Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Set 2023 | 13:06 |
Jonas, em entrevista a um canal brasileiro, falou sobre alguns momentos da sua passagem pelo Benfica e recordou Gabriel Barbosa. O avançado canarinho que passou na Luz por apenas seis meses, na época 2017/2018, não foi feliz com o Manto Sagrado.
Rui Vitória recebeu o ponta de lança oriundo do Inter, por empréstimo, mas apesar do talento que lhe era reconhecido, acabaria por sair em janeiro. Fez apenas um golo em cinco jogos: "altou um pouco de paciência ao Gabigol. Tinha chegado do Inter e, no primeiro jogo da Champions, o treinador deixou-o fora dos convocados. Reclamou logo e pensou ‘estava no Inter, vim para jogar'.
O Benfica vinha de um tetracampeonato, com grandes jogadores, e Jonas avisou 'Gabigol' sobre esse facto e pediu calma ao atleta que tinha acabado de chegar à Luz: "o Benfica vinha de um tetracampeonato, tinha o Mitroglou, Raúl Jiménez… Era uma equipa muito boa. Nós falámos com o Gabigol, dissemos-lhe para ter calma porque iria jogar. Mas foi falar com a Direção e avisou que ia embora. O Benfica respeitou a decisão e ele voltou para o Santos".
Este episódioa aconteceu depois de Rui Vitória ter deixado o avançado de fora da lista de convocados para uma partida da Liga dos Campeões. Jonas explicou que passou pelo mesmo no inicio, que seria normal um tempo de adaptação e que teria muito tempo de jogo. A verdade é que Gabriel Barbosa não ouviu o seu companheiro e saiu mesmo dos encarnados em janeiro.
Jonas fez 137 golos em 183 jogos, 4 Ligas, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga e 2 Supertaças, tornando-se o segundo melhor marcador de sempre estrangeiro das águias. Um ídolo para muitos, e um avançado que nunca irá ser esquecido da história do Sport Lisboa e Benfica.
Jogador brasileiro irá chegar ao emblema da Luz como reforço para a temporada 2026/27 e encarnados já traçaram o seu caminho para o arranque
24 Jun 2026 | 03:00 |
Gabriel Índio vai iniciar a sua aventura no Benfica ao serviço da equipa B. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, os responsáveis encarnados já definiram o plano para o jovem brasileiro, que deverá integrar inicialmente o conjunto secundário das águias, numa estratégia que visa facilitar a adaptação ao futebol português e ao modelo de jogo implementado no Seixal.
Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura liderada por Rui Costa acredita que o defesa reúne condições para chegar à equipa principal no futuro, mas entende que o processo de crescimento deve ser realizado de forma gradual. Nesse sentido, a prioridade passa por permitir que Gabriel Índio ganhe rotinas competitivas na Liga Portugal Meu Super, num contexto considerado mais adequado para a sua integração inicial.
A contratação do jovem brasileiro gerou bastante entusiasmo nos bastidores da Luz. O defesa chega referenciado pelos relatórios do departamento de scouting e também pelos elogios recolhidos junto de treinadores que acompanharam a sua evolução. Em declarações recentes, Rui Duarte, treinador do Braga que conhece bem o futebolista chegou mesmo a descrevê-lo como "um bicho", destacando a capacidade física.
Apesar desse potencial reconhecido, Marco Silva e os responsáveis do futebol profissional entendem que não existe necessidade de acelerar etapas. O Benfica pretende acompanhar de perto a evolução do jogador durante os primeiros meses da temporada, avaliando posteriormente a possibilidade de uma integração mais regular nos trabalhos da equipa principal, caso a resposta competitiva corresponda às expectativas existentes.
Desta forma, Gabriel Índio prepara-se para dar os primeiros passos de águia ao peito na equipa B do Benfica. O plano está traçado e passa por uma adaptação progressiva ao futebol europeu, sem pressão imediata para chegar à formação principal. Ainda assim, dentro da Luz existe a convicção de que o brasileiro poderá vir a tornar-se uma opção relevante para Marco Silva nos próximos anos, caso confirme em campo as credenciais que motivaram a sua contratação.
