Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Modalidades

Benfica vai começar Campeonato na 3.ª divisão, mas Rui Costa não está preocupado

Águias voltam a marcar presença numa das provas mais importantes do calendário nacional, mas há um detalhe que está a surpreender

Benfica, liderado por Rui Costa, vai começar o Campeonato Nacional de Clubes em Pista ao Ar Live na 3ª divisão mas tudo está planeado
Benfica, liderado por Rui Costa, vai começar o Campeonato Nacional de Clubes em Pista ao Ar Live na 3ª divisão mas tudo está planeado

26 Jun 2026 | 17:45 |

Icon Comentário0

O Benfica vai voltar a competir no Campeonato Nacional de Clubes em Pista ao Ar Livre, cuja 88.ª edição se realiza este fim de semana, em Coimbra. No entanto, o regresso das águias à mais importante prova coletiva do atletismo português acontece num contexto inesperado.


A equipa feminina vai competir na 3.ª divisão, depois de não ter apresentado nenhuma equipa na edição do ano passado. A ausência da formação feminina em 2025 obrigou o Benfica a recomeçar no terceiro escalão da competição, onde Salomé Afonso surge como um dos principais destaques da equipa encarnada. A atleta, recordista europeia dos 2.000 metros em pista curta, lidera uma formação que pretende iniciar o caminho de regresso aos principais patamares do atletismo nacional.


A decisão inusitada foi explicada, na altura, por Ana Oliveira, diretora técnica do Benfica. A responsável assumiu que a opção fazia parte do planeamento do Clube. "Somos um clube que trabalha com visão, estratégia e sustentabilidade. Quando foi desenhado o projeto para esta época, foram traçados os objetivos do corta-mato, da estrada e da pista coberta, e já estava decidido que não havia hipótese de participarmos com a equipa feminina neste verão", afirmou à BTV.


Ana Oliveira explicou ainda que o Benfica enfrenta limitações que tornam impossível competir em todas as frentes. "As dificuldades que temos, quer estruturais, quer financeiras, quer até mesmo em termos de motivação desportiva para continuar a abraçar, como fizemos no passado, todos os escalões, ambos os géneros e todas as vertentes do atletismo, é uma coisa que é insustentável", justificou.

A competição contará com 55 clubes distribuídos por três divisões e terá o Sporting a defender os títulos masculino e feminino conquistados na última época. Apesar de iniciar esta caminhada na 3.ª divisão, o Benfica continua a ser um dos clubes mais históricos da competição, somando 124 pódios no historial do Campeonato Nacional de Clubes, apenas atrás do Sporting, que lidera com 162.



Modalidades

Craque do Benfica recorda agressão bárbara de jogador do Sporting: "Nunca pensei passar algo assim"

Antigo jogador das águias voltou a um dos episódios mais polémicos da carreira e revelou pormenores inéditos sobre o que viveu

Lucas Ordoñez, atleta que está de saída da equipa de hóquei em patins do Benfica, recordou agressão de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting na altura
Lucas Ordoñez, atleta que está de saída da equipa de hóquei em patins do Benfica, recordou agressão de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting na altura

26 Jun 2026 | 13:47 |

Icon Comentário0

Lucas Ordoñez voltou a recordar um dos episódios mais controversos da sua passagem pelo Benfica. De saída do Clube, o internacional argentino falou pela primeira vez de forma detalhada sobre a agressão sofrida por parte de Ângelo Girão, antigo guarda-redes do Sporting, antes de um dérbi, garantindo que nunca percebeu verdadeiramente o que levou ao sucedido.


L. Ordoñez: "Nunca pensei passar por algo assim"


"Sinceramente, nem eu sei bem o que aconteceu. Eu cheguei ao pavilhão como em qualquer outro jogo. Nunca pensei passar por algo assim no hóquei porque, sendo honesto, nunca na minha vida desportiva tinha tido problemas com nenhum colega de profissão", começou por dizer ao jornal Record.


O hoquista explicou ainda que, mais tarde, Ângelo Girão lhe enviou mensagens a justificar o comportamento, alegando que tinha ficado "atravessado" com a final do Mundial de San Juan, em 2022. "Para mim, pessoalmente, não tinha acontecido nada de invulgar nesse Mundial, foi apenas a competição normal de uma final", acrescentou.

L. Ordoñez: "O importante é que ele me pediu desculpa"


Questionado sobre a versão de Ângelo Girão, que afirmou arrepender-se do episódio e alegou ter sido agredido pelo argentino durante essa final do Mundial, Lucas Ordoñez foi perentório. "Sou muito sincero: não, não o agredi. Ele falou-me disso por mensagens, através do Nolito, que é como um irmão para mim. Mencionou alguns lances do jogo, mas para mim foram lances totalmente normais de uma final, choques normais de jogo. Mas o importante é que ele me pediu desculpa, disse que estava arrependido e eu aceitei as desculpas. Não gosto de estar de costas voltadas com ninguém", afirmou.

