Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado - 22 anos depois, Benfica despede-se do capitão
14 Jun 2026 | 10:30
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
01 Jul 2023 | 10:41 |
A equipa de hóquei em patins do Benfica venceu, no dia 18 de junho, o Sporting, por 3-1, no jogo quatro da final do playoff do Campeonato Nacional. No final, os golos apontados por Gonçalo Pinto (10’ e 22) e Lucas Ordoñez (33’) foram suficientes para deixar as águias a sorrir, pintando o reduto rival, Pavilhão João Rocha, de vermelho e branco, conquistando o 24.º troféu de Campeão Nacional.
Contudo, os vínculos que ligavam alguns hoquistas ao Glorioso terminaram ontem, dia 30 de junho. Nomeadamente, Poka (rescisão por mútuo acordo) e Edu Lamas (em fim de contrato) viram as suas ligações contratuais cessarem, obrigando os dirigentes encarnados a restruturar o plantel para a temporada 2023/24.
Tiago Godinho, comentador do Glorioso 1904, não tem dúvidas que o planejamento desta última época podia ter custado caro aos Benfiquistas, realçando que “é obrigatório centrar a renovação da equipa nos jogadores nacionais, nomeadamente os de elevado potencial”.
“O mercado do hóquei em patins é limitado, em comparação com outras modalidades. Por outro lado, o Sport Lisboa e Benfica de forma completamente irracional iniciou a época com 7 estrangeiros, sendo que nas competições nacionais só podiam jogar 5. Foi cedido Manrubia ao Liceo, empréstimo que na minha perspetiva fez pouco sentido, quando esse atleta tinha sido o melhor jogador encarnado no playoff da época 2021/22”.
Neste sentido, Rui Costa antecipou-se à concorrência e preencheu a Luz com alguns dos melhores talentos nacionais. De facto, o hóquei em patins nacional conta com alguns dos melhores jogadores europeus, com o Benfica em clara evidência. Os Campeões Nacionais contam já com um plantel recheado, mas mais importante ainda, conseguem ter o presente e o futuro assegurado.
Diamantes da casa preparam-se para surpreender
Se a final frente ao conjunto leonino provou alguma coisa aos adeptos é que Carlos Nicolia é a grande referência do Glorioso atualmente. Aliás, o póquer no jogo 3 da eliminatória foi uma das melhores exibições alguma vez vistas no panorama nacional, acabando por impulsionar o Clube da Luz para a conquista do título.
Não obstante, até mesmo as estrelas precisam de ajuda para manter a sequência vitoriosa. Para agravar ainda mais a situação, nomes como o próprio Nicolía e Pablo Álvarez deverão cumprir em 2023/24 a última época no Benfica, pelo que Tiago Godinho defende uma nova aposta nas camadas mais jovens.
“Apesar de Nicolia ter sido para mim o melhor estrangeiro que passou pelo Hóquei do Sport Lisboa e Benfica, o mesmo está na sua fase descendente da carreira, daí que a sua renovação não fará sentido, nem a de Pablo Alvarez. Não obstante, espero que possam sair do clube como campeões europeus e bicampeões nacionais”.
Como tal, o mercado de verão do Benfica ficou marcado por regressos e contratações que prometem dar que falar nos próximos tempos.
Viti, de apenas 16 anos é, talvez, a grande estrela da geração. A disputa foi grande entre Sporting e o Clube da Luz, mas os encarnados levaram a melhor. Filho de Viti, um antigo jogador cuja carreira se moldou em muitos clubes do norte, o primogénito mostra que filho de peixe sabe nadar e Tiago Godinho revela grandes esperanças no jogador.
“Viti será um jogador para o médio prazo, esperemos que a sua evolução seja em linha com as expectativas para vir a ser uma referência”.
