Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Set 2023 | 18:57 |
No passado dia 14 de setembro, a Federação Portuguesa de Futebol realizou a cerimónia de lançamento da Liga BPI 2023/24. A equipa de futebol feminina do Benfica esteve no epicentro da cerimónia pela grande época passada que fizeram.
Foi destacado, por entre outras coisas, "o desportivismo demonstrado pelas tricampeãs nacionais na edição transata da prova" e, por isso, a camisola 21 das encarnadas, Pauleta, recebeu, em nome de toda a equipa, o Prémio de FairPlay referente à temporada 2022/23.
Na época anterior, o conjunto vermelho e branco além de, conforme já foi mencionado, ter-se sagrado tricampeão nacional, venceu a Supertaça e a Taça da Liga. Para o 'pleno' ficou a faltar a Taça de Portugal, prova na qual das Gloriosas foram eliminadas nas 'meias' pelo vencedor Famalicão.
Já esta época, a formação orientada por Filipa Patrão já soma quatro vitórias nos quatro jogos realizados. Ganhou nos penáltis ao Braga e ao Sporting nas 'meias' e na final da Supertaça, respetivamente, e para a Liga dos Campeões venceu o Cliftonville por 8-1 e aplicou 4-0 ao Riga.
A equipa do Benfica volta a entrar em campo já no próximo domingo, dia 17 de setembro às 15h, as águias jogam, em Torres Vedras, contra o Torreense para a 1.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino de futebol e, depois da Supertaça, dão os primeiros passos rumo ao 'tetra'.
Encarnados pretendem reforçar o lado esquerdo da defesa, mas regresso do espanhol não faz parte dos planos da estrutura liderada por Rui Costa
23 Jun 2026 | 03:00 |
O Benfica continua atento ao mercado em busca de um lateral-esquerdo para reforçar o plantel de Marco Silva, mas Álvaro Carreras não é uma hipótese para a nova temporada. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, a estrutura encarnada está efetivamente à procura de soluções para o corredor esquerdo, porém um eventual regresso do defesa espanhol não se encontra em cima da mesa, apesar das recentes dúvidas em torno da sua situação no Real Madrid.
Ao que o nosso Jornal apurou, Rui Costa e os responsáveis pelo futebol profissional entendem que o ciclo de Carreras na Luz está encerrado. O internacional jovem espanhol transferiu-se recentemente para o Real Madrid numa operação que rendeu cerca de 50 milhões de euros aos cofres encarnados, tornando-se uma das maiores vendas da história do Clube.
A situação do lateral no conjunto merengue tem, ainda assim, merecido atenção. Depois de um arranque promissor em Madrid, Carreras perdeu protagonismo na reta final da temporada, muito por culpa da forte concorrência existente no plantel e de algumas exibições menos conseguidas que motivaram críticas por parte dos adeptos. O cenário tornou-se ainda mais complicado com a chegada de Marc Cucurella, contratação que aumenta significativamente a concorrência pela posição.
Contudo, mesmo perante este contexto, o Benfica não equaciona avançar para qualquer tentativa de recuperar o jogador. A prioridade da SAD encarnada passa por identificar um perfil diferente no mercado, capaz de acrescentar competitividade imediata ao plantel e encaixar na realidade financeira definida para a nova época. O departamento de scouting já tem vários nomes referenciados e o processo de avaliação continua em andamento.
Desta forma, embora o Benfica esteja determinado em contratar um lateral-esquerdo durante o verão, os adeptos encarnados não deverão assistir ao regresso de Álvaro Carreras. O espanhol continuará a lutar pelo seu espaço no Real Madrid, enquanto Rui Costa e Marco Silva concentram atenções noutras alternativas para reforçar uma posição considerada prioritária para a temporada 2026/27.
