Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
19 Jul 2023 | 16:38 |
Mais de 300 adeptos do Benfica enviaram uma carta aberta ao Líder do Clube, Rui Costa, assim como ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Glorioso.
Nesse sentido, o nosso Jornal falou com Tiago Godinho, conhecido adepto, que foi um dos Benfiquistas associados.
Motivações e objetivo
Primeiramente, o Sócio começou por explicar as motivações, assim como objetivo da dita carta.
“As principais motivações dos mais de 300 Sócios signatários é garantir que o processo de revisão estatutária seja o mais participado e transparente possível. Infelizmente temos dificuldade em compreender como tendo sido criada uma comissão para esse efeito, sendo a mesma liderada por um Vice-Presidente que inclusive no passado queixou-se da falta de democracia interna, a proposta entregue pela comissão em março de 2022 não tenha sido previamente publicada aos associados”, começou por dizer o Benfiquista.
Tiago Godinho mostra estar esperançoso quanto à resposta dos membros da Direção encarnada. Porém, caso isso não aconteça, os Sócios não vão desistir.
“Esperamos resposta tanto da Direção como do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, caso seja necessário voltaremos a insistir as vezes que forem necessárias”, referiu o Sócio das águias.
Avaliação
No que respeita a avaliação global da proposta da revisão estatuária, o Benfiquista não tem dúvidas.
“Globalmente fica bastante aquém do que o Sport Lisboa e Benfica na nossa opinião necessita. Não é alterado o peso eleitoral dos associados, que hoje é um fator de tremenda injustiça para os novos sócios, exemplo um Sócio mais de 25 anos de filiação têm direito a 50 votos, ou seja, sozinho têm o mesmo peso eleitoral que 50 novos sócios, não existe justificação para esta desproporcionalidade. Não se alterou os direitos associados aos Sócios correspondentes, que não podem ser eleitos para os órgãos sociais, que no limite têm um peso eleitoral restringido a 20 votos e nem sequer podem ser subscritores de um requerimento para a convocação de Assembleia Geral Extraordinária”, analisou.
“Depois temos medidas positivas como a possibilidade de existir uma segunda volta nas AG Eleitorais, mas por outro lado o regulamento que servirá para balizar o processo terá de ser criado e aprovado pela direção do clube, ou seja, em claro conflito de interesse, fazendo uma analogia seria o mesmo que um qualquer governo fosse responsável pela criação das regras das próximas eleições legislativas”, conferiu.
“O pormenor que neste caso é um por maior de alterar o número de votos para a convocação de AG Extraordinárias por vontade dos associados de 10 mil para 20 mil, é lamentável tendo em consideração que mais de 80 % dos órgãos sociais atuais faziam parte da direção anterior a única que obrigou os associados a recorrer a esse direito consagrado nos estatutos. AGE que só foi convocada depois de Luís Filipe Vieira ter sido detido, tendo originado inclusive antes de detenção à demissão do Professor Rui Pereira Presidência da Mesa invocando que a direção não pretendia a convocação da respetiva reunião. Tendo acabado por ter sido realizada a AGE no dia 17 de Setembro de 2021, foi possível garantir no pós AGE um processo eleitoral com voto físico depositado em urna, acompanhamento por parte da BenficaTV e respetivos órgãos de comunicação do Sport Lisboa e Benfica e posteriormente no dia 24 a aprovação de um regulamento eleitoral entre a direção e o movimento Servir o Benfica, portanto perceber agora que este processo marcado pela transparência e em defesa dos superiores interesses do Sport Lisboa e Benfica criou tamanho incómodo na direção não é por certo um bom sinal”, referiu.
O que é pretendido?
Quando questionado, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, relativamente ao pedido de esclarecimento “do processo de revisão estatutária, de acordo com o artigo 81⁰ dos presentes estatutos”, Tiago Godinho não deixou nada por dizer.
“O que pretendemos é que o Presidente da Mesa defina um calendário e o regimento de funcionamento desta(s) AGE, nomeadamente:
Alterações desde março
Na carta aberta a Rui Costa, os Benfiquistas referem que "proposta entregue, em março de 2022, foi alterada” e Tiago Godinho prontamente esclareceu as alterações.
“Não foram os signatários que dizem que existiram alterações, foi a carta enviada pelos membros da comissão de revisão estatutária enviada ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, que o escreveram. Portanto o que sempre solicitámos e que a bem da transparência deveria ter ocorrido é que a proposta da comissão entregue em março de 2022 fosse pública, independentemente da direção do Sport Lisboa e Benfica não estar vinculada à mesma e poder apresentar a sua própria proposta”, disse.
Propostas alternativas
Por fim, o Sócio encarnado esclareceu as propostas alternativas, propostas pelo Movimento Servir o Benfica.
“Estamos certos de que diversos associados apresentarão propostas de alteração a diversos artigos dos estatutos, que esperamos sejam aceites pela Mesa da Assembleia Geral para a sua discussão e votação. O movimento “Servir o Benfica” apresentou a sua proposta de revisão estatutária em dezembro de 2020, que pode ser consultada em aqui, e com certeza associados representando o movimento vão apresentar as nossas propostas, nomeadamente nos seguintes três pontos:
1 º Fim da discriminação negativa dos sócios correspondentes face aos direitos dos sócios efetivos;
2 º Na Eleição dos órgãos sociais em listas separadas para garantir a independência de cada órgão, algo que não sucede aos dias de hoje;
3 º Na Obrigação da votação através de voto secreto exercido em boletim de voto físico depositado em urna fechada, incluindo nas assembleias eleitorais;
Podendo naturalmente apresentar propostas noutros artigos que consideramos que seja necessário sofrerem alterações.