Acabado de concluir o 11º ano, Viti ruma à capital para assinar pelo Benfica, mas a chamada à equipa principal poderá ter de esperar. O empréstimo na próxima época é mais do que provável, com HC Turquel e Murches a serem os favoritos para receberem o jogador. A ideia é que o atleta possa desenvolver-se num contexto mais competitivo, de forma a depois explodir na equipa sénior dos encarnados.
O jovem deu-se a conhecer ao mundo do hóquei em Patins no EURO sub-17, em 2022, onde conseguiu marcar 17 golos em 22 jogos. Já nesta temporada, no Mundial sub-19, conseguiu marcar seis golos em oito jogos. De realçar que esta temporada, Viti, ao serviço do Valongo, realizou 17 partidas, pela equipa B, onde marcou 22 golos.
Simultaneamente, encontramos o regresso de Zé Miranda à Luz. O defesa de 19 anos esteve cedido ao Murches de Caleta, onde conseguiu a permanência graças a um estilo de jogo baseado na defesa, mas também muito forte no tiro exterior e bolas paradas.
Goleador de serviço a aldeia do concelho de Cascais, com 23 golos em 28 jogos, Miranda está a confirmar o estatuto de uma das maiores promessas do hóquei nacional, tendo conquistado minutos importantes no principal escalão. Feitos estes que despertaram o fascínio de Tiago Godinho.
“A qualidade do atleta, aliada à personalidade que demonstra como ficou provado no jogo 5 da final na época passada, significa que terá tudo para ser um dos grandes jogadores mundiais da próxima década da modalidade”.
Outra jogador que terá mais oportunidades de águia ao peito na próxima época é Lucas Honório, avançado de 20 anos cedido ao Sp.Tomar que foi obrigado a voltar depois da lesão de Pablo Álvarez e que vai fazer parte do plantel 2023/2024. O jogador tem contrato por apenas mais um ano, mas é provável que o Glorioso queira renovar com o atleta.
Colega de Zé Miranda durante vários anos na formação encarnada e nas seleções nacionais jovens, Lucas chegou ao Glorioso em 2017, com 14 anos. Sagrou-se campeão nacional de Sub-15 e de Sub-17 e conquistou duas Eurockey Cup de Sub-17, num grupo recheado de talento, sendo que o Benfica viria a juntar seis dos 10 Sub-17 que representaram Portugal no Campeonato da Europa do escalão em 2019, em Torres Vedras.
Com Lucas Honório, Portugal foi campeão da Europa de Sub-17 em 2017, campeão da Europa de Sub-19 em 2021 e, recentemente, vice-campeão da Europa de Sub-23.
Cedido ao Tomar para disputar a I Divisão com apenas 17 anos, já com a temporada de 2020/21 em curso, Lucas Honório foi ganhando a confiança de Nuno Lopes e minutos nos grandes palcos. Em abri, na final da Taça de Portugal, assinou dois golos frente ao Sporting, incluindo, na segunda parte do prolongamento, o golo que levou o jogo para desempate por grandes penalidades.
Perante o rápido desenvolvimento do atleta, o comentador do Glorioso 1904 mostra-se esperanço-so com a prestações do diamante luso: “Honório foi fundamental na época do Sporting de Tomar e a lesão de Alvarez escancarou as portas para o regresso que esperamos seja para ficar”.
Por sua vez, Martim, de 17 anos, assinou contrato profissional com as águias. Apesar disso, deve continuar a evoluir na equipa B encarnada. Esta época já se estreou na equipa principal e logo com um golo frente ao Murches. Deverá continuar a evoluir na equipa B das águias.
Recorde-se que o Benfica, para além de todos estes talentos, também chamará de volta Pol Manrubia. O mais experiente deste lote de estrelas, o excesso de estrangeiros no plantel (sete) fez com que o Benfica emprestasse o jogador espanhol ao Liceo na última época, depois de uma primeira temporada na Luz sem grande espaço.
