Futebol
Sudakov não espera pelo Benfica e toma decisão para agradar a Marco Silva
23 Jun 2026 | 10:47
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Jun 2023 | 16:40 |
Jorge Jesus já sabe que rumo quer dar à carreira. Depois de anunciar a saída do Fenerbahçe, logo após conquista da Taça da Turquia, o técnico português voltou na passada terça-feira a Portugal para gozar um período de férias e focar-se na concretização do tal “sonho” que referiu no momento do adeus à turma de Istambul.
O objetivo do ex-Benfica passa agora pela participação num Mundial de Seleções. “Já estive na Liga dos Campeões, Liga Europa… foi essa a minha ideia. A minha saída não foi fácil para os adeptos do Fenerbahçe. Quis que eles sentissem que não os estava a trocar por qualquer coisa, mas sim por uma competição diferenciada”, referiu o técnico de 68 anos, que se prepara para deixar o dia-a-dia de um clube para abraçar o primeiro projeto numa Seleção.
A certa altura, o timoneiro português falou sobre a hipótese de assumir a canarinha, embora ainda não hajam negociações em concreto.
“Já tive várias propostas, mas nunca ninguém do Brasil falou comigo”, disse o técnico, que repetiu esta ideia mais adiante, acrescentando: “Se for para uma Seleção que não me dê acesso ao Mundial também deixa de ser um sonho”.
Entretanto, a Arábia Saudita surgiu na equação, com a garantia de que já há acordo verbal entre as partes. Segunda a imprensa nacional, a federação saudita oferece 14 milhões de euros por ano ao treinador português, com um contrato de dois anos com mais um ano de opção.
Trata-se de uma possibilidade que o experiente técnico apenas abraçará se não surgirem propostas do Brasil, seja da seleção ou mesmo do gigante Flamengo, que ainda suspira pelo regresso do 'mister'.
De recordar que Jorge Jesus comandou os encarnados entre 2009 e 2015, conquistando três Campeonatos Nacionais, cinco Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Depois do sucesso ao serviço do conjunto Rubro-Negro, a mediática figura lusa voltaria a treinar o Glorioso entre 2020 e 2021, desta vez com muito menos sucesso.
Com uma época exigente pela frente, novo treinador dos encarnados tem perfil definido mas poderão existir algumas alterações na Luz
23 Jun 2026 | 15:02 |
O Benfica inicia a preparação para a temporada 2026/27 num contexto pouco habitual. A chegada de Marco Silva ao comando técnico foi oficializada há apenas alguns dias e, apesar de Rui Costa ter garantido que o planeamento da nova época já estava em marcha, continuam a existir várias questões em aberto relativamente à composição do plantel.
Com pouco mais de um mês para preparar a equipa, Marco Silva terá de acelerar processos e definir rapidamente as suas opções para o arranque da época. Uma das questões que mais curiosidade desperta entre os adeptos prende-se com a utilização dos jogadores formados no Seixal.
Ao longo da carreira, Marco Silva nunca ficou particularmente associado a uma aposta massiva na formação, embora tenha trabalhado regularmente com plantéis jovens. Muitos dos atletas que lançou já possuíam experiência em contextos profissionais, o que torna difícil classificá-lo como um treinador especializado na promoção de jovens talentos.
Ainda assim, existem vários exemplos de jogadores que deram os primeiros passos sob a orientação do técnico português. Na temporada 2011/12, ao serviço do Estoril, Marco Silva proporcionou a primeira experiência profissional a Gerso Fernandes.
O extremo acabaria por realizar 27 jogos nessa época, com apenas 21 anos. Na mesma temporada, Leandro Borges também teve oportunidade de se estrear pela equipa principal, embora não tenha voltado a somar minutos após esse primeiro encontro. Já em 2013/14, novamente no Estoril, Marco Silva promoveu outros dois jovens oriundos da formação. Ricardo Vaz, então com 19 anos, participou em cinco partidas e marcou um golo, enquanto Rui Caniço, de apenas 18 anos, somou uma presença pela equipa principal.
No Benfica, Marco Silva terá desde logo oportunidade de observar vários talentos da formação. João Fonseca, Rui Silva, Miguel Figueiredo, Gonçalo Moreira, Jaden Umeh e Peter Edokpolor foram chamados para integrar os trabalhos da pré-temporada e tentar convencer o novo treinador.
