Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Jun 2023 | 13:21 |
João Mário surpreendeu tudo e todos ao renunciar à seleção nacional logo após se sagrar campeão nacional com o Benfica. Agora, uma semana depois, o médio das águias revela os motivos da decisão que tomou em entrevista ao jornal A BOLA, na edição deste sábado. O jogador confirmou que a sua decisão está relacionada com a escassa utilização nos jogos de março. De recordar que o médio entrou nos descontos contra o Liechtenstein e nem sequer saiu do banco na visita ao Luxemburgo. "Quando estás no teu ponto máximo de carreira, vais à seleção de Portugal, que joga com o Liechtenstein, e tu jogas um minuto…Tenho sempre uma máxima de seleção que passa por aquilo que tu fazes no clube, até porque estávamos no início de uma nova etapa. Se tu, no teu ponto máximo de carreira, não dá para mais, tens de ser humilde e reconhecer", revelou o campeão nacional. João Mário explicou que a questão física também pesou na sua decisão, pois queria dedicar-se cada vez mais ao seu clube, onde se sente mais valorizado. Além disso, o médio de 30 anos reconheceu que a seleção portuguesa é muito forte e que a sua concorrência era bastante intensa. "Portugal tem uma seleção tão forte que obviamente todos os treinadores podem ter cada opção, e olhando à minha concorrência na seleção era mesmo muito forte, e nessa altura acho que tens de ser sincero contigo mesmo", afirmou. Ao serviço da equipa das Quinas, João Mário - avaliado em 14 milhões de euros - regista 56 internacionalizações e 3 golos marcados. Às ordens de Fernando Santos, o craque do Glorioso foi um dos principais obreiros do Campeonato Europeu conquistado em 2016. NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Fotografia de Benfica
Jogador do emblema da Luz foi titular na partida entre Portugal e RD Congo e acabou por levar com algumas culpas do golo sofrido pelas Quinas
19 Jun 2026 | 17:00 |
Rúben Dias deixou uma mensagem de confiança para Tomás Araújo e Renato Veiga após a estreia de Portugal no Mundial, frente à República Democrática do Congo. O central do Manchester City garantiu que a comunicação entre os defesas da Seleção Nacional é constante e destacou a importância de transmitir segurança aos companheiros mais jovens.
Rúben Dias revela conselhos a Tomás Araújo, do Benfica, e Renato Veiga: "Serem eles próprios e não terem timidez nenhuma..."
“Naturalmente a comunicação acontece. Não porque eles iriam jogar este jogo, mas desde o princípio do estágio e noutras ocasiões. Levamos uma relação na qual os quatro temos a missão de transmitir o máximo de confiança aos que estão à nossa frente”, afirmou o internacional português.
O antigo jogador do Benfica sublinhou ainda que Tomás Araújo e Renato Veiga devem atuar sem qualquer receio de assumir responsabilidades dentro de campo, independentemente da experiência ou estatuto dos colegas que os rodeiam: “Não me focaria em nada específico, a não ser ter-lhes dito para serem eles próprios e não terem timidez nenhuma em fazer tudo o que tivessem de fazer e dizer tudo o que tiverem de dizer”, explicou.
“Apesar de, às vezes, dizer uma palavra mais dura a um companheiro que já tem um estatuto ou muitos anos de seleção, não devem ter vergonha nenhuma de o fazer, porque faz parte de serem eficientes naquilo que têm de fazer”, acrescentou.
As declarações surgem depois de Tomás Araújo ter assumido responsabilidades no golo sofrido por Portugal no empate frente à República Democrática do Congo, resultado que marcou a estreia da equipa orientada por Roberto Martínez no Mundial.
O defesa-central do Benfica reconheceu que a Seleção Nacional não conseguiu criar oportunidades suficientes para garantir a vitória e lamentou a forma como surgiu o golo adversário: “Houve muito passe lateral e para trás. Não conseguimos criar muito perigo. A segunda parte mudou um bocadinho e criámos algumas ocasiões, mas foi insuficiente. E depois sofremos um golo de bola parada que não pode acontecer”, admitiu.