Conhecido pela capacidade de explosão, a aventura de Manrubia pelo emblema da Corunha acabou por não correr como esperado. Começou quase todos os jogos do banco, tendo terminado a época com a discreta marca de oito golos na equipa de Juan Copa. Manrubia, de 23 anos, tem contrato até 2024 e, tal como Lucas Honório, vai ter de puxar dos galões para garantir a renovação do vínculo.
Mais maduros estão Jotta e Tiago Sanches. O primeiro vai rumar ao HC Braga, naquela que será a primeira aventura fora do Benfica na 1ª Divisão. Internacional pelas camadas jovens de Portugal, o defesa de 20 anos conta já com alguns jogos na equipa principal do Benfica. Já Tiago Sanches, depois de rodar no HC Braga na última época, ruma ao renovado Valongo, emblema habituado a fazer sobressair o melhor dos jovens talentos.
Excusado será dizer que o futuro está assegurado e resta agora ao Glorioso tentar potencializar ao máximo todos os jovens talentos, que tem ao seu dispor. Ideia esta corroborada pelo comentador do Glorioso 1904.
“O plantel parece-me mais equilibrado e em condições para lutar pela conquista de todas as provas onde estará envolvido. Os mais jovens, pela qualidade e minutos no campeonato nacional, não terão problemas em corresponder, até porque sabem bem o que é representar o Sport Lisboa e Benfica. O campeonato nacional é o mais competitivo das 5 modalidades de pavilhão, sendo o mais forte campeonato da Europa na modalidade, portanto esperamos uma época difícil, mas onde o Sport Lisboa e Benfica seja capaz de revalidar o campeonato, conquistar a terceira Liga Europeia e vencer a Taça de Portugal, Supertaça e Elite Cup”.
Após final de temporada, uma das figuras do sucesso encarnado recordou os períodos mais complicados vividos ao longo do percurso
21 Jun 2026 | 15:26 |
O Benfica terminou uma temporada memorável no hóquei em patins com a conquista do 25º campeonato nacional de forma invicta. No final da campanha, Edu Castro não escondeu a emoção e fez questão de destacar o esforço coletivo que levou a equipa ao título.
E. Castro: " A estrutura acreditou em nós e é difícil fazê-lo quando as coisas não correm bem"
"Primeiro de tudo uma palavra para os adeptos, que acreditaram em nós, aos jogadores que fizeram um grande campeonato, sem perdermos um jogo, na melhor liga do Mundo. Estes números são perfeitos. A estrutura acreditou em nós e é difícil fazê-lo quando as coisas não correm bem", afirmou o treinador espanhol à BTV.
O técnico recusou qualquer protagonismo individual, preferindo enaltecer o espírito coletivo que marcou o percurso da equipa. "O importante é o benfiquismo", reforçou, numa mensagem que rapidamente foi partilhada entre os adeptos encarnados.
L. Ordoñez : "Este Clube é gigante"
Na despedida, Lucas Ordoñez deixou também palavras emocionadas ao grupo, confirmando o regresso à Argentina após oito anos no Clube. "Sonhei com este momento, dar esta alegria a esta gente, que o merece. Este Clube é gigante, depois de oito anos muito felizes. Foi difícil saber que podia ser o último jogo", confessou.
Já na baliza, Conti Acevedo celebrou em grande o primeiro título nacional ao serviço do Benfica. "É incrível, é o meu primeiro campeonato nacional com o Benfica e vencer é fantástico, foi para isso que eu vim para aqui. Somos mais do que merecedores deste momento, que venham mais", falou.
Águias conquistam a prova perante os seus adeptos, garantindo o 25.º troféu do palmarés após uma decisão intensa no terceiro jogo
20 Jun 2026 | 16:48 |
A equipa de hóquei em patins do Benfica é campeã nacional pela 25ª vez na sua história! As águias receberam e venceram o Sporting, por 3-1, neste sábado, 20 de junho, no Pavilhão Fidelidade, em encontro relativo ao terceiro jogo da final do play-off do Campeonato Nacional.
