Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Carta aberta a Seara: Sócios do Benfica pedem "publicação urgente" das propostas de revisão estatutária

Próxima Assembleia Geral do Clube da Luz, recorde-se, está agendada para o dia 21 de setembro

Glorioso 1904
Glorioso 1904

07 Set 2024 | 10:24 |

Icon Comentário0

Mais de 600 Sócios do Benfica endereçaram uma carta aberta a Fernando Seara, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube da Luz, na passada sexta-feira, 6 de setembro. Os Benfiquistas em questão pedem a "publicação urgente de todas as propostas entregues no âmbito do processo de revisão estatutária". 


"Os sócios abaixo-assinados vêm por este meio solicitar a publicação urgente de todas as propostas entregues à Mesa da Assembleia Geral no âmbito do processo de revisão estatutária, de acordo com a metodologia aprovada na Assembleia Geral Extraordinária do passado dia 15 de junho", começam por referir os Benfiquistas. 


"A transparência constitui um pilar fundamental neste processo tão importante para o futuro do clube, sendo essencial que todos os sócios tenham acesso às sugestões de revisão submetidas", pode ler-se ainda na nota emitida. 


"O conhecimento atempado e detalhado dessas sugestões permitirá aos sócios analisar as mudanças propostas e participar de forma informada na discussão e votação agendada para a Assembleia Geral Extraordinária de 21 de setembro próximo. Este constitui um passo crucial para garantir que as decisões tomadas reflitam verdadeiramente a vontade e os interesses de todos os sócios", completa.

Importa recordar que, tal como foi noticiado em tempo oportuno, o Benfica emitiu um comunicado, através do site oficial, dando conta de que a Assembleia Geral Extraordinária do Clube foi marcada para dia 21 de setembro, sábado, para abordar o tema da revisão de estatutos.


Na dita nota, os encarnados explicaram ainda como seguirá ordem de trabalhos: "Ponto 1 – Discussão e votação na generalidade da proposta global de revisão de Estatutos apresentada pela Direção do Sport Lisboa e Benfica; Ponto 2 – Discussão e votação das propostas na especialidade admitidas; Ponto 3 – Votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta de metodologia aprovada". 


Clube

Benfica anuncia parceria com a LiveModeTV para o Mundial 2026; Saiba tudo

Encarnados comunicaram a novidade, na última quinta-feira, dia 18 de junho, com o objetivo de melhorarem a cobertura da competição para os adeptos das águias

Benfica anuncia parceria inédita com a LiveModeTV durante o Mundial de Seleções de 2026 com para conteúdos exclusivos
Benfica anuncia parceria inédita com a LiveModeTV durante o Mundial de Seleções de 2026 com para conteúdos exclusivos

19 Jun 2026 | 11:25 |

Icon Comentário0

O Benfica anunciou esta quinta-feira a celebração de uma parceria estratégica com a LiveModeTV, no âmbito da cobertura do Mundial de 2026. Em comunicado oficial, o Clube da Luz explicou que o acordo assenta numa lógica de cooperação entre ambas as entidades, tendo como principal objetivo a criação e divulgação de conteúdos exclusivos relacionados com a competição internacional.


Segundo os encarnados, a parceria prevê a partilha de conteúdos exclusivos do Mundial 2026, bem como a promoção conjunta das respetivas plataformas digitais, numa estratégia destinada a aumentar o alcance e o envolvimento dos adeptos. O Benfica considera que esta colaboração permitirá reforçar a presença digital das duas marcas e proporcionar novas experiências aos seguidores do futebol.


No comunicado divulgado, o clube encarnado destaca ainda que a iniciativa procura aproximar os adeptos dos grandes momentos da competição realizada nos Estados Unidos, México e Canadá através de formatos inovadores e conteúdos diferenciados.


“Com esta aliança, ambas as entidades reforçam o seu compromisso em aproximar os adeptos dos grandes palcos do futebol mundial, recorrendo a conteúdos digitais inovadores, dinâmicos e de elevado valor acrescentado”, refere a nota oficial.

A parceria surge numa altura em que o Mundial de 2026, que tem transmissão da LiveModeTV para Portugal, concentra atenções a nível global, com o Benfica a apostar no reforço da sua estratégia digital e na criação de conteúdos exclusivos para os seus adeptos.



