Modalidades
Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"
21 Jun 2026 | 17:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
23 Jun 2023 | 17:06 |
A portuguesa Telma Monteiro terminou o Grand Slam da Mongólia no quinto lugar, na categoria de -57kg, depois de perder com a coreana Mimi Huh no combate pela atribuição da medalha de bronze.
Um combate decidido no golden score (prolongamento), com a coreana a pontuar com ippon que decidiu a vitória.
Telma Monteiro falhou, assim, a possibilidade de conquistar a segunda medalha para Portugal em Ulan Bator, depois de Catarina Costa ter garantido o bronze em -48kg.
Atualmente, Telma Monteiro é considerada a melhor judoca portuguesa de todos os tempos, pelo seu vasto palmarés, e uma das melhores judocas a nível mundial. O ponto alto da sua carreira foi a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.
A atleta também participou nas edições de 2004 (Atenas), 2008 (Pequim) e 2012 (Londres). Venceu seis Campeonatos da Europa3 – sendo atualmente a judoca mais medalhada de sempre nesta prova, com 15 medalhas em 15 edições – e conquistou quatro medalhas de prata nos Campeonatos do Mundo de Judo.
Tem, também, várias medalhas de ouro conquistadas em Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix e Grand Slam. Em 2014, sagrou-se vice-campeã do Mundo pela quarta vez na sua carreira. Em 2015, alcançou a primeira posição do ranking mundial de judo na sua categoria.
Foram, ainda, vários os prémios de mérito desportivo que recebeu de diversas entidades ao longo da sua brilhante carreira.
Telma Monteiro contribuiu também para a conquista de vários troféus coletivos do Clube, os Campeonatos Nacionais de 2007, 2008 e 2019 e a Taça de Portugal de 2008.
Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações
23 Jun 2026 | 14:00 |
Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.
Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."
“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.
O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.
Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.
Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.
Veja as declarações de Norberto Alves:
Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época
23 Jun 2026 | 12:26 |
O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.
Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.
Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.
A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.
Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.
Jogador recorreu às redes sociais no decorrer da tarde desta segunda-feira, dia 22 de junho, para confirmar a sua despedida do Clube da Luz
22 Jun 2026 | 17:07 |
Felipe Banderó está de saída do Benfica. O oposto brasileiro recorreu às redes sociais para anunciar o fim da ligação ao Clube da Luz após o fim da época, confirmando assim a informação que já tinha sido avançada, em Exclusivo, pelo Glorioso 1904.
Banderó: "Toda a história linda tem um fim"
Numa publicação emotiva, o experiente jogador deixou uma mensagem de agradecimento aos encarnados. “Toda a história linda tem um fim, mas é um novo começo! Obrigado Benfica! Obrigado Portugal!”, escreveu Banderó na legenda de uma fotografia partilhada com o filho.
O internacional brasileiro chegou ao Benfica em 2024, proveniente do Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, reforçando uma equipa que procurava consolidar-se no topo do voleibol nacional. Ao longo da sua passagem pela Luz, o atleta de 37 anos participou em 87 encontros oficiais, nos quais somou 945 pontos, registando uma média superior a 11 pontos por jogo.
No plano coletivo, contribuiu para a conquista de três troféus: um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. A saída de Felipe Banderó insere-se numa fase de mudanças profundas na estrutura do voleibol encarnado, depois de uma temporada em que o Benfica terminou sem conquistar qualquer título.
Antes do oposto brasileiro, o clube já tinha confirmado a saída de Lucas França, que terminou contrato, bem como a despedida do treinador Marcel Matz. Com várias alterações em curso, as águias continuam a preparar a nova temporada, procurando construir um projeto capaz de devolver a equipa à luta pelos principais títulos nacionais.
Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"
21 Jun 2026 | 17:38
Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"
21 Jun 2026 | 12:59
Escândalo no Benfica! Treinador campeão atira-se contra o Clube: "O burro tem sorte"
21 Jun 2026 | 09:55