A partida começou equilibrada, com os dois conjuntos a procurarem assumir o controlo do encontro. Apesar das oportunidades ao longo dos minutos, os dois golos iniciais encarnados apareceram apenas nos últimos 60 segundos da primeira parte. Aos 42 segundos, solto pela esquerda, João Rodrigues disparou da meia distância e inaugurou o marcador.
As águias iriam dilatar a vantagem a dois segundos do final. Viti, com apenas 19 anos de idade, disparou cruzado, com o esférico a desviar em Henrique Magalhães e a trair o guarda-redes Xano Edo. O avançado fez o 21.º golo em 53 jogos esta época.
Já no segundo período, o Benfica entrou determinado em ampliar a vantagem e conseguiu-o logo aos 31 minutos. João Rodrigues bisou através de uma grande penalidade, dando mais tranquilidade à equipa de Edu Castro . A partir daí, o Sporting teve as suas chances mas esbarrou sempre na "muralha" Conti Acevedo.
Até ao final, o Sporting reduziu para o 3-1 através de Nolito Romero , mas não impediu a festa enorme no pavilhão do Benfica. Os encarnados voltam a vencer a prova nacional três anos depois - a última conquista tinha sido em 2022/2023, precisamente contra o Sporting.
Águias venceram os leões em Alvalade de forma bastante convincente e estão agora com 'uma mão' no tão desejado campeonato nacional
18 Jun 2026 | 14:05 |
O Benfica ficou a uma vitória do título nacional após vencer o dérbi frente ao Sporting por 5-2, no Pavilhão João Rocha, num jogo em que Zé Miranda foi a grande figura ao assinar um hat-trick decisivo. O encontro contou com a presença de Frederico Varandas na tribuna presidencial e confirmou a superioridade encarnada na final do playoff, depois do triunfo já alcançado no jogo anterior disputado na Luz.
Apesar de o Sporting ter entrado melhor na partida e assumir a iniciativa ofensiva, foi o Benfica quem abriu o marcador aos 5 minutos. Num lance individual pela direita, Zé Miranda isolou-se e, frente a Xano Edo, finalizou com um remate em picadinha, inaugurando o marcador.
A resposta leonina surgiu de imediato, com Verona a criar perigo e a ficar perto da igualdade. Ainda assim, voltou a ser Zé Miranda a desequilibrar, bisando aos 9 minutos após uma jogada bem trabalhada com Nil Roca, aumentando a vantagem encarnada.
O segundo golo deixou o Sporting em dificuldades, com a equipa a sentir problemas em contrariar a organização defensiva do Benfica e a ter pouca eficácia na finalização durante o primeiro tempo. Do outro lado, a formação encarnada mostrou-se mais eficaz e controlada nos momentos-chave do encontro. Ainda antes do intervalo, os lões conseguiram introduzir a bola na baliza, mas o lance viria a ser invalidado devido a infração na jogada de Rafael Bessa, após uma ação individual de Verona.
Na segunda parte, Zé Miranda voltou a assumir protagonismo ao completar o hat-trick, confirmando uma exibição de grande nível e selando praticamente o resultado a favor do Benfica. Sem o espanhol Paul Bargalló, que continuou ausente por problemas físicos, o Sporting voltou a sentir dificuldades para acompanhar o ritmo do adversário. Com este triunfo por 5-2, o Benfica coloca-se a uma vitória de conquistar o título nacional, depois de uma exibição marcada pela eficácia ofensiva e pela inspiração individual de Zé Miranda.
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado - 22 anos depois, Benfica despede-se do capitão
14 Jun 2026 | 10:30
Benfica derrota Sporting (3-2) e fica mais perto do título de campeão
13 Jun 2026 | 16:50
Exclusivo Glorioso 1904 - Mudança de planos afasta símbolo do Benfica da estrutura
11 Jun 2026 | 15:15