Clube

CMVM detalha nega do Benfica a venda de ações da SAD

Comissão divulgou novas informações relativas a tentativa de aquisição de 16,38% da SAD benfiquista por grupo norte-americano

CMVM detalha processo da tentativa de compra de 16,38% da SAD do Benfica por parte de grupo norte-americano
CMVM detalha processo da tentativa de compra de 16,38% da SAD do Benfica por parte de grupo norte-americano

18 Jun 2026 | 11:28 |

Icon Comentário0

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou esta quarta-feira nova informação relativa ao processo de tentativa de alienação de 16,38% do capital da Benfica SAD, detido pelo acionista José António dos Santos.


Segundo a informação tornada pública, a sociedade desportiva encarnada foi notificada da não concretização da venda das ações, numa operação que acabou por não avançar após a recusa do clube em aceitar o negócio, alegadamente devido a interesses do comprador noutro emblema desportivo.


No comunicado enviado, a Benfica SAD esclarece ter recebido a participação qualificada de José António dos Santos e do Grupo Valouro, na qual é confirmada a não concretização da transmissão de 3.767.400 ações da categoria B, correspondentes a 16,38% do capital social e dos direitos de voto da sociedade. De acordo com o documento, a operação previa a venda das ações detidas por José António dos Santos e pelo Grupo Valouro, mas acabou por não se realizar.


O comunicado explica que a entidade compradora, ENTREPRENEUR EQUITY PARTNERS SPV V, LLC, informou que não se verificou a condição precedente relativa à aprovação prévia da operação pela assembleia geral da Benfica SAD.

Dessa forma, e nos termos do contrato estabelecido, a aquisição das ações não se concretiza, não havendo lugar à transferência das participações anteriormente anunciadas. Com o incumprimento da condição exigida, a tentativa de aquisição fica sem efeito, mantendo-se inalterada a estrutura acionista da Benfica SAD neste processo.



Clube

Benfica diz "não" a fundo norte-americano e revela motivo

Encarnados lançaram comunicado onde confirmam que a venda de 16,38% da SAD por parte de João António dos Santos para fundo Americano foi bloqueada

Benfica confirma em comunicado que chumbou a venda de 16,38% das ações pertencentes ao Rei dos Frangos a fundo americano
Benfica confirma em comunicado que chumbou a venda de 16,38% das ações pertencentes ao Rei dos Frangos a fundo americano

17 Jun 2026 | 11:37 |

Icon Comentário0

O Benfica confirmou que não avançará com a entrada do fundo norte-americano Entrepreneurial Equity Partners (EEP) no capital da SAD encarnada. A decisão foi anunciada através de um comunicado oficial, no qual o Clube da Luz esclarece os motivos que levaram ao fim das negociações relativas à aquisição da participação de 16,38% detida por José António dos Santos, empresário conhecido como o "Rei dos Frangos".


Segundo a nota divulgada pelos encarnados, durante o período previsto no pré-acordo celebrado entre o EEP, o Grupo Valouro e José António dos Santos, decorreram várias reuniões e trocas de informação entre as partes. No entanto, a análise ao projeto de crescimento do fundo norte-americano levou à conclusão de que poderiam existir incompatibilidades com os princípios estatutários da Benfica SAD.


De acordo com o Benfica, o facto de o EEP pretender investir em participações minoritárias noutros clubes europeus poderia colidir com normas de não concorrência previstas nos Estatutos da sociedade encarnada. Face a esse enquadramento, Benfica e EEP chegaram a um entendimento comum para não prosseguir com a operação. “Para proteção da Benfica SAD e também do EEP, foi consensual a decisão de não entrar no capital da Benfica SAD”, pode ler-se no comunicado divulgado pelos encarnados.


Apesar deste desfecho, José António dos Santos mantém a intenção de alienar a sua participação na SAD benfiquista. Em declarações ao Negócios, o empresário mostrou-se tranquilo relativamente ao futuro da operação e acredita que continuarão a surgir interessados na aquisição das ações.

Não tenho dúvidas nenhumas de que há mais pessoas interessadas”, afirmou o empresário, pouco depois de ter sido conhecida a decisão que inviabilizou a entrada do fundo norte-americano. Assim, a participação de 16,38% detida por José António dos Santos permanece disponível no mercado, mantendo-se em aberto a possibilidade de surgirem novos investidores interessados numa posição relevante no capital da Benfica SAD.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica impede entrada de fundo norte-americano na SAD; Saiba porquê
Clube

Benfica impede entrada de fundo norte-americano na SAD; Saiba porquê

16 Jun 2026 | 15:43

Icon Comentário0
Rui Costa fala aos adeptos e prepara novo ataque ao futuro do Benfica
Clube

Rui Costa fala aos adeptos e prepara novo ataque ao futuro do Benfica

16 Jun 2026 | 11:30

Icon Comentário0
Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD
Clube

Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD

12 Jun 2026 | 16:19

Icon Comentário0