Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Hóquei em patins

Craque do Benfica recorda agressão bárbara de jogador do Sporting: "Nunca pensei passar algo assim"

Antigo jogador das águias voltou a um dos episódios mais polémicos da carreira e revelou pormenores inéditos sobre o que viveu

Lucas Ordoñez, atleta que está de saída da equipa de hóquei em patins do Benfica, recordou agressão de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting na altura
Lucas Ordoñez, atleta que está de saída da equipa de hóquei em patins do Benfica, recordou agressão de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting na altura

26 Jun 2026 | 13:47 |

Icon Comentário0

Lucas Ordoñez voltou a recordar um dos episódios mais controversos da sua passagem pelo Benfica. De saída do Clube, o internacional argentino falou pela primeira vez de forma detalhada sobre a agressão sofrida por parte de Ângelo Girão, antigo guarda-redes do Sporting, antes de um dérbi, garantindo que nunca percebeu verdadeiramente o que levou ao sucedido.


L. Ordoñez: "Nunca pensei passar por algo assim"


"Sinceramente, nem eu sei bem o que aconteceu. Eu cheguei ao pavilhão como em qualquer outro jogo. Nunca pensei passar por algo assim no hóquei porque, sendo honesto, nunca na minha vida desportiva tinha tido problemas com nenhum colega de profissão", começou por dizer ao jornal Record.


O hoquista explicou ainda que, mais tarde, Ângelo Girão lhe enviou mensagens a justificar o comportamento, alegando que tinha ficado "atravessado" com a final do Mundial de San Juan, em 2022. "Para mim, pessoalmente, não tinha acontecido nada de invulgar nesse Mundial, foi apenas a competição normal de uma final", acrescentou.

L. Ordoñez: "O importante é que ele me pediu desculpa"


Questionado sobre a versão de Ângelo Girão, que afirmou arrepender-se do episódio e alegou ter sido agredido pelo argentino durante essa final do Mundial, Lucas Ordoñez foi perentório. "Sou muito sincero: não, não o agredi. Ele falou-me disso por mensagens, através do Nolito, que é como um irmão para mim. Mencionou alguns lances do jogo, mas para mim foram lances totalmente normais de uma final, choques normais de jogo. Mas o importante é que ele me pediu desculpa, disse que estava arrependido e eu aceitei as desculpas. Não gosto de estar de costas voltadas com ninguém", afirmou.

O antigo jogador do Benfica revelou ainda como aconteceu a agressão. "Não estava nada à espera. Tínhamos saído todos para o aquecimento, mas a meio caminho percebi que me tinha esquecido de colocar as lentes de contacto. Voltei sozinho ao balneário, coloquei as lentes e, quando ia sair de volta para a pista, ele vinha a entrar e agrediu-me. Nesse momento entrou a polícia, a segurança, separaram as coisas e levaram-no dali. Depois fiz o aquecimento normal e joguei", recordou.


Modalidades

Benfica vence Porto em final de loucos e sagra-se campeão nacional no último minuto

Clube encarnado voltou a protagonizar fim de semana memorável, com emoção até ao limite e um desfecho que só se resolveu no instante final

Benfica conquistou o campeonato nacional de hóquei em patins sub-19 graças a um golo no último segundo contra o Porto
Benfica conquistou o campeonato nacional de hóquei em patins sub-19 graças a um golo no último segundo contra o Porto

25 Jun 2026 | 13:39 |

Icon Comentário0

O Benfica sagrou-se campeão nacional de hóquei em patins Sub-19, num fim de semana de enorme intensidade, onde os encarnados voltaram a mostrar toda a sua força competitiva numa fase final repleta de emoção, decidida no último minuto.


A equipa benfiquista entrou da melhor forma no Pavilhão da Física, em Torres Vedras, vencendo os minhotos do Barcelos por 4-1, num jogo sólido em que o Benfica controlou o ritmo e confirmou desde cedo a sua ambição no campeonato. 


Na segunda jornada, o Benfica voltou a impor-se com personalidade frente ao Sporting, triunfando no dérbi eterno por 4-2, num encontro mais equilibrado, mas onde a eficácia nos momentos decisivos voltou a fazer a diferença.


O tudo ou nada ficou guardado para o duelo frente ao Porto, onde o título nacional de hóquei em patins de juniores acabou por ser decidido ao limite. Num jogo frenético e com alternâncias constantes no marcador, as águias chegaram ao empate a cinco golos já no último minuto.

Porém, os encarnados ainda marcaram o golo decisivo no último minuo da partida por intermédio de Rodrigo Preciso, fazendo o 6-5 final. Com este desfecho dramático, o Benfica fechou a fase final no 1.º lugar da classificação - tal como nos seniores.