Guarda-redes principal da equipa encarnada voltou a comentar a temporada 2025/26 e deixou alguma 'auto-crítica' nas mais recentes declarações
23 Jun 2026 | 13:15 |
Anatoliy Trubin fez uma análise direta ao desempenho do Benfica na última temporada, apontando a falta de vitórias em jogos decisivos como um dos principais fatores para o desfecho do campeonato. Em entrevista à DAZN, o guarda-redes internacional ucraniano sublinhou que a equipa ficou aquém do exigido.
Trubin: "Não perder não é o mesmo que vencer"
“Foi difícil, para dizer a verdade. Tivemos zero derrotas, mas não perder não é o mesmo que vencer. Precisamos de ganhar os nossos jogos, temos de ser campeões. Perdemos muitos pontos onde tínhamos de vencer. É estranho de entender, mas é a realidade”, afirmou.
Trubin destacou ainda a necessidade de assumir responsabilidades e transformar a experiência acumulada numa resposta mais forte na nova temporada: “Terceiro lugar no campeonato… é a vida. Temos de assumir a nossa responsabilidade, aproveitar as experiências e evoluir. A vida continua e temos de ser melhores na próxima época para fazer felizes os adeptos, este grande clube e as nossas famílias”, referiu.
O guarda-redes recordou ainda os momentos mais marcantes da temporada 2025/26, dando destaque à conquista da Supertaça, logo no arranque da época: “Diria que ganhar a Supertaça. Foi o primeiro jogo da época, quase a 1 de agosto, que é o meu aniversário, e foi o meu jogo 100 pelo Benfica. Foram sensações diferentes, foi especial para mim e para o clube”, concluiu.
Entre os momentos de maior visibilidade, Trubin mencionou ainda o golo marcado de cabeça frente ao Real Madrid na Liga dos Campeões, que garantiu o Benfica na fase de playoffs, como um dos episódios mais memoráveis da sua época.
Central deu uma recente entrevista na qual abordou vários temas, entre os quais a chegada do técnico para o lugar de José Mourinho
23 Jun 2026 | 11:30 |
A poucos dias do arranque da pré-temporada no Benfica Campus, António Silva mostrou-se confiante em relação ao novo ciclo liderado por Marco Silva. O defesa-central considera que o treinador português reúne as condições ideais para potenciar o plantel encarnado e devolver o clube aos títulos. Em entrevista ao canal de YouTube de João Oliveira, o internacional português recordou a última temporada e destacou o percurso construído por Marco Silva em Inglaterra.
António Silva: "Marco Silva tem muita capacidade"
“Tivemos um ano com o mister José Mourinho. Foi uma época com algumas dificuldades e falhámos, enquanto equipa, em momentos decisivos, nos quais poderíamos ter-nos aproximado do primeiro lugar. O Marco Silva tem muita capacidade. Esteve quatro anos na Premier League com uma equipa que tinha como objetivo a permanência e conseguiu sempre alcançar boas classificações”, afirmou.
António Silva não escondeu a desilusão pelos resultados alcançados pelo Benfica nos últimos anos, reconhecendo que o rendimento da equipa ficou abaixo da exigência habitual do Clube. O central admitiu compreender a frustração dos adeptos e garantiu que o grupo tem plena consciência da necessidade de inverter esse cenário.
António Silva: "Nos últimos sete anos fomos campeões apenas uma vez, com o mister Roger Schmidt, sem falar das Taças. É muito curto"
“As últimas épocas foram abaixo do esperado. Qualquer benfiquista tem essa noção e nós, que estamos lá dentro, também a temos. Nos últimos sete anos fomos campeões apenas uma vez, com o mister Roger Schmidt, sem falar das Taças. É muito curto”, reconheceu.
Apesar da análise crítica ao passado recente, o 'camisola 4' defende que este é o momento de olhar em frente e abraçar a nova liderança técnica. Para António Silva, a união entre equipa, estrutura e adeptos será determinante para recolocar o Benfica no patamar que considera ser o seu lugar natural.
“O que posso dizer é que temos de trabalhar sobre isso, mas olhando para o futuro e abraçando a ideia do novo treinador. Temos de estar positivos, todos juntos. Só assim vamos conseguir colocar o clube onde ele deve estar, que é ser campeão. É o mínimo exigível no Benfica”, sublinhou.
Sudakov não espera pelo Benfica e toma decisão para agradar a Marco Silva
23 Jun 2026 | 10:47
Saída confirmada! Estrela da Amadora pesca no Benfica e garante extremo
23 Jun 2026 | 10:17
António Silva confirma proposta do Benfica, mas não garante renovação: "Ainda não sei..."
23 Jun 2026 | 09:58