Jogador prepara-se para fazer parte do Clube da Luz e vai colhendo vários elogios desde que o seu nome foi associado às águias
22 Jun 2026 | 17:34 |
Gabriel Índio prepara-se para ser o primeiro reforço do Benfica na nova era liderada por Marco Silva. O jovem defesa-central, que se destacou ao serviço do Athletic Club, no Brasil, terá convencido a estrutura encarnada, que terá avançado rapidamente para garantir a sua contratação, afastando a concorrência de vários clubes europeus. Aos 20 anos, o central surge como uma aposta de futuro para o eixo defensivo das águias, num momento em que o clube continua a ajustar o plantel para a nova temporada.
Quem melhor conhece o jogador é Rui Duarte, treinador que o lançou no Athletic Club de Minas Gerais, e que sublinha a maturidade precoce do defesa como um dos fatores decisivos para a sua ascensão. Em declarações ao Desporto ao Minuto, o técnico português destacou não só a evolução competitiva do atleta, como também as suas qualidades físicas e técnicas.
Rui Duarte: "É um menino ainda, apesar de estar muito preparado”
“O que me levou a estreá-lo no Athletic Club foi a maturidade que ele revelou desde muito cedo, primeiro no contexto dos sub-17, onde se destacava muito. Rapidamente percebemos que o contexto competitivo dele não podia ser aquele. É um menino ainda, apesar de estar muito preparado”, referiu.
Rui Duarte: "Vocês olham para ele e é um homem, é um verdadeiro homem, é um cavalo"
O treinador deixou ainda elogios à dimensão física do jovem central, sublinhando o impacto que este poderá ter no futebol europeu. “Fisicamente vocês vão ver que ele é um monstro. Vocês olham para ele e é um homem, é um verdadeiro homem, é um cavalo”, acrescentou.
A chegada de Gabriel Índio insere-se no processo de renovação do plantel do Benfica para 2026/27, com Marco Silva a preparar a sua primeira época ao comando das águias. O Clube pretende reforçar o setor defensivo com soluções de presente e futuro, e o jovem brasileiro surge como uma aposta estratégica nesse contexto de reestruturação.
Seleção das Quinas tem encontro no Mundial 2026 frente ao Uzbequistão, agendado para esta terça-feira, às 18h00, em Houston, no Texas
22 Jun 2026 | 16:37 |
Tomás Araújo não será opção para Portugal no encontro frente ao Uzbequistão, agendado para esta terça-feira, às 18h00, em Houston, no Texas, referente à segunda jornada do Grupo K do Mundial de 2026, onde busca sua primeira vitória na competição.
O defesa-central do Benfica e da Seleção Nacional continua a lidar com problemas físicos e voltou a falhar o último treino da equipa orientada por Roberto Martínez antes da partida decisiva da fase de grupos. Depois de ter sido titular no empate frente à República Democrática do Congo (1-1), na ronda inaugural da competição, Tomás Araújo não voltou a trabalhar sem limitações com os restantes companheiros de equipa.
A ausência nos últimos treinos acabou por confirmar a indisponibilidade do jogador de 24 anos, que não integrará as opções do selecionador nacional para o duelo com os uzbeques. Em sentido contrário, Rúben Dias deu sinais positivos e treinou sem limitações durante os 15 minutos da sessão abertos à comunicação social.
O central do Manchester City falhou o encontro de estreia diante da República Democrática do Congo, mas poderá agora regressar às escolhas de Roberto Martínez para uma partida considerada fundamental nas contas do apuramento. Também Nuno Mendes participou normalmente nos trabalhos, embora exista a possibilidade de o lateral ser gerido pela equipa técnica e até poupado no encontro desta terça-feira.
A sessão de trabalho contou ainda com a presença de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que acompanhou de perto a preparação da equipa nacional. A comitiva portuguesa tem prevista a viagem para Houston às 19h30, hora de Portugal continental, onde concluirá os preparativos para o embate com o Uzbequistão, encontro que poderá revelar-se decisivo para as aspirações lusas no Mundial de 2026.