Águias mantêm o avançado internacional na lista de alvos para a nova temporada, mas os planos para o ataque sofreram alterações nas últimas semanas
19 Jun 2026 | 16:06 |
Wout Weghorst continua a ser um dos nomes associados ao Benfica para reforçar o setor ofensivo em 2026/27. O experiente avançado neerlandês, de 33 anos, integra efetivamente a lista de jogadores observados pelos encarnados
Segundo o jornal A BOLA, embora a sua contratação esteja, nesta altura, longe de ser um dado adquirido, o neerlandês está sob o olhar da estrutura liderada por Rui Costa. Em final de contrato com o Ajax, o internacional pelos Países Baixos já confirmou que a sua passagem pelo clube de Amesterdão chegou ao fim. "Sim, penso que sim. Foram dois anos muito bonitos. Estou muito orgulhoso por ter jogado pelo Ajax", afirmou recentemente à ESPN.
O perfil físico, a experiência internacional e a capacidade de jogar como referência ofensiva faziam de Weghorst uma opção muito apreciada por José Mourinho. Caso o técnico português tivesse permanecido na Luz, a probabilidade de o negócio avançar seria consideravelmente superior, uma vez que o avançado encaixava nas características procuradas pelo antigo treinador encarnado. Durante a última temporada, o ponta de lança somou nove golos e quatro assistências em 34 partidas disputadas.
Contudo, a chegada de Marco Silva trouxe uma nova abordagem à construção do plantel. O treinador está a analisar diferentes perfis para várias posições e não pretende limitar-se a uma única solução para o ataque. Nesse contexto, Weghorst deixou de ser visto como uma prioridade absoluta e passou a integrar um conjunto mais alargado de opções.
Apesar de o negócio não estar descartado, o Benfica pretende agir com cautela antes de avançar para qualquer decisão definitiva. Com o regresso aos trabalhos marcado para 25 de junho e a estreia oficial na segunda pré-eliminatória da Liga Europa agendada para 23 de julho, frente ao St. Gallen, os encarnados continuam a desenhar o plantel da próxima época sem pressas, procurando encontrar as peças ideais para um projeto que Marco Silva quer equilibrado, competitivo e preparado para lutar por títulos.
Clube encarnado está muito perto de garantir a contratação de jovem central brasileiro de grande potencial, tornando-se o primeiro reforço para 26/27
19 Jun 2026 | 15:41 |
O Benfica está a ultimar os detalhes para assegurar a contratação de Gabriel Índio, defesa-central de 17 anos do Athletic MG. O jovem brasileiro é visto como uma das grandes promessas da sua geração e convenceu os responsáveis encarnados a avançarem para a contratação.
A informação foi avançada por Fabrizio Romano, que revelou a existência de um acordo verbal entre os dois clubes para uma transferência avaliada em cerca de 4,2 milhões de euros. O processo foi conduzido por Mário Branco ao longo dos últimos dias e encontra-se praticamente concluído.
Gabriel Índio chega para reforçar um setor que continua a ser prioridade para o Benfica neste mercado. Canhoto, característica valorizada pelos encarnados, o central deverá integrar desde já a equipa principal e assumir o papel de quarto defesa-central do plantel, ocupando o espaço deixado por Gonçalo Oliveira, cuja saída está iminente.
Apesar da chegada do jovem brasileiro, Rui Costa e a estrutura liderada por Mário Branco continuam atentos ao mercado em busca de um central mais experiente. A saída de Nicolás Otamendi deixou uma lacuna importante no eixo defensivo e o Benfica pretende adicionar mais experiência à concorrência de António Silva, Tomás Araújo e agora Gabriel Índio.
O defesa esteve recentemente na mira do Nápoles, num negócio que poderia rondar os 4,5 milhões de euros, mas o Benfica acabou por ganhar a corrida. Em 2026, Gabriel Índio somou 14 partidas pela equipa principal do Athletic MG e prepara-se agora para atravessar o Atlântico e iniciar a sua aventura de águia ao peito, onde celebrará o 18.º aniversário já no próximo dia 26 de julho.
Veja os melhores momentos de Gabriel Índio: