Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Jul 2023 | 10:38 |
A época 2023/2024 ainda não começou, mas a polémica já está instalada. Durante os recentes festejos dos encarnados na conquista do 38º título de campeão nacionais, David Neres excedeu-se, um pouco, e ‘provocou’ Otávio, jogador dos dragões. O extremo encarnado foi, agora, suspenso por uma partida, falhando a Supertaça.
Mauro Xavier analisou a situação falando de uma suspensão injusta: “É uma penalização injusta face aquilo que foi dito!” O comentador disse ainda que gostava de ver as duas equipas na máxima força na primeira decisão da temporada, incluindo o extremo brasileiro do Benfica.
Ainda sobre esta penalização, o sócio encarnado refere que a Federação devia começar a olhar primeiro para outras situações mais graves: “Acho que os regulamentos têm muito sítio por onde atacar antes deste castigo a este jogador que não ofensivo a ninguém, nem ao futebol, nem aos jogadores do Porto” rematando.
O Benfica já fez saber que vai recorrer desta decisão, e questionado se o clube encarnado faria bem, o comentador respondeu sem rodeios: “Acho que faz bem em recorrer!” Mauro Xavier para justificar a sua resposta deixou uma bicada ao presidente do Porto, Pinto da Costa: “Só para dar um exemplo, o Pinto da Costa já se referiu a mim chamando-me de ‘Mouro Xavier’ e eu não o meti em tribunal, e essas declarações foram públicas, e também é um agente desportivo. Rivalidades e picardias fazem parte, e nos dois casos, acho que não tenha havido insultos das duas partes”.
Vlachodimos é outro dos jogadores visados pelos dragões numa frase dita no balneário do dragão depois da vitória dos encarnados por 1-0, onde o guardião refere “equipa de batoteiros”. O comentador acha uma frase perfeitamente natural no futebol e visa o CD: “O Conselho Disciplina é um dos órgãos do futebol português que menos eficaz é, e a perseguição que se tem visto é feita ao futebol” questionado sobre se esta mesma perseguição era feita ao Benfica.
O comentador voltou a visar o organismo: “São castigos aplicados tarde e decisões que não são compreensíveis. Acho que um dos pontos principais devia ser a mudança deste Conselho de Disciplina”.
“Dois pesos duas medidas” foi assim que Mauro Xavier caracterizou as decisões do CD. Afirmou que muitas vezes abrem processos por causa de notícias que saem nos jornais. Deviam ver quais eram os pesos e as medias e aplicar as sanções de forma justa e clarificada.”
David Neres – avaliado em 25 milhões de euros – iniciou a pré-época da melhor forma possível, apontando um dos dois golos do Benfica frente ao Southampton. Na temporada passada, fez 48 jogos, em que marcou 12 golos e assistiu em 15 ocasiões.
Vlachodimos – avaliado em 16 milhões de euros – efetuou 56 jogos na última temporada, mantendo a baliza intocada por 28 ocasiões.
Em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, antigo treinador e jogador da equipa de futsal encarnada, fez balanço sobre temporada feita e conclusão arrasa
28 Mai 2026 | 03:00 |
Para André Lima, a temporada 2025/2026 foi negativa e "se calhar uma das piores de sempre". Neste Exclusivo Glorioso 1904, o antigo jogador e treinador da equipa de futsal do Benfica revelou a sua maior preocupação ligada ao Clube e abordou a a narrativa em torno de José Mourinho.
André Lima: "É complicado falar da época do Benfica. Houve momentos bons, momentos maus e o final foi horrível"
"É complicado falar da época do Benfica. Pareceu uma montanha russa. Houve momentos bons, momentos maus e o final foi horrível. A época foi má, se calhar uma das piores de sempre, não só pelos resultados, mas também pela instabilidade e divisão que se nota dentro do Clube e a divisão que existe nos próprios sócios", começou por dizer, realçando de seguida a sua maior "preocupação".
"O que me preocupa mais é o início da próxima, porque esta já não podemos fazer nada sobre, já passou. Há que analisar, há que responsabilizar, mas estou preocupado como é que vai começar a próxima época", frisou.
André Lima: "O Benfica nesta altura já tem que ter um treinador pelo menos verbalmente fechado"
Sobre as preparações relativas à próxima temporada, André Lima acima de tudo espera que a Direção já tenha decidido quem treinará a equipa principal. "Se não tiver, é muito mau mesmo. Independentemente se Mourinho fica ou não, o Benfica nesta altura já tem que ter um treinador pelo menos verbalmente fechado", destacou.