O antigo jogador do Benfica revelou ainda como aconteceu a agressão. "Não estava nada à espera. Tínhamos saído todos para o aquecimento, mas a meio caminho percebi que me tinha esquecido de colocar as lentes de contacto. Voltei sozinho ao balneário, coloquei as lentes e, quando ia sair de volta para a pista, ele vinha a entrar e agrediu-me. Nesse momento entrou a polícia, a segurança, separaram as coisas e levaram-no dali. Depois fiz o aquecimento normal e joguei", recordou.


Modalidades

Oficial! Gigante sai do Benfica e ruma ao Dínamo Bucareste

Encarnados confirmaram uma mudança importante no plantel para a nova temporada, encerrando um ciclo que deixou marca no Clube

Nivaldo Díaz, zona 4 da equipa masculina de voleibol, sai do Benfica e vai atuar no CS Dinamo Bucuresti, da Roménia
Nivaldo Díaz, zona 4 da equipa masculina de voleibol, sai do Benfica e vai atuar no CS Dinamo Bucuresti, da Roménia

26 Jun 2026 | 13:17 |

Icon Comentário0

O Benfica anunciou a saída de Nivaldo Díaz, colocando um ponto final na ligação entre as duas partes. O internacional cubano encontrava-se em final de contrato e não vai continuar a representar os encarnados, despedindo-se após duas temporadas em que foi uma das figuras da equipa de voleibol.


O Clube da Luz agradeceu publicamente o contributo de Nivaldo Díaz, encerrando oficialmente um ciclo que terminou com o fim do vínculo contratual. O zona 4, de 200 cm, deixa o Benfica depois de duas épocas muito positivas, nas quais somou números de destaque e conquistou um lugar importante no plantel.


Na temporada 2024/25, o cubano participou em 41 encontros e apontou 478 pontos, seguindo-se uma campanha em 2025/26 com 34 jogos realizados e 395 pontos marcados. Antes de chegar ao Benfica, Nivaldo Díaz representou os checos do Dukla Liberec durante três temporadas, depois de uma passagem pelo Minas Ténis Clube, do Brasil.


O futuro do voleibolista já está decidido e passa por uma nova aventura fora de Portugal. O atleta vai reforçar o Dinamo Bucuresti, da Roménia, dando continuidade à carreira num campeonato diferente após a experiência bem-sucedida ao serviço das águias.

A saída de Nivaldo Díaz obriga agora o Benfica a procurar uma alternativa para uma posição importante no plantel. Depois de agradecer o profissionalismo e dedicação do cubano, os encarnados viram definitivamente a página e concentram-se na construção da equipa que irá atacar a temporada 2026/27.


Veja o anúncio:



Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado - Camisola 17 do Benfica a caminho do 8.º classificado da Turquia

Atleta do Clube vermelho e branco está de saída da Luz e o seu próximo destino deverá ser no campeonato do país euroasiático

Exclusivo confirmado - Tiago Violas vai sair do Benfica e deve rumar ao Altekma SK, oitavo classificado da Liga Turco
Exclusivo confirmado - Tiago Violas vai sair do Benfica e deve rumar ao Altekma SK, oitavo classificado da Liga Turco

26 Jun 2026 | 13:07 |

Icon Comentário0

O experiente distribuidor Tiago Violas está a caminho do voleibol turco, com o Altekma SK a surgir como um possível destino para a próxima temporada do atleta do Benfica. Vale lembrar que o nosso Jornal já tinha avançado com essa possibilidade num Exclusivo.


 Tiago Violas não está interessado em continuar de águia ao peito, dando a entender que pretende abraçar novos desafios na sua carreira. Por outro lado, o nosso Jornal apontou que a posição do atleta não entra em conflito com o Benfica.


O jogador deve deixar Portugal e abraçar um novo desafio na carreira, com várias informações a colocarem o voleibolista de 37 anos no radar do Altekma SK. Este clube terminou no oitavo lugar do campeonato turco e alcançou as meias-finas da Challenge Cup, competição onde os turcos eliminaram o Benfica.


Até ao momento a equipa de voleibol das águias já anunciou algumas saídas, como a de Lucas França e do treinador encarnado, Marcel Matz,  depois de perder o campeonato para o Sporting. Sakis Psarras é o novo timoneiro da modalidade.

Caso se venha a confirmar a saída de Tiago Violas, será o ponto final de uma ligação que existe desde a época de 2016/17. Nos quase 10 anos em que vestiu o Manto Sagrado, o distribuidor disputou um total de 367 partidas em todas as competições em que o Benfica participou, conquistando ainda seis Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e seis Supertaças.


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Cassiano Klein antevê Benfica - Sporting e deixa ideia no ar: "Jogo vai decidir-se fora de campo"
Modalidades

Cassiano Klein antevê Benfica - Sporting e deixa ideia no ar: "Jogo vai decidir-se fora de campo"

26 Jun 2026 | 11:18

Icon Comentário0
Lateral direito do Benfica acaba carreira por vontade própria: "Despedir-me não foi fácil"
Modalidades

Lateral direito do Benfica acaba carreira por vontade própria: "Despedir-me não foi fácil"

26 Jun 2026 | 10:38

Icon Comentário0
Oficial! Benfica chega a acordo com craque que estava no 11.º classificado da Liga espanhola
Modalidades

Oficial! Benfica chega a acordo com craque que estava no 11.º classificado da Liga espanhola

26 Jun 2026 | 09:57

Icon Comentário0