Antigo treinador das águias ainda quer avaliar o jogador, mas o mais provável é que seja emprestado ainda no decorrer deste mercado
23 Jun 2026 | 17:31 |
José Mourinho estará já a planear uma possível renovação profunda do plantel do Real Madrid tendo em vista a próxima temporada. Segundo informações avançadas esta terça-feira pela imprensa desportiva espanhola, Franco Mastantuono poderá abandonar o emblema da capital espanhola no próximo mercado de verão e o Benfica estaria na lista de interessados.
Apesar de o treinador português querer observar o médio argentino durante a pré-época antes de tomar uma decisão definitiva, o jornal catalão Mundo Deportivo refere que, no clube merengue, já é dado como praticamente certo, há algum tempo, que o jogador sairá nesta janela de transferências.
Perante este cenário, o número de clubes interessados no internacional argentino deverá aumentar nas próximas semanas. O Real Madrid pretende colocá-lo num emblema europeu por empréstimo, privilegiando essa solução em detrimento de uma venda definitiva ou de uma transferência com cláusula de recompra.
Contratado no verão passado por 63,2 milhões de euros, Mastantuono é visto como um activo estratégico de longo prazo, com contrato válido até junho de 2031. Por isso, o clube espanhol não pretende perder o controlo sobre o jogador. Segundo o Mundo Deportivo, vários clubes já terão demonstrado interesse, incluindo o Inter de Milão, o Tottenham, o Rennes, o River Plate, o Benfica e o Sporting.
O Real Madrid, no entanto, estabeleceu dois critérios claros para autorizar a saída: o jogador deve continuar na Europa e integrar uma equipa que dispute a Liga dos Campeões. Neste contexto, Benfica, Tottenham e Rennes ficam de fora por não cumprirem o requisito da competição europeia de topo, enquanto o River Plate não cumpre a condição de pertencer ao futebol europeu.
Com a dificuldade para garantir o acordo com Michael Olise, Special One tem antigo jogador das águias como o seu maior alvo para elevar os merengues
23 Jun 2026 | 17:06 |
O Real Madrid definiu Enzo Fernández, de 25 anos, como o principal alvo para reforçar o meio-campo da equipa agora orientada por José Mourinho. A decisão terá sido tomada nas últimas horas, depois de o clube merengue ter concluído que a contratação de Michael Olise é um cenário praticamente irrealista, levando a uma mudança de prioridades no mercado.
Segundo o diário Marca avança, Florentino Pérez já terá iniciado contactos preliminares com o Chelsea, preparando uma abordagem oficial para os próximos dias. A vontade do próprio jogador surge como um fator determinante neste processo, uma vez que Enzo Fernández já terá feito chegar ao emblema espanhol a intenção de fazer tudo para facilitar a transferência.
O médio argentino, que representou o Benfica na época 2022/23, é há muito um nome bem referenciado por José Mourinho, que o vê como peça ideal para o modelo que pretende implementar em seu regresso ao comando técnico no Santiago Bernabéu.
Apesar de terem sido analisadas outras opções para o meio-campo, como o português Mateus Fernandes, apontado como preferencial pelo Tottenham, segundo a Marca, ou o marroquino Ayyoub Bouaddi, nenhuma reúne, na visão do treinador, o perfil ideal para o projeto.
Do lado do Chelsea, a posição é de resistência. O clube inglês não pretende abrir facilmente mão de mais uma peça importante do plantel, sobretudo depois de já ter assegurado um encaixe significativo com a venda de Cucurella ao Real Madrid por 50 milhões de euros. Ainda assim, a forte vontade de Enzo Fernández em mudar-se para Espanha pode vir a ser um fator decisivo na condução do processo.