Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jun 2023 | 12:54 |
José Schaffer jogou apenas seis vezes pelo Benfica. Contudo, foram seis meses de tal forma marcantes que o jogador fala deles, passados quase 14 anos, com grande entusiasmo.
Em declarações ao jornal A Bola, o antigo lateral-esquerdo argentino de 37 anos, agora treinador das camadas jovens do Racing, recorda com carinho a sua passagem pelo Glorioso.
"Foi como tocar o céu com as mãos, lindo, o melhor que me podia acontecer. Passar de viver num talho e jogar naquele estádio mais lindo. As pessoas ainda me reconhecem de ter jogado no Benfica, fazem-me sentir bem, é lindo. Conto a todos aqui na Argentina como o Benfica é grande", começou por referir antes de enaltecer as estrelas que atuavam naquele plantel.
"Só tenho coisas boas a dizer de todos: Nuno Gomes, Quim, Rúben Amorim, Fábio Coentrão. Havia argentinos, brasileiros, portugueses, foi tudo muito fácil, havia uma ligação bonita entre toos. Tínhamos um treinador exigente, Jorge Jesus, e um grupo muito unido, puxávamos todos para o mesmo lado, por isso fomos campeões. Dávamo-nos muito bem dentro e fora do campo".
Por último, Schaffer garante que não guardou qualquer rancor ao Clube da Luz no momento da despedida, destacando o apoio que os adeptos e Luís Filipe Vieira lhe ofereceram.
"Saí satisfeito e com a consciência tranquila porque dei sempre tudo quando joguei. Os adeptos, ainda hoje, têm muito carinho por mim, recordam-me os cruzamentos, os cantos que marcava, apesar dos poucos jogos que fiz. Saí por decisão do treinador, mas o presidente [Vieira] disse-me: ‘Vai tranquilo porque voltarás, deixa as tuas coisas no departamento de futebol e que pagarei os próximos meses da tua renda de casa.’ Mas Jesus continuou e não quis ficar comigo".
De recordar que a 27 de Junho de 2009 foi anunciada a sua transferência para os encarnados, por uma verba de cerca de 1,5 milhões de euros por 100% do passe. De águia ao peito, o antigo lateral argentino conquistou um Campeonato Nacional, o único troféu de uma carreira que terminou em 2019.
Antigo treinador das águias ainda quer avaliar o jogador, mas o mais provável é que seja emprestado ainda no decorrer deste mercado
23 Jun 2026 | 17:31 |
José Mourinho estará já a planear uma possível renovação profunda do plantel do Real Madrid tendo em vista a próxima temporada. Segundo informações avançadas esta terça-feira pela imprensa desportiva espanhola, Franco Mastantuono poderá abandonar o emblema da capital espanhola no próximo mercado de verão e o Benfica estaria na lista de interessados.
Apesar de o treinador português querer observar o médio argentino durante a pré-época antes de tomar uma decisão definitiva, o jornal catalão Mundo Deportivo refere que, no clube merengue, já é dado como praticamente certo, há algum tempo, que o jogador sairá nesta janela de transferências.
Perante este cenário, o número de clubes interessados no internacional argentino deverá aumentar nas próximas semanas. O Real Madrid pretende colocá-lo num emblema europeu por empréstimo, privilegiando essa solução em detrimento de uma venda definitiva ou de uma transferência com cláusula de recompra.
Contratado no verão passado por 63,2 milhões de euros, Mastantuono é visto como um activo estratégico de longo prazo, com contrato válido até junho de 2031. Por isso, o clube espanhol não pretende perder o controlo sobre o jogador. Segundo o Mundo Deportivo, vários clubes já terão demonstrado interesse, incluindo o Inter de Milão, o Tottenham, o Rennes, o River Plate, o Benfica e o Sporting.