Modalidades

Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"

Após final de temporada, uma das figuras do sucesso encarnado recordou os períodos mais complicados vividos ao longo do percurso

Edu Castro, treinador da equipa de hóquei em patins do Benfica, agradeceu o apoio da estrutura durante a temporada
Edu Castro, treinador da equipa de hóquei em patins do Benfica, agradeceu o apoio da estrutura durante a temporada

21 Jun 2026 | 15:26 |

Icon Comentário0

O Benfica terminou uma temporada memorável no hóquei em patins com a conquista do 25º campeonato nacional de forma invicta. No final da campanha, Edu Castro não escondeu a emoção e fez questão de destacar o esforço coletivo que levou a equipa ao título.


E. Castro: " A estrutura acreditou em nós e é difícil fazê-lo quando as coisas não correm bem"


"Primeiro de tudo uma palavra para os adeptos, que acreditaram em nós, aos jogadores que fizeram um grande campeonato, sem perdermos um jogo, na melhor liga do Mundo. Estes números são perfeitos. A estrutura acreditou em nós e é difícil fazê-lo quando as coisas não correm bem", afirmou o treinador espanhol à BTV.


O técnico recusou qualquer protagonismo individual, preferindo enaltecer o espírito coletivo que marcou o percurso da equipa. "O importante é o benfiquismo", reforçou, numa mensagem que rapidamente foi partilhada entre os adeptos encarnados.

L. Ordoñez : "Este Clube é gigante"


Na despedida, Lucas Ordoñez deixou também palavras emocionadas ao grupo, confirmando o regresso à Argentina após oito anos no Clube. "Sonhei com este momento, dar esta alegria a esta gente, que o merece. Este Clube é gigante, depois de oito anos muito felizes. Foi difícil saber que podia ser o último jogo", confessou.

Já na baliza, Conti Acevedo celebrou em grande o primeiro título nacional ao serviço do Benfica. "É incrível, é o meu primeiro campeonato nacional com o Benfica e vencer é fantástico, foi para isso que eu vim para aqui. Somos mais do que merecedores deste momento, que venham mais", falou.


Modalidades

Benfica não dá hipóteses ao Sporting (3-1) e vence campeonato nacional três anos depois

Águias conquistam a prova perante os seus adeptos, garantindo o 25.º troféu do palmarés após uma decisão intensa no terceiro jogo

Benfica vence o campeonato nacional de hóquei em patins ao bater o Sporting no terceiro jogo da final por 3-1
Benfica vence o campeonato nacional de hóquei em patins ao bater o Sporting no terceiro jogo da final por 3-1

20 Jun 2026 | 16:48 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Benfica é campeã nacional pela 25ª vez na sua história! As águias receberam e venceram o Sporting, por 3-1, neste sábado, 20 de junho, no Pavilhão Fidelidade, em encontro relativo ao terceiro jogo da final do play-off do Campeonato Nacional. 


A partida começou equilibrada, com os dois conjuntos a procurarem assumir o controlo do encontro. Apesar das oportunidades ao longo dos minutos, os dois golos iniciais encarnados apareceram apenas nos últimos 60 segundos da primeira parte. Aos 42 segundos, solto pela esquerda, João Rodrigues disparou da meia distância e inaugurou o marcador.


As águias iriam dilatar a vantagem a dois segundos do final. Viti, com apenas 19 anos de idade, disparou cruzado, com o esférico a desviar em Henrique Magalhães e a trair o guarda-redes Xano Edo. O avançado fez o 21.º golo em 53 jogos esta época.


Já no segundo período, o Benfica entrou determinado em ampliar a vantagem e conseguiu-o logo aos 31 minutos. João Rodrigues bisou através de uma grande penalidade, dando mais tranquilidade à equipa de Edu Castro . A partir daí, o Sporting teve as suas chances mas esbarrou sempre na "muralha" Conti Acevedo.

Até ao final, o Sporting reduziu para o 3-1 através de Nolito Romero , mas não impediu a festa enorme no pavilhão do Benfica. Os encarnados voltam a vencer a prova nacional três anos depois - a última conquista tinha sido em 2022/2023, precisamente contra o Sporting. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica próximo ao título frente após 'esmagar' Sporting com ajuda de hat--trick
Modalidades

Benfica próximo ao título frente após 'esmagar' Sporting com ajuda de hat--trick

18 Jun 2026 | 12:55

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 confirmado - 22 anos depois, Benfica despede-se do capitão
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado - 22 anos depois, Benfica despede-se do capitão

14 Jun 2026 | 10:30

Icon Comentário0
Benfica derrota Sporting (3-2) e fica mais perto do título de campeão
Modalidades

Benfica derrota Sporting (3-2) e fica mais perto do título de campeão

13 Jun 2026 | 16:50

Icon Comentário0