Informação foi avançada de forma oficial no decorrer da manhã desta sexta-feira, dia 19 de junho, tendo criado grande interesse nas redes sociais
19 Jun 2026 | 14:13 |
O Estádio da Luz vai acolher um concerto de Luan Santana, cantor e compositor brasileiro - conhecido também por ser grande amigo de Cristiano Ronaldo -, no dia 26 de junho de 2027, reforçando a aposta do recinto encarnado na realização de grandes eventos internacionais além do futebol.
A confirmação foi divulgada em comunicado, onde o Benfica sublinha o posicionamento do estádio como um espaço de referência para espetáculos de dimensão global. “Este acontecimento reforça o posicionamento do Estádio da Luz como um palco de excelência para grandes eventos internacionais”, pode ler-se na nota oficial do clube.
O processo de venda de bilhetes para o espetáculo já está calendarizado, começando com uma fase de pré-venda exclusiva para utilizadores registados. A pré-venda abre na quarta-feira, 24 de junho de 2026, estando reservada apenas a pré-registados. Dois dias depois, na sexta-feira, 26 de junho de 2026, arranca a venda geral ao público.
Nos últimos anos, o Estádio da Luz tem vindo a afirmar-se como um dos principais palcos de grandes concertos em Portugal. Em 2026, o recinto recebeu atuações de artistas internacionais como Bad Bunny, que subiu ao palco no final de maio, e prepara-se ainda para acolher os Iron Maiden, agendados para 7 de julho.
O próximo jogo de futebol marcado para o estádio da Luz é apenas o jogo da segunda mão da 2ª fase do pré-eliminatório para a Liga Europa, no dia 30 de julho, quando o Benfica recebe o St. Gallen, da Suíça, para tentar garantir a vaga na fase final do torneio.
Encarnados comunicaram a novidade, na última quinta-feira, dia 18 de junho, com o objetivo de melhorarem a cobertura da competição para os adeptos das águias
19 Jun 2026 | 11:25 |
O Benfica anunciou esta quinta-feira a celebração de uma parceria estratégica com a LiveModeTV, no âmbito da cobertura do Mundial de 2026. Em comunicado oficial, o Clube da Luz explicou que o acordo assenta numa lógica de cooperação entre ambas as entidades, tendo como principal objetivo a criação e divulgação de conteúdos exclusivos relacionados com a competição internacional.
Segundo os encarnados, a parceria prevê a partilha de conteúdos exclusivos do Mundial 2026, bem como a promoção conjunta das respetivas plataformas digitais, numa estratégia destinada a aumentar o alcance e o envolvimento dos adeptos. O Benfica considera que esta colaboração permitirá reforçar a presença digital das duas marcas e proporcionar novas experiências aos seguidores do futebol.
No comunicado divulgado, o clube encarnado destaca ainda que a iniciativa procura aproximar os adeptos dos grandes momentos da competição realizada nos Estados Unidos, México e Canadá através de formatos inovadores e conteúdos diferenciados.
“Com esta aliança, ambas as entidades reforçam o seu compromisso em aproximar os adeptos dos grandes palcos do futebol mundial, recorrendo a conteúdos digitais inovadores, dinâmicos e de elevado valor acrescentado”, refere a nota oficial.
A parceria surge numa altura em que o Mundial de 2026, que tem transmissão da LiveModeTV para Portugal, concentra atenções a nível global, com o Benfica a apostar no reforço da sua estratégia digital e na criação de conteúdos exclusivos para os seus adeptos.
Comissão divulgou novas informações relativas a tentativa de aquisição de 16,38% da SAD benfiquista por grupo norte-americano
18 Jun 2026 | 11:28 |
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou esta quarta-feira nova informação relativa ao processo de tentativa de alienação de 16,38% do capital da Benfica SAD, detido pelo acionista José António dos Santos.
Segundo a informação tornada pública, a sociedade desportiva encarnada foi notificada da não concretização da venda das ações, numa operação que acabou por não avançar após a recusa do clube em aceitar o negócio, alegadamente devido a interesses do comprador noutro emblema desportivo.
No comunicado enviado, a Benfica SAD esclarece ter recebido a participação qualificada de José António dos Santos e do Grupo Valouro, na qual é confirmada a não concretização da transmissão de 3.767.400 ações da categoria B, correspondentes a 16,38% do capital social e dos direitos de voto da sociedade. De acordo com o documento, a operação previa a venda das ações detidas por José António dos Santos e pelo Grupo Valouro, mas acabou por não se realizar.
O comunicado explica que a entidade compradora, ENTREPRENEUR EQUITY PARTNERS SPV V, LLC, informou que não se verificou a condição precedente relativa à aprovação prévia da operação pela assembleia geral da Benfica SAD.
Dessa forma, e nos termos do contrato estabelecido, a aquisição das ações não se concretiza, não havendo lugar à transferência das participações anteriormente anunciadas. Com o incumprimento da condição exigida, a tentativa de aquisição fica sem efeito, mantendo-se inalterada a estrutura acionista da Benfica SAD neste processo.