encarnados voltaram a mostrar toda a sua força competitiva numa fase final repleta de emoção, decidida no último minuto.
A equipa benfiquista entrou da melhor forma no Pavilhão da Física, em Torres Vedras, vencendo os minhotos do Barcelos por 4-1, num jogo sólido em que o Benfica controlou o ritmo e confirmou desde cedo a sua ambição no campeonato.
Na segunda jornada, o Benfica voltou a impor-se com personalidade frente ao Sporting, triunfando no dérbi eterno por 4-2, num encontro mais equilibrado, mas onde a eficácia nos momentos decisivos voltou a fazer a diferença.
O tudo ou nada ficou guardado para o duelo frente ao Porto, onde o título nacional de hóquei em patins de juniores acabou por ser decidido ao limite. Num jogo frenético e com alternâncias constantes no marcador, as águias chegaram ao empate a cinco golos já no último minuto.
Porém, os encarnados ainda marcaram o golo decisivo no último minuo da partida por intermédio de Rodrigo Preciso, fazendo o 6-5 final. Com este desfecho dramático, o Benfica fechou a fase final no 1.º lugar da classificação - tal como nos seniores.