Acerca do calendário que o Benfica enfrenta relativamente à qualificação à Liga Europa, o antigo campeão europeu admite que é o pior que podia ter acontecido: "Vai nos obrigar a trabalhar mais cedo [...] alguns jogadores poderão ainda estar a disputar o Campeonato do Mundo e acaba por se repetir o que aconteceu no ano passado com o Mundial de Clubes. E com isto, a narrativa instável em torno do cargo de treinador só piora."
André Lima: "José Mourinho não tem condições para continuar no Benfica"
Ao concluir, André Lima expôs o seu ponto de vista caso José Mourinho não assuma o comando técnico do Real Madrid: "Mourinho não tem condições para continuar no Benfica. Depois de tudo o que aconteceu, não só não acho que vá continuar, como também não acho que ele queria continuar."
Questionado sobre a possiblidade do Special One regressar ao clube merengue, treinador espanhol mostrou-se apoiante da consequente despedida do Clube da Luz
27 Mai 2026 | 18:00 |
Luis de la Fuente, treinador da seleção de Espanha, abordou esta terça-feira a possibilidade de José Mourinho trocar o Benfica pelo Real Madrid no final da temporada. O técnico espanhol mostrou-se favorável ao eventual regresso do Special One ao clube merengue, onde este trabalhou entre 2010 e 2013.
Luis de la Fuente: "José Mourinho é um grandíssimo treinador e com uma história muito importante no Real Madrid. A ideia parece-me muito boa"
"Respeito muito o que os clubes fazem. Desconheço os assuntos internos de um clube como o Real Madrid ou outros. Tenho total e absoluto respeito pelas decisões que os clubes tomam. Ele é um grandíssimo treinador e com uma história muito importante no Real Madrid. A ideia parece-me muito boa", afirmou, em declarações durante o evento ‘Los Desayunos’, organizado pela RTVE e pela agência EFE.
Em Espanha, a possibilidade de Mourinho regressar ao Santiago Bernabéu continua a ganhar força. A imprensa local garante que o técnico português já identificou algumas prioridades para reforçar o plantel, pedindo a contratação de um central, um lateral-direito e dois médios, um mais defensivo e outro criativo, com características semelhantes às de Fredrik Aursnes.
Recorde-se que Florentino Pérez apresentou esta terça-feira a candidatura a novo mandato na presidência do Real Madrid, numa altura em que o processo eleitoral acaba também por ter impacto direto no Benfica, que aguarda uma decisão definitiva do Special One.
Caso Florentino Pérez vença as eleições, o cenário de Mourinho rumar ao Real Madrid ganha ainda mais força, uma vez que Enrique Riquelme, adversário do atual presidente, já deu a entender que o técnico português não faz parte do seu projeto desportivo para o clube espanhol.
Jogador que no passado mercado de inverno esteve ligado ao Clube de Luz, impressiona agora pela negativa ao concluir últimos cinco meses da temporada
27 Mai 2026 | 17:17 |
A Real Sociedad confirmou a saída de Wesley, extremo brasileiro que chegou ao clube basco no mercado de inverno e que, na altura, também foi associado ao Benfica. O atacante termina a passagem por Espanha com apenas 85 minutos disputados ao longo de cinco encontros oficiais.
Contratado para colmatar a ausência de Take Kubo, Wesley nunca conseguiu afirmar-se na equipa espanhola. A adaptação ao futebol europeu revelou-se complicada e a direção da Real Sociedad decidiu não acionar a cláusula de compra incluída no empréstimo acordado com o Al Nassr.
Apesar da utilização reduzida, o brasileiro não entrou diretamente para o topo da lista dos estrangeiros menos utilizados da história do clube txuri-urdin. Ainda assim, os cinco jogos realizados colocam-no entre os casos mais discretos da era moderna da formação basca.
Na lista histórica surgem nomes como o belga Peiremans, que não realizou qualquer encontro oficial pela Real Sociedad, além de Boukary Dramè e Arif Erdem, ambos com apenas duas partidas disputadas. Giovanni Sio, Stephan Collet, Frank Songo’o e David Vaughan também fazem parte desse registo negativo.
Recorde-se que Wesley chegou a ser apontado ao Benfica durante o mercado de janeiro, numa fase em que as águias procuravam reforçar o setor ofensivo. Contudo, o negócio não avançou e o extremo acabou por rumar à Real Sociedad, onde passou praticamente despercebido.