O Real Madrid, no entanto, estabeleceu dois critérios claros para autorizar a saída: o jogador deve continuar na Europa e integrar uma equipa que dispute a Liga dos Campeões. Neste contexto, Benfica, Tottenham e Rennes ficam de fora por não cumprirem o requisito da competição europeia de topo, enquanto o River Plate não cumpre a condição de pertencer ao futebol europeu.
Com a dificuldade para garantir o acordo com Michael Olise, Special One tem antigo jogador das águias como o seu maior alvo para elevar os merengues
23 Jun 2026 | 17:06 |
O Real Madrid definiu Enzo Fernández, de 25 anos, como o principal alvo para reforçar o meio-campo da equipa agora orientada por José Mourinho. A decisão terá sido tomada nas últimas horas, depois de o clube merengue ter concluído que a contratação de Michael Olise é um cenário praticamente irrealista, levando a uma mudança de prioridades no mercado.
Segundo o diário Marca avança, Florentino Pérez já terá iniciado contactos preliminares com o Chelsea, preparando uma abordagem oficial para os próximos dias. A vontade do próprio jogador surge como um fator determinante neste processo, uma vez que Enzo Fernández já terá feito chegar ao emblema espanhol a intenção de fazer tudo para facilitar a transferência.
O médio argentino, que representou o Benfica na época 2022/23, é há muito um nome bem referenciado por José Mourinho, que o vê como peça ideal para o modelo que pretende implementar em seu regresso ao comando técnico no Santiago Bernabéu.
Apesar de terem sido analisadas outras opções para o meio-campo, como o português Mateus Fernandes, apontado como preferencial pelo Tottenham, segundo a Marca, ou o marroquino Ayyoub Bouaddi, nenhuma reúne, na visão do treinador, o perfil ideal para o projeto.
Do lado do Chelsea, a posição é de resistência. O clube inglês não pretende abrir facilmente mão de mais uma peça importante do plantel, sobretudo depois de já ter assegurado um encaixe significativo com a venda de Cucurella ao Real Madrid por 50 milhões de euros. Ainda assim, a forte vontade de Enzo Fernández em mudar-se para Espanha pode vir a ser um fator decisivo na condução do processo.
Central está na lista de possíveis contratações do Clube encarnado, mas não é a prioridade de Marco Silva para reforçar a sua equipa
23 Jun 2026 | 16:36 |
O Benfica continua atento ao mercado de transferências em busca de soluções para reforçar o eixo defensivo, mas Ibrahima Ba não surge, para já, no topo da lista de prioridades. O defesa-central senegalês, de 21 anos, que representa o Famalicão, tem sido associado aos encarnados nas últimas semanas, depois de o seu nome ter sido apontado tanto ao Benfica como ao Sporting.
Apesar de agradar à estrutura liderada por Rui Costa e de estar devidamente referenciado pelos responsáveis do clube da Luz, o perfil do jogador não corresponde totalmente às necessidades definidas para este mercado. O Benfica procura atualmente um central mais experiente e, preferencialmente, esquerdino, características consideradas importantes para equilibrar o setor defensivo após a saída de Nicolás Otamendi, que terminou contrato e prosseguiu a carreira no River Plate.
Ainda assim, o internacional sub-21 pelo Senegal mantém-se sob observação. O potencial demonstrado ao serviço do Famalicão continua a despertar interesse e o seu nome poderá ganhar maior relevância caso se verifique a saída de António Silva ou Tomás Araújo durante a janela de transferências.
Enquanto avalia várias opções para a posição, a SAD encarnada sabe também que uma eventual negociação por Ibrahima Ba não seria simples. O defesa renovou recentemente contrato com o Famalicão até 2030, o que reforça a posição negocial do clube minhoto.
Além disso, os responsáveis famalicenses apontam para uma transferência na ordem dos 20 milhões de euros, valor que reflete a crescente valorização do jogador no mercado. Por agora, o Benfica mantém o processo em fase de observação, sem qualquer avanço concreto, continuando a analisar diferentes alternativas para reforçar o centro da defesa antes do arranque oficial da nova temporada.