Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Modalidades

BENFICA VOLTA A MOSTRAR O SEU MELHOR LADO E DEIXA RIVAIS A ‘CHUCHAR NO DEDO’

Glorioso domina no histórico nacional

Glorioso 1904
Glorioso 1904

23 Jun 2023 | 16:24 |

Icon Comentário0

O Benfica sagrou-se Campeão Nacional, em 2022/2023, em três das cinco modalidades de pavilhão: basquetebol, voleibol e hóquei em patins, sendo que o Sporting venceu no futsal e Porto no andebol.


Os encarnados são, igualmente, os mais fortes de sempre nestas cinco modalidades, ganhando nada menos do que 79 Campeonatos contra 69 do Porto (não tem futsal) e 63 do Sporting.


O Glorioso domina em basquetebol, voleibol e hóquei em patins (igual aos dragões).  No andebol a hegemonia muda de mãos e vai de Lisboa para o Porto: 24 campeonatos para os azuis e brancos, 21 para o Sporting e apenas 7 para o Benfica.


De 2000 para cá, o conjunto do norte arrecadou 14 títulos (contando com o de 2019/2020, interrompido pela pandemia, quando seguiram na frente). Os leões somam cinco e as águias apenas um.

No voleibol a distribuição de títulos é bem mais equilibrada: 11 para o Benfica, nove para o Porto e seis para o Sporting. Mas desde 2000 tudo se transforma: nove para os encarnados, zero para os azuis (último foi mesmo em... 1987/1988) um para o Sporting. Espinho (18, cinco neste Século) e Técnico (13, embora o último tenha sido em 1967/1968)) são, porém, os dominadores.


No hóquei em patins, o topo do ranking das equipas mais vezes campeãs tem dois nomes: Benfica  Porto, ambas com 24 campeonatos ganhos. O Sporting surge muito longe, com nove e apenas três nos últimos 40 anos (1987/1988, 2017/2018 e 2020/2021). Porém, neste Século o mais forte é, de longe, o Porto: 15 títulos contra apenas quatro dos encarnados.

Finalizemos com o futsal, que não tem os dragões como equipa. O Sporting lidera de forma claríssima, com 18 Campeonatos ganhos contra apenas 14 dos restantes campeões (Benfica, oito; Miramar, dois; Correio da manhã, dois; Freixieiro, um; Santos Venda nova, um). Na última década os leões perderam apenas dois Campeonatos: Benfica, 2015 e 2019.


Modalidades

Norberto Alves despede-se do Benfica e explica motivo: “Senti que era…” (vídeo)

Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações

Norberto Alves despede-se do Benfica após sua segunda passagem como treinador da equipa de Basquetebol
Norberto Alves despede-se do Benfica após sua segunda passagem como treinador da equipa de Basquetebol

23 Jun 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.


Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."


“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.


O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.

Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.


Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.

Veja as declarações de Norberto Alves:


Modalidades

Oficial! Benfica confirma saída de treinador após perder título com o Porto

Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época

Benfica confirma a saída de Norberto Alves da equipa de basquetebol das águias após derrota para o Porto nas finais do campeonato
Benfica confirma a saída de Norberto Alves da equipa de basquetebol das águias após derrota para o Porto nas finais do campeonato

23 Jun 2026 | 12:26 |

Icon Comentário0

O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.


Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.


Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.


A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.

Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.



Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Campeão pelo Benfica anuncia saída: "Toda a história..."

Jogador recorreu às redes sociais no decorrer da tarde desta segunda-feira, dia 22 de junho, para confirmar a sua despedida do Clube da Luz

Felipe Banderó deixa o Benfica após duas épocas a defender o emblema das águias, confirmando exclusivo Glorioso 1904
Felipe Banderó deixa o Benfica após duas épocas a defender o emblema das águias, confirmando exclusivo Glorioso 1904

22 Jun 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

Felipe Banderó está de saída do Benfica. O oposto brasileiro recorreu às redes sociais para anunciar o fim da ligação ao Clube da Luz após o fim da época, confirmando assim a informação que já tinha sido avançada, em Exclusivo, pelo Glorioso 1904.


Banderó: "Toda a história linda tem um fim"


Numa publicação emotiva, o experiente jogador deixou uma mensagem de agradecimento aos encarnados. “Toda a história linda tem um fim, mas é um novo começo! Obrigado Benfica! Obrigado Portugal!”, escreveu Banderó na legenda de uma fotografia partilhada com o filho.


O internacional brasileiro chegou ao Benfica em 2024, proveniente do Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, reforçando uma equipa que procurava consolidar-se no topo do voleibol nacional. Ao longo da sua passagem pela Luz, o atleta de 37 anos participou em 87 encontros oficiais, nos quais somou 945 pontos, registando uma média superior a 11 pontos por jogo. 

No plano coletivo, contribuiu para a conquista de três troféus: um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. A saída de Felipe Banderó insere-se numa fase de mudanças profundas na estrutura do voleibol encarnado, depois de uma temporada em que o Benfica terminou sem conquistar qualquer título. 


Antes do oposto brasileiro, o clube já tinha confirmado a saída de Lucas França, que terminou contrato, bem como a despedida do treinador Marcel Matz. Com várias alterações em curso, as águias continuam a preparar a nova temporada, procurando construir um projeto capaz de devolver a equipa à luta pelos principais títulos nacionais.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"
Modalidades

Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"

21 Jun 2026 | 17:38

Icon Comentário0
Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"
Modalidades

Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"

21 Jun 2026 | 12:59

Icon Comentário0
Escândalo no Benfica! Treinador campeão atira-se contra o Clube: "O burro tem sorte"
Modalidades

Escândalo no Benfica! Treinador campeão atira-se contra o Clube: "O burro tem sorte"

21 Jun 2026 | 09:55

Icon Comentário0